Cadê?

Matrix, O Senhor dos Anéis e Harry Potter: Febre nos anos 2000, franquias sumiram da TV

Baixa audiência e praxe das distribuidoras fizeram TVs não ter interesse em franquias consagradas


Montagem com Matrix, Harry Potter e O Senhor dos Anéis
Harry Potter, Matrix e O Senhor dos Anéis: emissoras esnobam franquias de sucesso - Foto/Montagem

Quem cresceu nos anos 2000 ou já tinha certa maturidade, se lembra da enorme febre causada por três franquias em específico: Matrix, O Senhor dos Anéis e Harry Potter. Todas as três produzidas pela Warner, um dos maiores estúdios de Hollywood. Em comum, elas desapareceram da TV aberta.

Os filmes geraram receitas milionárias para os estúdios e se estendiam aos produtos licenciados. E até hoje mantêm grandes entusiastas. Na TV, todos estes tiveram sua primeira exibição no SBT. O campeão deles, Matrix, foi ao ar 11 vezes. A primeira, em abril de 2002, cravou 29 pontos de média e 35 de pico no Cine Espetacular, massacrando a Globo, que ficou com 13 pontos na ocasião.

A franquia que revolucionou a história do cinema ainda teve duas sequências: Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, que tiveram somente três transmissões na TV aberta. O Reloaded foi exibido pela última vez em 2008 e o Revolutions, em 2009.

Já o primeiro da saga não é exibido desde fevereiro de 2014. Lá se vão seis anos.

Harry Potter

Matrix, O Senhor dos Anéis e Harry Potter: Febre nos anos 2000, franquias sumiram da TV

O bruxinho mais famoso do cinema teve sua primeira transmissão em TV aberta na sessão CineSpecial, antes do SBT lançar o Oito e Meia no Cinema, no segundo semestre de 2005, com os principais blockbusters da emissora.

A exibição de Harry Potter e a Pedra Filosofal garantiu 31 pontos de média e 36 de pico em dezembro de 2004, derrotando o Fantástico. O SBT nunca mais chegou a esse patamar de audiência.

O último ano em que o SBT exibiu filmes de Harry Potter foi 2016. A primeira parte do Relíquias da Morte, último da franquia, mingou 5 pontos de média em 2013.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 ainda é inédito na TV. E nem a Globo tem interesse em exibir. Abaixo explicamos o porquê.

O Senhor dos Anéis

Matrix, O Senhor dos Anéis e Harry Potter: Febre nos anos 2000, franquias sumiram da TV

Um dos campeões de estatuetas do Oscar, O Senhor dos Anéis teve três sequências lançadas, mas nenhuma teve uma audiência grandiosa na TV.

Como nenhum deles tem menos de três horas de duração, a exibição se torna ainda mais complicada.

O primeiro da saga teve quatro exibições no SBT; o segundo apenas três; enquanto o terceiro, quatro.

Poderio econômico

Matrix, O Senhor dos Anéis e Harry Potter: Febre nos anos 2000, franquias sumiram da TV

O principal sumiço dessas franquias na TV tem um motivo óbvio: o de audiência. Nenhuma delas em suas últimas exibições obteve grandes resultados.

A Globo, que atualmente detém parceria com a Warner, não tem interesse em exibir essas franquias justamente pela ligação com o SBT, segundo o NaTelinha apurou.

Como fator complicador, as distribuidoras negociam franquias completas. Ou seja, ainda que a Globo quisesse apenas o quinto filme de Harry Potter, por exemplo, ela é convencida a adquirir todos.

De acordo com pessoas do mercado que tem a incumbência de negociar filmes, esse é um grande mal das distribuidoras - ou vendedoras. Salvo algumas exceções, como a Band que conseguiu comprar dois filmes de 50 Tons sem que fosse automaticamente obrigada a comprar o terceiro da franquia.

O NaTelinha entrou em contato com o SBT para saber se ainda possuía acesso a algumas das franquias, e a emissora disse que já não têm mais os direitos delas.

A Globo, também questionada se havia adquirido alguma delas recentemente, não respondeu até o fechamento desta matéria.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado