Notícias

Pequenas Empresas Grandes Negócios: Sistema de licenciamento eletrônico facilita a abertura de empre


O ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’  deste domingo, dia 31, exibirá matéria explicando o funcionamento do São Paulo Mais Fácil – projeto  que a prefeitura da cidade  lançou este ano para  facilitar os trâmites  na obtenção de alvarás de funcionamento do pequeno empreendedor.  Se anteriormente o prazo para que as novas empresas conseguissem um alvará chegava a um ano, hoje esse programa permite que tal documento fique pronto em apenas alguns dias – quando não instantaneamente. 

 

Na edição de domingo, o telespectador vai saber em quais subprefeituras de São Paulo o sistema já está funcionando, bem como os ramos de atividades que podem retirar o alvará pela Internet. Por enquanto, são beneficiados apenas aqueles considerados de baixo risco, como açougues, padarias, mercearias, bares, lanchonetes, cabeleireiros, papelarias, confecções, entre outros, sendo que os imóveis não devem ultrapassar 150 metros quadrados.

 

A movimentação da economia sergipana por meio do petróleo também será assunto do “Pequenas Empresas’. O estado, que produz 45 mil barris por dia, viu seu PIB (Produto Interno Bruto) aumentar em 70% nos últimos anos. Com o apoio do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), pequenas empresas do Sergipe que fornecem produtos para a extração de petróleo formaram a Rede de Cooperação Produtiva do Petróleo o Gás, a Petrogás. Entre os exemplos, estão uma fábrica de parafusos e de cestas de elevação, as quais conduzem os profissionais que chegam de barco nas plataformas, e empresas especializadas em engenharia reversa, que realizam adaptações em peças estrangeiras.

 

Ainda na edição de domingo, a história de um gastrônomo que montou, há seis anos, uma fábrica de massas e um restaurante. Hoje, ele conta com uma rede de franquias e a fábrica tornou-se fundamental para manter a qualidade dos produtos da rede, por meio da padronização das massas artesanais que são repassadas para os demais restaurantes.

 

O Pequenas Empresas Grandes Negócios vai ao ar aos domingos, logo após  o Antena Paulista, em São Paulo, e o Globo Comunidade, no restante do Brasil.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado