Notícias

No Dia do Professor, relembre docentes que fizeram sucesso na televisão


professorashelenas.jpg
Fotos: Divulgação

Nesta quarta-feira (15), é comemorado o Dia do Professor. Este profissional, que é tão importante para nossas vidas, é digno de todas as homenagens.

E o NaTelinha não poderia deixar de lembrar esta data. Para isso, elegemos sete dos maiores professores do mundo da televisão, tendo representantes de todas as áreas: novelas, seriados, programas infantis e até desenhos para o público adulto.

Confira:

1- Professoras Helena, de "Carrossel" (SBT - 1991 e 2012)

Uma das professoras mais doces da história da televisão, em duas versões. Nos anos 90, a novela mexicana teve como protagonista Gabriela Rivera, enquanto em 2012 o SBT fez um remake tendo a professorinha vivida por Rosanne Mulholland.

Cada uma marcou uma geração de sua forma: pela doçura, pela forma de tratar os alunos e pelo amor que davam aos seus pequenos, sendo bem mais do que uma professora. Todo mundo gostaria de ter uma Helena como maestra.

2- Professor Girafales, de "Chaves" (Televisa, exibida no Brasil pelo SBT)

Sem dúvida nenhuma, o Professor Girafales é um dos que mais marcaram a história da televisão mundial. Professor dedicado, que se esforça para que seus alunos aprendam um pouco que seja, ele raramente consegue, porque é sempre interrompido pelas sua trupe bastante aloprada. Quando não está na sala, tenta agradar a Dona Florinda com flores, ganhando sempre uma xícara de café, que nunca incomoda a mãe do Kiko.

3- Professor Raimundo, de "Escolinha do Professor Raimundo" (Globo - 1990/1995)

Não poderíamos deixar de citar o mestre na matéria de humor no Brasil. Criado e interpretado pelo saudoso Chico Anysio, o Professor Raimundo sempre tinha uma boa intenção por trás de sua pergunta, querendo apenas que os seus amados alunos a respondessem corretamente, mas não adiantava muito. Os seus alunos só sabiam tudo na matéria de fazer as pessoas rirem. Dentre os caras para quem Raimundo lecionou, estavam Tom Cavalcante, Rogério Cardoso, Orlando Drummond e Costinha. Convenhamos: só deu aula para feras.

4- Professorinha Lu, de "Renascer" (Globo - 1993)

Inicialmente cotada para ser um personagem sem muita importância na trama que marcou a volta de Benedito Ruy Barbosa à Globo, depois do grande sucesso de "Pantanal" na Manchete, a Professorinha Lu, interpretada por Leila Lopes, foi conquistando o Brasil aos poucos, com sua doçura.

Além disso, ela virou uma referência na luta por melhores condições aos professores de todo o país, em um discurso que virou capa de jornais um dia depois. Leila Lopes ficou conhecida no país inteiro, foi provocada pelo "Casseta e Planeta", mas nunca mais conseguiu tamanha repercussão. Infelizmente, ela se suicidou, mas a professorinha continua na memória do Brasil.

5- Mr. Garryson, de "South Park" (MTV e Comedy Central)

Para representar os desenhos animados, escolhemos um professor, no mínimo, nada convencional. O Mr. Garryson é um cara legal. Tem um bonequinho chamado Mr. Head, que o auxilia nas aulas com a boca mais porca do mundo. Mas ele mesmo não tem lá muita paciência, já que volta e meia chama os alunos de retardados e xinga em sala. Além disso, na oitava temporada do programa, ele decide fazer uma cirurgia de mudança de sexo e vira uma transexual, a Senhora Garryson. No mínimo, bem polêmica.

6- Professor Tibúrcio, de "Rá-Tim-Bum" (TV Cultura - 1990)

Quem não se lembra do clássico: "Olá, classe?", que o personagem interpretado por Marcelo Tas desejava todos os dias quando chegava em cena? E quem nunca respondeu junto dizendo: "Olá, Professor Tibúrcio!"? Marcelo é reconhecido até hoje pelo personagem, que marcou uma geração. No quadro, ele ensinava coisas básicas, como português e matemática, em uma atração que tinha um jeito bem psicodélico. Tibúrcio, é, sem dúvida, um dos mais populares professores da história da TV.

7- Professor Pasquale, de "Nossa Língua Portuguesa" (TV Cultura - 1994)

Logicamente, não poderíamos deixar de citar o Professor Pasquale Cipro Neto. Pioneiro na apresentação de programas de TV sobre a língua portuguesa, Pasquale comandou o "Nossa Língua Portuguesa" na TV Cultura, que se utilizou de textos jornalísticos, poemas e até de novelas para explicar ao povo as regras de português.  

Ficou famoso também ao estrelar comerciais da rede de fast food McDonalds, onde fazia correções ou explicações do modo correto de utilização da língua portuguesa, em uma das propagandas mais populares da rede no Brasil. Professor Pasquale, sem dúvida, marcou época.

Você tem algum outro professor da nossa telinha que marcou época? Conte pra gente nos comentários!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado