Levantamento

TVs lançaram mais de 10 mil séries no mundo em 2019

Relatório indica que séries viraram moda na TV mundial


Elenco de Aruanas em cena
Aruanas é uma das 10.600 séries lançadas no mundo, segundo pesquisa que ignorou as novelas - Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pela TV Glance mostrou o crescimento das séries na TV mundial. Somente em 2019, mais de 10.600 produções foram lançadas nos 50 principais países em que houve o levantamento.

O documento, intitulado de NOTA, foi baseado na produção de séries ficcionais e também documentários, além de tramas de horror, que viraram um filão em vários países do mundo.

A pesquisa observou apenas o avanço de produtos episódicos semanais ou lançados de uma vez só na temporada, que ocupam boa parte da programação da TV mundial e do streaming.

TVs lançaram mais de 10 mil séries no mundo em 2019

O relatório mostrou ainda que foram lançadas diversas novas séries, ou seja, a primeira temporada, em 2019. No Brasil não foi diferente, diversas emissoras e plataformas passaram a investir como nunca no formato. A Globoplay fechou o ano com o maior número de conteúdo original com produções que incluíram Aruanas e A Divisão.

Já a Netflix aumentou ainda mais suas produções, levando ao ar novas séries como A Irmandade, Coisa Mais Linda e Sintonia, entre outras e também apostou em outras temporadas de séries já consolidadas, como 3%, O Mecanismo e Samantha!

Mas não foram apenas as plataformas brasileiras que seguiram o modelo da TV mundial; as emissoras de televisão nacionais também apostaram no estilo, que virou queridinho do público. A HBO, por exemplo, levou ao ar Pico da Neblina e também Santos Dumont, produção biográfica, um dos motes da pesquisa.

Se no mundo foram lançadas mais de 10 mil produções, incluindo documentários, no Brasil o formato também apareceu e não foi apenas com Santos Dumont. Bandidos na TV fez muito sucesso na Netflix Brasil ao contar em formato de séries a história chocante do jornalista que mandava matar bandidos para aparecer na TV.

Novela, Streaming e TV aberta

TVs lançaram mais de 10 mil séries no mundo em 2019

O relatório, no entanto, foi um alento para as novelas brasileiras, ainda que não tivesse citado o formato. Segundo o documento, o advento do streaming ajudou os telespectadores a retornarem para a TV aberta, mesmo tendo a oportunidade de assistir antes na plataforma.

A pesquisa mostrou que produtos que são antecipados no streaming tiveram aumento de público na faixa dos 37% na comparação com produções que não permitiram acesso antes para os telespectadores. A Globo vem fazendo este tipo de experiência desde o ano passado.

A princípio, a emissora antecipou para os telespectadores os capítulos da atual temporada de Malhação, que passou a ter o episódio do dia seguinte logo que terminava o capítulo do dia na TV aberta. Pouco depois, a Globo aprovou a ideia e antecipou o bloco semanal da novela. 

O horário das seis também vem sendo utilizado pela Globo para antecipar os capítulos e a estratégica começou com Órfãos da Terra, que inclusive teve mais de 100 mil visualizações por capítulo dentro do Globoplay.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado