Polêmica

Exibição de “... E o Vento Levou” é cancelada em Estado norte-americano por causa de racismo


eoventolevou_c510d279bae98f6f912fb8b3adbaaa31f99ae9d2.jpeg
Divulgação

As discussões raciais permanecem intensas nos Estados Unidos após passeata de supremacistas brancos em Charlottesville e do discurso do Presidente Donald Trump condenando os excessos de ambos os lados.

Recentemente, o cinema Orpheum, em Memphis, decidiu cancelar as exibições de “... E o Vento Levou” (1939). A sala costuma dedicar parte da sua programação à exibição de clássicos do cinema.

Como a produção se passa na Guerra Civil acabou gerando discussão, sendo acusada de apresentar uma visão estereotipada e servil da população negra. O movimento ganhou repercussão ainda maior porque 64% dos habitantes da cidade são negros.

Por outro lado, enquanto uns se sentiram ofendidos, alguns internautas usaram as redes sociais para defender o longa sob a alegação de que sua exibição deve ser encarada como forma de aprendizado a respeito de um passado que não deve se repetir.

"O Orpheum agradece os comentários de seus membros sobre a programação. Nossa organização tem a missão de divertir, educar e esclarecer a comunidade, e não pode mostrar um filme insensível a grande parte da população local", disse a direção da casa em comunicado oficial.

Vale lembrar que Hattie McDaniel foi a primeira atriz negra a receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante justamente por seu papel como Mammy, a ama de leite de Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), sendo também a primeira negra a ir à cerimônia como convidada ao invés de servente.

Na ocasião, os organizadores do evento precisaram pedir uma autorização especial para que a atriz e cantora Norte-Americana pudesse comparecer à cerimônia, uma vez que o local onde a festa era realizada não permitia a entrada de negros.

Com 12 indicações ao Oscar, além do prêmio dado à Hattie McDaniel, “... E o Vento Levou” venceu mais 7 estatuetas, incluindo de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz (Vivien Leigh) e Melhor Fotografia. 

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado