Notícias

Globo lança o "Divertics"; confira os detalhes do novo humorístico


dc2ba1906754ce278f5ad3652b5bdf59.jpg
Fotos: Divulgação/TV Globo

A Rede Globo lançou nesta quinta-feira (21) seu novo humorístico, "Divertics", que estreia no dia 08 de dezembro.

Na coletiva de imprensa, a aposta da emissora se mostrou ousada e que pode ter vida longa, inclusive migrando para outras faixas horárias, embora o diretor Jorge Fernando tenha negado "qualquer pretensão, apenas querer fazer bem".

Chamou a atenção dos jornalistas presentes o tamanho e a definição do telão do programa, as diversas "geringonças" do cenário (o nome inclusive foi cogitado como título do programa, confidenciaram) e uma apresentação que começou com bailarinos, Le Parkour, acrobatas, o grupo Afro Lata e Jorge Fernando descendo do teto pendurado por uma corda, tudo assistido de perto por sua mãe, dona Hilda.

O investimento

O primeiro sinal de que a Globo acredita nessa proposta é o tamanho do investimento. Os 18 episódios da primeira temporada da atração estão sendo gravados num estúdio no Polo Cinema e Video, 200 metros quadrados maior do que o disponível no Projac e dedicado exclusivamente ao programa.

Elenco e criação tem se reunido no espaço nos últimos três meses. A redação tem mais de dez nomes de diversas áreas, principalmente programas de humor, comediantes stand up, criadores de espetáculos de improviso e até mesmo novelistas.

A ideia

Uma ideia de Claudio Torres Gonzaga (criador do "Comédia em Pé" e diversos quadros do "Fanstástico") encontrou a direção de Jorge Fernando para um formato que ainda não se viu na TV.

Um programa com esquetes ao vivo, na frente da plateia, onde as transições também são um show. "Quero surpreender o público. Quando eles acham que algo vai vir daqui, vem dali. Esse é o show. Nao existe mais essa opção na TV", defende Jorge Fernando, que possui 35 novelas no currículo. Já Claudio Torres queria que todos os tipos de esquetes fossem possíveis, dentro de um cenário que lembra o galpão de uma fábrica, a todo tempo produzindo novas ideias.

O elenco


O elenco do "Divertics" é vasto, abordando várias gerações e estilos, desde o sutil Luiz Fernando Guimarães até o "caricato" Leandro Hassum - termo usado pelo colega David Lucas, o mais jovem da turma.

Mariana Armellini e Rafael Infante vem da internet e do improviso, Nando Cunha, de programas humorísticos populares (ele mesmo lembrou da "Escolinha do Barulho", na Record) e Ellen Roche e Roberta Rodrigues foram trazidas de papéis cômicos de destaque em novelas. Para completar, há participações do próprio Jorge e de sua mãe, dona Hilda - "trabalhando com 90 anos", lembrou o diretor.

Liberdade

Os pontos fortes do programa são os esquetes e uma certa liberdade. No que parece uma aproximação com um pedido do público, brincou-se com tudo (mas com cuidado, nas palavras de Cláudio Torres).

Há participações especiais tirando sarro de si mesmas, o que só parece fortalecer o conceito: Silvio de Abreu, Regina Casé, Rogéria, Edson Cellulari e até mesmo Renato Aragão, numa cena de delegacia onde levanta a acusação de estarem "roubando seus bordões". A cena parece emblemática: é engraçada, cutuca o politicamente correto e as eternas mágoas com cópias, e ao mesmo tempo é popular e refinada, já que abusa da metalinguagem.

Os quadros

Além dos esquetes, há "20% de transições que são um show", na definição de Jorge Fernando, de Le Parkour a acrobatas.

Há cenas que são comentadas no ar pelo próprio Jorge, como um diretor que tem liberdade para interferir durante a cena. Há quadros dentro dos containers da fábrica, que tem uma linguagem mais aproximada da novela. Há quadros num palco central e tambem há espaços para jogos de improvisação, com a participação e sugestões da plateia, e comandados pelo diretor/apresentador.

Há alguma inspiração com a internet? "Só queremos todos os públicos com a gente. Inclusive quem busca o humor da internet", explicou um Cláudio Torres bastante consciente do mercado.

O "Divertcs" estreia no dia 08 de dezembro, a partir das 15h.
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado