Ironia do destino

TV de Bolsonaro aposta em atrações da Globo para alavancar Ibope

TV Brasil exibe programas como Valentins e até Detetives do Prédio Azul


Jair Bolsonaro sendo entrevistado no Jornal Nacionalscurso
A TV Brasil, mantida pelo governo de Jair Bolsonaro, exibe vários programas da Globo na programação - Foto: Divulgação
Por Daniel César

Publicado em 28/04/2021 às 04:37,
atualizado em 28/04/2021 às 09:39

A TV Brasil, mantida pela EBC e que Jair Bolsonaro havia prometido acabar durante a campanha eleitoral, vem realizando inúmeras compras para se manter competitiva e tem buscado duas áreas principais para atingir o grande público: a dramaturgia, já que agora a emissora exibe novelas reprisadas de outros canais, e o público infantil, mas com pouco conteúdo próprio e muito material comprado, inclusive da Globo, considerada pelo presidente uma de suas grandes inimigas na administração.

Levantamento do NaTelinha mostra que Os Dez Mandamentos não é a única aquisição recente da TV Brasil, que está com sua programação recheada de produtos comprados, inclusive alguns internacionais, principalmente desenhos animados oriundos da França. Mas chama a atenção que o canal conduzido pela cúpula do governo de Jair Bolsonaro venha investindo dinheiro para adquirir material da Globo.

Enquanto o presidente vociferava contra o canal carioca ou mesmo detonava a Lei Rouanet, a EBC ia ao mercado comprar produções da Globo, como SOS Fada Manu. A série infantil estreou em 2015 na Gloob, o canal para crianças do Grupo Globo. Com 65 episódios divididos em três temporadas, a produção vai ao ar de segunda a sexta no início das tardes na TV Brasil.

O canal público também exibe aos finais de semana Casa da Árvore, uma animação disponível nos Canais Globo com cinco episódios no Globoplay e que vai ao ar aos sábados na TV Brasil, sempre no período da manhã e com três horários consecutivos liberados.

Claudia Abreu na TV Brasil

TV de Bolsonaro aposta em atrações da Globo para alavancar Ibope

Uma das atrizes envolvidas na campanha que tentou impedir Jair Bolsonaro de chegar ao poder com o famigerado #EleNão, Cláudia Abreu está na TV Brasil. Ela é a criadora e faz parte do elenco de Valentins, produção do Gloob que está sendo exibida no canal de Jair Bolsonaro e que vai ao ar todos os dias às 18h30, um dos principais horários.

Ao todo, a série conta com 52 episódios divididos em 2 temporadas e fez muito sucesso por conta da participação da própria Claudia, que criou a produção, atuou e conseguiu até participações especiais importantes, como é o caso de Malu Mader.

TV Brasil comprou Detetives do Prédio Azul

TV de Bolsonaro aposta em atrações da Globo para alavancar Ibope

A maior produção infantil brasileira da década foi feita pela Gloob e virou um fenômeno midiático e comercial. Trata-se de Detetives do Prédio Azul, série que ajudou a consolidar a carreira de Caio Manhente, outro nome que é contrário ao presidente Jair Bolsonaro e que poderá ser visto diariamente na TV Brasil em faixa de destaque, às 18h. 

O NaTelinha procurou a EBC para verificar quais valores ela pagou para adquirir essa e outras séries do Grupo Globo, mas não obteve resposta. A reportagem, no entanto, descobriu que as negociações não foram diretamente com a Globo e nem com as produtoras responsáveis por essas histórias. Todas elas têm em comum o fato de que há agências negociando a venda para o Brasil e também para o exterior, portanto, não houve conversas diretamente com a Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado