Notícias

Fernando Henrique Cardoso é o convidado do Roda Viva de hoje


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participa do programa Roda Viva, hoje (23/03), para falar sobre os 15 anos do Plano Real, lançado em julho de 1994, quando ele ainda era Ministro da Fazenda no governo do então presidente da República Itamar Franco. Com apresentação de Heródoto Barbeiro, a entrevista será transmitida ao vivo no IPTVCultura - www.iptvcultura.com.br/rodaviva -, canal exclusivo da Cultura para exibição na web, a partir das 18h30.


Os erros, acertos e bastidores do plano que conseguiu reverter o processo inflacionário no país serão os pontos de partida da entrevista com Fernando Henrique, que também deve dar sua opinião sobre a situação atual e futuro do Brasil frente à crise mundial.


O Plano Real foi um programa de estabilização econômica conduzida sob o governo do presidente Itamar Franco e desenvolvido pela equipe econômica do Ministério da Fazenda, durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso, posteriormente eleito presidente.


Seu principal objetivo era controlar a hiperinflação, um problema brasileiro crônico. Combinaram-se condições políticas, históricas e econômicas para permitir que o governo brasileiro lançasse, ainda no final de 1993, as bases de um programa de longo prazo. Organizado em etapas, o plano resultaria no fim de quase três décadas de inflação elevada e na substituição da antiga moeda pelo Real, a partir de primeiro de julho de 1994.


A bancada de entrevistadores será formada por Cida Damasco (editora executiva do jornal O Estado de S. Paulo); Pedro Cafardo (editor executivo do jornal O Valor Econômico); Stephen Kanitz (economista e criador do blog O Brasil Que Dá Certo); Eliane Cantanhêde (colunista do jornal Folha de S. Paulo); e Eduardo Suplicy (senador - PT/SP).


Na TV Cultura, Roda Viva vai ao ar hoje, às 22h10, sem qualquer corte ou edição.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado