Biografia

"O mundo está seguindo e eu não posso ficar parado, senão vou ser atropelado pelo progresso"

  • Nome: Erasmo Esteves
  • Nascimento: 05/06/1941
  • Falecimento: 22/11/2022
  • Signo: Gêmeos
  • Estado civil: Casado
  • Profissão: Cantor / Compositor / Instrumentista / Ator
  • País: Brasil
  • Cidade: Rio de Janeiro (RJ)

Erasmo Carlos foi cantor, compositor e multi-instrumentista, um dos principais representantes da Jovem Guarda. Apaixonado por música desde a infância, criou-se artisticamente ouvindo bossa nova e rock 'n' roll. Na juventude, aprendeu a tocar violão com Tim Maia (1942-1998), bem antes de despontar na cena da música nacional.

Com Roberto Carlos e Wanderléa, tornou-se um dos principais representantes da Jovem Guarda, movimento pioneiro do rock no Brasil, nos anos 1960 e 1970. Além de dominar as rádios, o grupo era um fenômeno de audiência com o programa homônimo na TV Record.

Da Jovem Guarda à carreira solo, emplacou diversos sucessos, como Além do Horizonte, É Preciso Saber Viver, Gatinha Manhosa, Minha Fama de Mau, Sentado à Beira do Caminho, Vem Quente Que Eu Estou Fervendo, entre outros hits que integraram dezenas de álbuns lançados.

Consagrado como cantor, compositor e instrumentista, firmou-se como um dos maiores nomes da música brasileira. O sucesso o levou a trabalhos pontuais como ator no cinema, alguns em parceria com Roberto na década de 1970. O último filme foi Modo Avião (2020), da Netflix.

O último álbum de inéditas foi Quem Foi que Disse que Eu Não Faço Samba, de 2019. Neste ano, regravou clássicos do início da carreira no disco O Futuro Pertence à... Jovem Guarda.

Em janeiro de 2009, casou-se com a pedagoga Fernanda Passos, 49 anos mais jovem que ele, depois de sete anos de relacionamento. Antes, foi casado entre 1978 e 1991 com Sandra Sayonara, a Narinha, com quem teve os três filhos, Alexandre, Gil e Leonardo.

Morreu em 22 de novembro de 2022, aos 81 anos, no Rio de Janeiro. Em outubro, ele havia sido internado para tratar uma síndrome edemigênica, doença que envolve desequilíbrio das forças bioquímicas que mantêm os líquidos dentro dos vasos sanguíneos.


Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado