Notícias

Amanda Klein, da RedeTV!, diz: "será a eleição mais disputada desde 2002"


amandaklein-redetvnews.jpg
Fotos: Divulgação/RedeTV!

Jornalista por essência, já que escolheu a profissão ainda no colégio, Amanda Klein é um dos bons nomes que surgiram no jornalismo recentemente. E mesmo nova, já tem grande destaque na televisão.

É âncora do "RedeTV! News", principal telejornal da emissora de Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho, além do "É Notícia",  programa de entrevistas nos domingos à noite.

Amanda já passou por Band News e SBT, mas foi na RedeTV!, a partir de 2011, que ganhou amplo destaque. Comunicativa, ela se definiu bem, nesta entrevista exclusiva e reveladora para o NaTelinha: "Sou jornalista por convicção".

A paixão pela notícia corre em suas veias, e transborda quando ela está no ar. Elogiada pelo público, a moça irá também comandar os debates para governador promovidos pela RedeTV!. "Vai ser a eleição mais disputada desde 2002", aposta.

Confira a entrevista na íntegra:

NaTelinha - Quando e por quê você decidiu ser jornalista?

Amanda Klein -
Decidi ser jornalista ainda no colégio. Meu pai é economista e minha mãe, socióloga. Discutir política, economia e ler jornal sempre fizeram parte do meu dia a dia. Optei pela televisão porque sempre tive facilidade para me expressar. E como gosto muito de escrever, foi uma maneira de unir as duas coisas.
 

NaTelinha - Você ganhou grande destaque desde que chegou na RedeTV!, em 2011. Você esperava crescer no canal tão rapidamente?

Amanda Klein -
Tive ótimas oportunidades na RedeTV! e sou muito grata por elas. Entrei como repórter em 2011 e logo comecei a fazer reportagens especiais. No meu segundo mês de casa, fui a Londres cobrir o casamento do príncipe William e de Kate Middleton. Fiz matérias especiais, cobri viagem da presidente Dilma e a vinda do presidente Obama ao Brasil.

No final do ano, fui convidada pelo Kennedy Alencar para apresentar com ele o "Tema Quente", um programa de debates com dois convidados. Eu fazia às sextas-feiras e ele, o resto da semana. No começo de 2012, fui para a bancada do "RedeTV News" e, alguns meses depois, tornei-me editora executiva do jornal.  Desde o final do ano passado, apresento também o "É Notícia", um programa de entrevistas com políticos e outras personalidades.
 

NaTelinha - Você ancora o principal telejornal do canal, além de ter feito o "Tema Quente". Qual é a principal diferença na sua preparação para apresentar o hard news e o programa de debates?

Amanda Klein -
Como apresentava o "Tema Quente" uma vez por semana, dava pra produzir o programa com mais calma, estudar o tema e os entrevistados. Um pouco do que faço hoje no "É Notícia". O jornal diário é aquela adrenalina, tomar a decisão na hora, repercutir a principal notícia do dia. Adoro os dois formatos. Um complementa o outro.  

NaTelinha - Qual é a maior dificuldade do "É Notícia"? E qual é a sua maior preocupação como entrevistadora?

Amanda Klein -
A minha maior preocupação é conhecer bem o convidado, a atividade dele e aprofundar o tema para que o telespectador sempre aprenda e tire as suas dúvidas. Quando faço o roteiro, sempre imagino se estou perguntando tudo o que a pessoa em casa gostaria de saber. E, claro, como jornalista, procuro um lide, a novidade da entrevista, uma manchete.

 
NaTelinha - Você vai mediar os debates da RedeTV!. Como tem se preparado?

Amanda Klein -
Leio absolutamente tudo sobre política. Como acompanho o assunto há muito tempo, é uma continuidade natural. O "É Notícia", em que já entrevistei ministros, candidatos e economistas, é uma boa escola.

Fiz o roteiro do debate junto com nosso núcleo de eleições e gravamos pilotos. E o resultado estará no ar no dia 2 de setembro. Será a data do primeiro debate com os candidatos ao governo do Rio. Depois, faremos São Paulo e Minas Gerais, além de sabatinas com os principais candidatos à Presidência: Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva.
 

NaTelinha - Como você acredita que será a disputa eleitoral pela presidência este ano?

Amanda Klein -
Acho que será a eleição mais disputada desde 2002. A entrada da Marina mudou completamente o cenário e aumentou a incerteza. A campanha, que até então estava morna, agora pega fogo. Para nós, jornalistas, torna a disputa muito mais interessante. Aliás, para o eleitor também.
 

NaTelinha - Antes de chegar à RedeTV!, você estava no SBT. Como você vê o jornalismo da emissora? Como se sentia trabalhando lá?

Amanda Klein -
Gosto muito do SBT e tenho ótimas lembranças de lá. Fazem um jornalismo sério e de qualidade.

NaTelinha - Quais são suas paixões pessoais? O que gosta de fazer quando não está trabalhando?

Amanda Klein -
Amo viajar. Conhecer tantos lugares quanto possível. Estou apaixonada pela Ásia. E no ano que vem quero conhecer o Irã.

 
NaTelinha - Por fim, como você se define como pessoa?

Amanda Klein -
Acho que tudo que escrevi aqui me define bem. Sou jornalista por convicção, 24 horas por dia, dentro e fora do trabalho. É como acompanhar a história sendo feita, ao vivo, em tempo real. Escrever sobre os fatos ou relatá-los. Reconhecer qual é a notícia e a melhor forma de repercuti-la. Gosto de aprender e gosto de desafios. Assim me sinto viva.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado