Notícias

Papo de Bola: Um artigo, 12 ponderações


* São sabidos os jogos com TV aberta da rodada decisiva do Campeonato Brasileiro, pelo que passou na comunidade da Band, a Paula "Repórter Bandeirantes" Gomes . Como os jogos dela são os mesmos da Globo, podemos colocar o televisionamento desta forma em ambas: Goiás x São Paulo para SP (jogo nacional da Band), Grêmio x Atlético Mineiro no RS (incluindo Porto Alegre) e - surpresa! - Vasco x Vitória pro RJ (inclusive Capital).


* Que exibissem os jogos dos tricolores candidatos ao título, nada de surpresa. Me surpreendeu, isso sim, a Globo escolher como jogo carioca o do Vasco, muito por ser no próprio Rio, enquanto Atlético Paranaense x Flamengo é fora do Rio (em Curitiba, mais especificamente) e também tem valor pros dois, respectivamente anti-Série B e vaga na Libertadores. Além disso, o Fla é o time dos Marinho. Mas a situação dramática do Vasco, à beira do rebaixamento, deve ter falado mais alto na escolha.


* No último sábado, somente uma praça teve Série B ao vivo na Globo: o CE, onde a TV Verdes Mares mostrou Fortaleza x Brasiliense, inclusive para a Capital. Transmissão, pelo jeito, anunciada somente em cima da hora, pois nada sobre ela era informado no jornal Diário do Nordeste (do Sistema Verdes Mares), nem na reportagem pré-jogo e nem na grade da VM publicada no caderno "Zoeira".


* Domingo, o jogo regionalizado da Rede Globo foi Internacional x Cruzeiro, para MG. Em casos assim, a RBS TV mostra a partida para todo o RS, menos Porto Alegre. Rede com a Globo Minas? Não. Transmissão própria. Assim, Rogério Corrêa e cia. narraram para os mineiros e Paulo Brito e associados difundiram para os gaúchos, que deixaram de assistir os comentários de arbitragem do Márcio Rezende de Freitas (o que deve ter deixado os colorados aliviados).


* A TV Gazeta de São Paulo havia programado uma mega-cobertura relativa ao possível jogo do título são-paulino. Faltou apenas avisar que, se ele não fosse confirmado, a cobertura seria abreviada, o que ocorreu às 20h, quando infomerciais entraram até 21h30, quando começou o "Mesa Redonda". Originalmente, seria tudo direto e reto.


* O "Bola na Rede", da RedeTV!, foi ao ar às 18h45 neste domingo, o que fez "Buffy" subir 45 minutos de horário, assim tirando Fernando Vannucci e cia. da concorrência com o segundo tempo do Brasileirão na Globo e na Band, o que deixava o programa com uma audiência abaixo do inqualificável. Adiantou? Não sei. Aguardemos os números.


* Não tenho nada contra e nem a favor do Santo André. Vejo ele da mesma forma que a todos os times, apartidário clubisticamente falando que me considero. Mas que depois deste fim de semana bateu uma vontade de ter um carinho especial por ele, bateu. Motivo: prestaram um grande serviço ao contratar Müller para ser diretor-executivo do clube. Desta forma, ele saiu do Sportv, ao qual nada acrescentava. São Paulo x Fluminense teve uma diferença latente ao ser comentado por Maurício Noriega e Wagner Vilaron, igual a América x Corinthians e Vitória x Palmeiras, feitos por André Loffredo.


* Pintou o comentarista da Band no Campeonato Carioca de 2009? Bruno Voloch comentou Coritiba x Vasco, seu segundo jogo neste Brasileiro (o outro foi Cruzeiro x Flamengo). Ele, que está no BandSports e atua como apresentador de programas de esportes olímpicos, como o "Roda de Vôlei" e o "Linha de 3", seria ao menos uma opção associada ao Rio, como defendi em coluna recente aqui mesmo no NT. Para quem não recordar, ele foi repórter titular do Sportv na Cidade Maravilhosa por quase uma década, cobrindo sempre as principais partidas transmitidas ao vivo pelo canal.


* O futebol da Paraíba continuará sendo visto na Record. Concorrência por envelope fechado determinou a exibidora do Estadual de 2009. A TV Tambaú (SBT) apenas agradeceu o convite. A TV Arapuan (RedeTV!) ofereceu R$ 173 mil. Saiu vencedora a TV Correio (Record), com R$ 258,5 mil de proposta. Assim, pelo terceiro ano consecutivo ela transmitirá o certame. Curiosamente, notaram quem não se manifestou na concorrência? A TV Cabo Branco (Globo).


* Atualmente restrita aos cariocas, que a vêem com o noticiário do esporte no "Balanço Geral" - no qual chegou a ganhar de presente uma serenata cantada pelo Wagner Montes durante o Pan do Rio, vídeo que está no YouTube -, Renata Cordeiro mostrou não ter esquecido os anos a fio em que foi apresentadora do Sportv. Entrevistada pela coluna do Milton Neves no Agora S. Paulo deste domingo, destacou como seus dois narradores preferidos Luiz Carlos Jr. e Deva Pascovicci. O Luiz, que está no canal pago desde a inauguração, há 15 anos, dividiu com ela o "Sportv News". O Deva atualmente narra na Rádio CBN.


* A ESPN Brasil deu o tom de todos os noticiários na última semana, ao mostrar uma imagem exclusiva que pôs mais molho na apimentada discussão sobre o pênalti pedido pelo Flamengo contra o Cruzeiro, não marcado por Carlos Simon. Gozado, mas, por mais aparato técnico e brilhantismo que tenha neste terreno, a Globo às vezes não tem as melhores imagens dos lances. Lembram, por exemplo, de um pênalti pedido pelo Corinthians em cima do Acosta, na final da Copa do Brasil contra o Sport, perto do fim do jogo? A Band teve uma imagem bem melhor que a dela, provando que o corinthiano não foi tocado pelo goleiro.

 
* Para encerrar esta coluna, vejam abaixo algo que eu não conseguiria denominar como "Momento Raridade Rara", mas muito além disso, relíquia inestimável que é: Palmeiras x Guarani, pelo Campeonato Paulista de 1967, transmitido por Fernando Solera na TV Bandeirantes. Notem que, nos gols, ele não grita gol e sim diz "o melhor futebol do mundo no 13!" (13, canal da Band em São Paulo). Essa nem o Salazar, que mostra ser o mais jurássico dos foristas do NT, estava vivo pra assistir (risos).

 



 



 

Edu César é colunista do NaTelinha e titular do site www.papodebola.com.br

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado