Notícias

"Hora Um da Notícia" estreia hoje; Globo estreia novo jornal após 31 anos


horaumdanoticia-globo-cenario (9).jpg
Monalisa Perrone é a âncora do "Hora Um da Notícia" - Reprodução/Globo
A Globo estreia dentro de poucos minutos, mais precisamente às 5h, um novo telejornal matinal: o “Hora Um da Notícia”.
 
O noticiário será comandado por Monalisa Perrone, que completou em março 15 anos na Globo e que assume pela primeira vez o cargo de titular em um jornal, ainda que tenha passado por vários outros em diferentes momentos, como o “Bom Dia São Paulo”, “Bom Dia Brasil” e “SPTV”.
 
 
 
O “Hora Um da Notícia” rompe um ciclo de mais de três décadas sem lançamento de um telejornal na Globo. A última estreia ocorreu em 1983, há 31 anos. Neste dia, foram ao ar as primeiras edições do “Bom Dia Brasil” e do “SPTV”. 
 
Desde lá, a emissora carioca fez diversas modificações nos formatos de seus noticiários. Cenários, horários, apresentadores e linhas editoriais passaram por mudanças em diversas ocasiões, mas ao longo destes 31 anos não havia surgido a demanda de um novo produto como surgiu agora. As maiores movimentações neste sentido ocorreram em projetos como o "Globo Notícias", que era limitado a no máximo 5 minutos.
 
Para efeitos de comparação, as concorrentes da Globo promovem lançamentos com frequência muito maior - ainda que as extinções ocorram na mesma medida. Os últimos jornais criados pela Band e SBT foram neste ano - o “Café com Jornal” e o “Notícias da Manhã”. 
 
Formato: 
 
O “Hora Um da Notícia” consiste em um formato que é tendência no jornalismo da Globo. Haverá uma aposta ainda maior na informalidade e na interação com o telespectador que acorda e se prepara para os primeiros compromissos do dia.
 
Monalisa Perrone na gravação de piloto com jornalista Márcio Gomes, diretamente de Tóquio
 
Monalisa terá a companhia de Maria Júlia Coutinho, que falará sobre o tempo nas principais cidades do país. Também haverá participação dos correspondentes internacionais da Globo diretamente de cidades como Londres, Tóquio, Nova York, Lisboa, Jerusalém e Roma. Por fim, comentaristas serão convocados para aprofundarem determinados assuntos.
 

Maria Júlia Coutinho falará sobre a previsão do tempo diretamente do estúdio do "Hora Um da Notícia"
 
Um dos diferenciais do formato será o Giro de Notícias, que resumirá em poucos minutos as informações mais importantes do dia. O primeiro deles ocorrerá às 5h, o segundo às 5h15, o terceiro às 5h45 e o quarto às 6h, quando o horário será entregue para o “Bom Dia” de cada praça.
 
Horários:
 
Como será o primeiro jornal matinal da programação da TV brasileira levando em conta o horário de exibição, o “Hora Um da Notícia” mexeu com os hábitos de sua equipe e dos próprios bastidores do jornalismo da Globo.
 
Os profissionais envolvidos na atração iniciam a movimentação por volta de 1h da madrugada. Este, inclusive, é o horário em que Monalisa Perrone disse acordar desde que começou a se envolver com os pilotos do projeto.
 
Audiência:
 
Com a estreia do “Hora Um da Notícia”, a Globo espera recuperar a liderança isolada no início das manhãs. Há vários anos, a emissora vem sendo ameaçada pelo SBT e Record, que iniciavam seus noticiários mais cedo e capturavam a atenção do telespectador que madrugava. 
 
O SBT, inclusive, se tornou ainda mais prejudicial à Globo do que a Record por exibir seus jornais das 4h às 9h, ainda que a faixa ao vivo seja restrita entre 6h e 9h e as horas iniciais dedicadas às reprises ou materiais gravados com antecedência.
 
Grade:
 
O lançamento do “Hora Um da Notícia” coincidirá com mudanças na grade de programação da Globo. As edições locais do “Bom Dia”, por exemplo, irão ganhar mais 30 minutos e serão exibidas de 6h às 7h30.
 

Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro comandam o "Bom Dia Brasil"; jornal ganha tempo na grade da Globo
 
O “Bom Dia Brasil” também foi espichado. Seu horário de início foi mantido para as 7h30, porém o término foi postergado para as 9h.
 
O “Mais Você” irá ao ar de 9h às 10h20, seguido pelo “Bem Estar”, que será exibido de 10h20 às 11h. A programação matinal se encerrará com o “Encontro com Fátima Bernardes”, que perdeu 15 minutos e irá ao ar de 11h às 12h.
 
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado