Notícias

Documento NT visita SBT Brasília e mostra os bastidores da emissora


documentont-sbtbrasilia.jpg
Alessandra de Castro e Alex Gusmão comandam o "Jornal SBT Brasília" - Foto: Gabriel Vaquer/NaTelinha

O Documento NT mais uma vez é destaque aqui no NaTelinha, com mais uma série de visitas em emissoras locais de alguma importante praça fora do grande eixo da televisão, a cidade de São Paulo.

Desta vez, fomos até a capital federal: Brasília. Conhecida por conta de seu planejamento e sua beleza arquitetônica, a cidade também tem televisão de qualidade. Visitamos três das quatro emissoras locais: Record Brasília, TV Brasília/RedeTV!, e SBT Brasília, da qual falamos agora.

Vice-líder de audiência atualmente, não só em suas média-dia mas também com os seus telejornais locais, "SBT Brasília" e "Jornal do SBT Brasília", o canal vive um momento de transformação: a partir deste mês, começou a exibir suas atrações regionais em alta definição, com imagem e produção de alta qualidade.

Em termos de números, enquanto o jornal apresentado por Williane Rodrigues (que esta seção entrevistou em junho) marca 6 pontos de média, na faixa em que é exibido entre 12h25 e 13h, o da noite, apresentado por Alessandra de Castro e Alex Gusmão das 19h20 às 19h45, tem médias de 7 pontos, empatando no horário com o forte "Cidade Alerta", da Record. Além disso, atrações nacionais como "A Praça é Nossa" e "Eliana" são campeões de audiência. Atendendo a alguns pedidos, fomos até a sede do canal, mostrar seus bastidores.

Visita do repórter

Me chama a atenção que em Brasília todas as emissoras de rádio e TV, fora as controladas pelo Diários Associados, como a TV Brasília, ficam no mesmo setor, o Setor de Rádio e TV Norte ou Sul, ambas localizadas no plano piloto da cidade. Chego no SBT por volta das 10h15, e sou recepcionado por Williane e pelo editor-chefe do "SBT Brasília", Jean Preuss.

Jean - que fazia aniversário naquele dia - foi o responsável por me guiar em todos os setores da emissora. Logicamente, vi primeiro a redação, que apesar de não ser muito grande, tornava todos muito próximos, já que não tinha muitas divisões. Jean me guiou também pelo setor de pós-produção, como ilhas de edição e pelo novo switcher, que naquele dia havia recebido novos equipamentos e começaria a transmitir em alta definição.

Existe apenas um estúdio no local, que é usado para todos os programas produzidos pela emissora. Não é grande, mas é aconchegante. E passou a ser moderno. Acompanho a primeiro jornal, o "SBT Brasília", que foca um pouco mais em matérias policiais, e tem um estilo mais despojado, além de ações de merchandinsing, feitos pela própria apresentadora. Existe também um link ao vivo para o jornal. Williane é concentrada e comanda o jornal com segurança.

Ao fim, para minha surpresa, uma festa para Jean é preparada e a redação canta parabéns para ele, o que me faz ver qie o clima no canal é muito bom. Durante a tarde que passo na redação, Alessandra de Castro, âncora do jornal da noite, ressalta este momento: "Eu já trabalhei em outras emissoras, como a Globo, e é verdade o que me falavam: o clima aqui é muito família, todo mundo muito próximo. É gostoso de trabalhar".

Acompanho também, este com um pouco mais de atenção, o "Jornal SBT Brasília". Alessandra e Alex Gusmão gravam a escalada antes do noticiário ir ao ar. "Manchete tem que ser gravada, já diria o mestre", brinca a âncora sobre William Bonner. Na gravação, Alex não aparece, sendo toda feita por Alessandra.

Esse telejornal é mais formal, porém ambos ficam de pé e tem um estilo mais próximo do público por conta disso. Existem matérias de comportamento, entradas ao vivo e até uma previsão do tempo gravada em chroma-key, que confesso, me impressionou pela qualidade.

Ao fim, converso um pouco com os dois e pergunto se gostam de fazer o jornal. "Eu adoro, desde o fechamento, passando pela escalada, até aqui", diz Alex. Depois, tiro algumas fotos com os dois, e noto que ambos tem uma boa afinidade, algo que já tinha destacado comigo mesmo ao vê-los no vídeo. Saio da emissora por volta de 20h, e percebo mais uma vez o clima família. "Volte sempre que quiser à nossa casa!", me diz Alessandra.

Amanhã, você confere uma matéria sobre a TV Brasília, a melhor afiliada da RedeTV! em audiência. Acompanhamos os bastidores do "Clube TV", apresentado por Arthur Luís, que tem chegado à vice-liderança nos números. Até lá!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado