Notícias

Retrospectiva NT 2010: Parte II


Agosto

O mês de agosto foi agitado nos bastidores da TV Cultura e da MTV. As duas emissoras anunciaram mudanças em seus organogramas. A primeira, após a posse de João Sayad na presidência, anunciou um profundo processo de reestruturação, com cortes de orçamento, demissão de profissionais, que poderá chegar a 1.400, e retirada de alguns programas do ar.

Já a MTV anunciou a troca de seu comando. Saiu André Mantovani e entrou Helena Bagnoli. Poucos meses depois, a emissora passaria por outras mudanças, como o retorno de Zico Góes à direção de programação do canal musical. A nova linha da emissora, que pretende se aproximar das revistas da Editora Abril, sua proprietária, acabou culminando no desligamento de Lobão, Marco Bianchi e Paulo Bonfá.

 


Divulgação



Em agosto, ainda ocorreu a despedida de Palmirinha Onofre da TV. A culinarista, que virou hit no “Top Five”, do “CQC”, se desligou da TV Gazeta. Mesmo com várias propostas para retornar ao ar, a veterana optou por tirar férias da telinha. Para seu lugar, foi contratada Viviane Romanelli.

O mês ainda contou com o primeiro debate entre os presidenciáveis, exibido pela Band, e as estreias do game show “O Último Passageiro”, na RedeTV!, e de Marília Gabriela à frente do “Roda Viva”. Já a TV Globo anunciava a aquisição do filme “Tropa de Elite 2”, que se tornaria, poucos meses depois, a maior bilheteria da história do país.

Setembro

Em setembro, o horário político invadiu a TV. Porém, o início do mês foi de comemoração para a Record. Pela primeira vez na história, a Record Rio chegava à liderança de audiência na média diária. Impulsionada pelo bom desempenho do “Tudo é Possível”, do “Programa do Gugu” e do “Domingo Espetacular”, a emissora bateu a Globo no dia 5 de setembro. A programação dominical ainda daria outra alegria para o canal de Edir Macedo. A Record Belém conseguiu, por diversas ocasiões, superar a TV Globo no Pará.

A terceira edição do reality “Ídolos” chegava ao fim no dia 23 de setembro com a vitória de Israel Lucero, de apenas 17 anos, que assinou contrato com a gravadora Universal. A final rendeu a liderança à Record tanto no Rio como em São Paulo. A edição 2010 ainda marcou a despedida de Luiz Calainho e Paula Lima da equipe de jurados.

Ainda em setembro, a TV Globo foi acusada pelo Ministério Público de praticar cartel, devido à cláusula de preferência de renovação do Campeonato Brasileiro. Para escapar de uma multa milionária, a Globo e o Clube dos 13 entraram em acordo com a justiça e excluíram a cláusula, dando início a uma nova disputa entre Globo e Record pelos direitos do torneio, que ainda segue indefinida.

 


Divulgação



No mesmo mês, Marcelo Rezende anunciava sua contratação pela Record. O jornalista voltava à antiga casa para produzir matérias investigativas para o “Domingo Espetacular”. Já o ator Cecil Thiré resolveu não renovar contrato e saiu da emissora. Setembro ainda marcou a estreia da novela “Araguaia” e a comemoração dos 25 anos do clássico “Sem Censura”, de Leda Nagle.

Outubro

No primeiro dia do mês, a Band dava o troco na Record e contratava o jornalista Luciano Faccioli. Na nova casa, ele passou a comandar o “Primeiro Jornal”. Apesar da contratação, o telejornal continuou com dificuldades de romper a casa dos dois pontos na capital paulista.

O grande assunto do mês, como não poderia deixar de ser, foram as eleições presidenciais, definidas em dois turnos. Durante o período eleitoral, que culminou com a eleição da primeira presidenta do país, Dilma Rousseff, as principais emissoras de TV, com exceção do SBT, realizaram debates. Uma enxurrada de entrevistas, números, flashes e discursos invadiram a programação televisiva nesse período, sobretudo no dia 31 de outubro, quando foi anunciado o novo presidente.

 


Divulgação/Globo



Turbulência nos bastidores de “Insensato Coração”. Ana Paula Arósio foi cortada da novela pela Globo em outubro. O motivo: a atriz não compareceu às gravações da trama em Florianópolis, irritando a equipe da novela. Para não atrasar os trabalhos, a Globo escolheu rápido sua substituta: Paola Oliveira. No mês seguinte, outro problema. Fábio Assunção pediu para sair da novela de Gilberto Braga por problemas pessoais. Para seu lugar, foi escalado Gabriel Braga Nunes, ex-Record.

Outubro ainda contou com a final de um dos maiores fracassos da Band no ano: o “Busão do Brasil”. Com alto investimento e a esperança de elevar ainda mais os índices da emissora no horário nobre, o reality, que teve como vencedor Mário Remo, não agradou e rendeu baixa audiência. Ainda no segmento reality show, chegava ao fim na Globo o “Hipertensão”, programa que marcou o ingresso de Glenda Kozlowski no entretenimento. A atração foi vencida por Fábio Toshi.

Enquanto a Globo reprisava sem sucesso “Sete Pecados”, o canal Viva viu sua audiência crescer com a estreia da reprise de “Vale Tudo”, que, em pouco tempo, se tornou o programa mais visto do horário na TV paga. No jornalismo, o destaque foi o resgate dos mineiros no Chile, que comoveu telespectadores de todo mundo, inclusive os brasileiros.

Novembro

O mês de novembro começou com a realização da campanha Teleton, que reuniu artistas de diversas emissoras, com o objetivo de arrecadar fundos para a AACD. Mais uma vez, o NaTelinha marcou presença e mostrou os bastidores da maratona beneficente. Um dos momentos mais marcantes foi a participação de Silvio Santos, ao lado de Hebe Camargo, que anunciou que a meta havia sido superada, com a arrecadação de mais de R$ 23 milhões.

 



Silvio Santos voltaria a ser notícia nos principais telejornais da TV brasileira no dia 9 de novembro. Após um rombo no Banco PanAmericano, do Grupo Silvio Santos, a empresa recebeu um aporte financeiro de R$ 2,5 bilhões. Como troca, o apresentador deu todas as suas empresas, entre elas o SBT, como garantia de pagamento. Desde então, surgiram vários boatos sobre a venda do SBT, todos desmentidos pela assessoria do canal.

No dia 25 de novembro, o noticiário policial invadiu a TV. Após uma série de atentados, a polícia carioca anunciava a entrada na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, e, posteriormente, no Complexo do Alemão. Foram mais de cinco dias dedicados ao assunto. Globo, Record e Band interromperam suas programações diversas vezes para acompanhar a invasão. Destaque para a Globo, que, em atitude inédita, interrompeu sua grade matutina e vespertina na cidade do Rio de Janeiro para cobrir o confronto. A transmissão elevou os índices das emissoras, sobretudo na capital fluminense.

Em meio às operações policiais no Rio, os jornalismos do SBT e da Record sofreram mudanças na cidade maravilhosa. Luiz Bacci deixou o SBT e migrou para a Record. Enquanto isso, o SBT acertou com Rogério Forcolen para substituí-lo.

Dezembro

O mês de dezembro foi intenso para a apresentadora Hebe Camargo. A loira surpreendeu a todos ao anunciar sua saída do SBT após 25 anos. A "rainha da TV brasileira" está de mudança para a RedeTV!, que ainda não confirmou sua contratação. Curada do câncer, Hebe ainda foi homenageada pela TV Globo no “Domingão do Faustão”. Ela tornou-se a primeira artista de outro canal a levar o prêmio Mário Lago. Além de Hebe, outras personalidades ganharam homenagem na TV neste final de ano, como Silvio Santos, Renato Aragão e a dupla Chitãozinho e Xororó.

 


Divulgação/SBT



No dia 21 de dezembro chegava ao fim a terceira edição de “A Fazenda”. A temporada, que teve como vencedor o modelo Daniel Bueno, apostou em participantes polêmicos, como Sérgio Mallandro, Nany People, Monique Evans e Viola. A estratégia deu certo e o programa fechou com 15 pontos de média geral. Porém, com a eliminação dos peões mais famosos, o programa registrou ligeira queda em sua reta final.

Um dos clássicos do humor nos anos 90, o humorístico “Casseta & Planeta: Urgente!” disse adeus à TV também no dia 21. A Globo, juntamente com a equipe do programa, resolveu dar fim à atração, que estava no ar desde 1992, após sucessivas quedas de audiência. Porém, a turma de comediantes não deverá ficar muito tempo fora do ar, já que a emissora planeja um novo programa para eles no segundo semestre de 2011.

O mês ainda reservou algumas novidades. Após um ano na geladeira, o apresentador Geraldo Luís voltou ao ar na Record. Na Band, Adriane Galisteu renovou seu contrato. Enquanto isso, o SBT perdeu mais duas afiliadas. A TVB anunciou que sua emissora de Campinas integrará a Record, enquanto a de Santos migrará para a Band.

Saudade

 


Arnaud Rodrigues nos deixou no dia 16 de fevereiro
Reprodução



2010 foi um ano de despedida para vários artistas e profissionais de TV que nos deixaram, como Lupe Gigliotti, Maestro Zezinho, Dary Reis, Sônia Dutra, Valéria Sffeir, Mário Tupinambá, Antonino Seabra, Fábio Pillar, Gibe, Viana Júnior, Jacaré, Rafael Mascarenhas, Paulo Machado de Carvalho Filho, Ary Fernandes, Buza Ferraz, Glauco, Armando Nogueira, ET, Murilo Antunes Alves, Arnaud Rodrigues, José Maria Monteiro, Toninho Negreiro, dentre outros.

E você, está pronto para viver novas histórias?

O ano de 2011 está começando.

E com ele chega sua chance de superar novos desafios, de buscar a felicidade escondida, de realizar sonhos impossíveis e acreditar que os melhores sentimentos estarão presentes em todos os dias deste novo ano.

Em 2011, continue ligado no NaTelinha e fique por dentro desta nova história que começa agora.

Feliz 2011!

NaTelinha. Aqui você fica por dentro da TV!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado