Notícias

Retrospectiva NT 2009: Confira tudo que aconteceu na TV neste ano


2009 está chegando ao fim. Neste ano muita coisa aconteceu no mundo e não foi diferente na TV. Você ficou sabendo aqui no NaTelinha de muitas estreias nas emissoras, várias contratações, principalmente entre Record e SBT, e também muitas bombas.


Para relembrar tantos fatos, o NaTelinha preparou uma retrospectiva com tudo o que de mais importante aconteceu na nossa TV. Confira:


JANEIRO


A disputa pela preferência do telespectador no ano de 2009 começou cedo. Desta vez, além da Globo, que tradicionalmente exibe suas minisséries nos primeiros dias do ano, a Record também apostou na dramaturgia para ganhar alguns pontos no Ibope. No dia cinco, junto com "Maysa - Quando Fala o Coração", foi ao ar o primeiro episódio de "A Lei e o Crime".
 

 


Divulgação/Record

 
 

https://natelinha.uol.com.br/quente.gif  Maysa e A Lei e O Crime estreiam com altos índices
https://natelinha.uol.com.br/imagens/foto.gif  Veja fotos da minissérie Maysa - Quando fala o coração


Sob direção de Alexandre Avancini, "A Lei e o Crime" conquistou 18 pontos em sua estreia. A marca foi tão satisfatória aos diretores da Record que a primeira temporada foi espichada e ganhou cinco episódios. Entretanto os índices caíram no decorrer dos primeiros meses do ano. Em junho, quando foi ao ar o último episódio, foram registrados apenas 8 pontos.
 

Já “Maysa – Quando Fala o Coração” foi escrita por Manoel Carlos e dirigida por Jayme Monjardim, filho de Maysa. A trama revelou toda a história da cantora, que morreu em um trágico acidente de carro. Maysa foi representada pela atriz Larissa Maciel, considerada uma das maiores revelações do ano.


Ainda em janeiro de 2009, com o fim de "Pantanal", “Revelação” ia ao ar sem receber migração da trama pantaneira. Escrita por Íris Abravanel, a novela foi a primeira totalmente brasileira após anos de parceria com a Televisa, hoje ao lado da Record. “Revelação” foi gravada em alta definição e teve algumas cenas rodadas em Portugal e na Espanha, o que também não atraiu o interesse do telespectador.
 

FEVEREIRO



O mês de fevereiro foi considerado conturbado nos bastidores do SBT. Regina Volpato, apresentadora do “Casos de Família” desde sua estreia, em 2004, disse em seu blog que se afastaria do programa por motivos particulares. A decisão gerou grande repercussão na emissora, que optou por continuar com o formato.
 

 


Regina Volpato deixou o "Casos de Família" depois de mais de 4 anos no comando
Divulgação/SBT

 
 

https://natelinha.uol.com.br/quente.gif  Regina Volpato se despede do Casos de Família
https://natelinha.uol.com.br/imagens/foto.gif  Veja fotos de Regina Volpato no Casos de Família

 
 

Ainda em fevereiro a emissora de Silvio Santos começou a fazer diversos testes a fim de encontrar uma substituta para Volpato. Christina Rocha foi a escolhida entre inúmeras candidatas, como Márcia Dutra, Olga Bongiovanni e Claudete Troiano.


MARÇO


A novela "Senhora do Destino", de Aguinaldo Silva, voltou ao ar na Globo no "Vale a Pena Ver de Novo" e atingiu excelentes índices de audiência ao longo de toda sua exibição. A trama chegou ao fim no dia 21 de agosto e atingiu uma média de 29 pontos. Sua substitua foi "Alma Gêmea", que continuou garantindo bons índices para a emissora.
 

 


"Promessas de Amor" tinha como protagonista o ator Luciano Szafir
Divulgação/Record

 
 

https://natelinha.uol.com.br/quente.gif  Tiago Santiago reclama de falta de investimento em “Promessas de Amor”



Ainda em março, a Record estreava a 3ª temporada de "Os Mutantes", desta vez intitulada de "Promessas de Amor". A ideia do autor Tiago Santiago era deixar os mutantes mais de lado e apostar no estilo folhetim. A última fase da novela não atingiu a audiência esperada. Depois dela, o autor se mudou para o SBT.


No dia 28 deste mês, a emissora tirava do ar o programa "Olha Você", que tinha estreado em agosto de 2008. A revista eletrônica foi cancelada por Silvio Santos devido aos seus baixos índices de audiência.
 

Durante meses o SBT testou inúmeros formatos e reformulações, com intuito de aliar o bom faturamento da atração com uma audiência que fosse ao menos razoável. Sem sucesso, a última cartada foi dada no início da semana, quando foi feita uma drástica mudança que incluiu a saída de Claudete Troiano e Alexandre Bacci e a entrada de Izabella Camargo e Eloy Nunes à atração.


ABRIL


O mês de abril foi marcado pela estreia de “Caras & Bocas”, maior símbolo da recuperação da Globo na faixa das 19h. A novela de Walcyr Carrasco estreou no dia 13 de abril e terminará no dia 9 de janeiro, sendo dessa forma a mais longa da história do horário da Globo.
 

 


O macaco Xico é um dos destaques de "Caras & Bocas"
Divulgação/Globo

 
 

https://natelinha.uol.com.br/quente.gif  "Caras & Bocas" registra recorde de audiência e empata com "Viver a Vida"
https://natelinha.uol.com.br/quente.gif  "Elas passam uma energia incrível", diz Wagner Santisteban, o Anselmo de Caras & Bocas



“Caras & Bocas” repetiu a dobradinha entre Walcyr e o diretor Jorge Fernando. Eles haviam trabalhado juntos em “Alma Gêmea”, “Chocolate com Pimenta” e “Sete Pecados”. A história do folhetim é sustentada pela paixão de dois adolescentes, de classes sociais diferentes, que se separam e quinze anos depois se reencontram. A trama é ambientada em São Paulo e o glamuroso mundo da arte serve de palco para o desenrolar do texto.



Ainda neste mês, surgiu para o mundo a cantora Susan Boyle no programa "Britain’s Got Talent". Na audição, Susan cantou a música "I Dreamed a Dream" e deixou todos os jurados impressionados com seu talento. Pouco tempo depois, seu vídeo circulou o mundo através da internet e reportagens na TV.


MAIO
 

No dia 31 de maio de 2009 a Record estreou a primeira temporada de “A Fazenda”. O reality, que teve grande sucesso na Europa, foi adaptado pela emissora de Edir Macedo e apresentado por Britto Jr. A direção ficou por conta de Rodrigo Carelli, que também dirigiu a “Casa dos Artistas” no SBT.

 

 


Dado Dolabella foi o grande vencedor da primeira edição de "A Fazenda"
Divulgação/Record

 


“A Fazenda” elevou os índices de audiência da Record, até então fragilizados na maior parte do dia. Entre os confinados estavam diversos contratados da casa, como o ator – e vencedor – Dado Dolabella, a atriz Babi Xavier e o humorista Carlinhos.


JUNHO



O mês de junho foi considerado como um dos mais badalados nos bastidores da televisão brasileira nos últimos anos. Gugu Liberato, até então considerado sucessor de Silvio Santos após mais de vinte anos no SBT, se transfere para a Record. O apresentador foi seduzido por um milionário contrato de oito anos – cujo salário é de R$ 3 milhões – e por um plano de carreira, benefícios que não tinha na casa antiga.
 

 


O carro-chefe do "Programa do Gugu" é o quadro "Sonhar mais um Sonho"
Divulgação/Record

 


Entretanto o contrato de Gugu com a Record tinha uma restrição: o animador deixou claro que desejaria completar seu compromisso com o SBT até o último dia, no caso, 31 de dezembro. A solicitação foi acatada pela emissora de Edir Macedo, que inclusive se prontificou para pagar a multa, orçada em R$ 10 milhões. Durante algumas semanas Gugu continuou a frente do “Domingo Legal”, porém se desligou oficialmente do canal após uma conversa com Silvio Santos. O dono do Baú liberou o funcionário da multa e lhe desejou sorte na nova jornada, deixando também as portas abertas em uma eventual insatisfação com a nova rede.


A contratação de Gugu desencadeou uma série de baixas na Record arquitetadas por Silvio Santos. Eliana e Roberto Justus foram os primeiros a migrar para a rede da Anhanguera. Eliana estava insatisfeita na Record com a queda de seu salário e Justus pretendia novos desafios após apresentar seis temporadas de “Aprendiz”.

 

 


Roberto Justus foi para o SBT em busca de novos desafios
Foto: João Gabriel Batista/NaTelinha

 


Nas semanas que se passaram, Tiago Santiago, Roberto Cabrini, Richard Rasmussen, Márcio Esquilo, Leonor Correa e Paulo Franco também trocaram de emissora.

 
Outros nomes, como os de Celso Freitas, Alexandre Avancini e Marcílio Moraes, também teriam sido sondados mas optaram por aceitar a contraoferta feita pela Record. Além desses, Cristianne Fridman, Margareth Boury e o diretor Ivan Zettel, também tiveram seus contratos renovados por cifras mais vantajosas mesmo sem terem sido sondados pelo canal de Silvio Santos.

 

Continua >>

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado