Raul Cortez, o Francesco de Terra Nostra, morreu 6 anos após a novela
Ator faleceu em julho de 2006, aos 73 anos, vítima de câncer
Publicado em 02/09/2025 às 13:39,
atualizado em 02/09/2025 às 15:41
Raul Cortez (1932-2006) interpretou Francesco, um dos personagens centrais de Terra Nostra, que está sendo reprisada na faixa Edição Especial, nas tardes da Globo. O ator morreu em julho de 2006, aos 73 anos, após uma longa luta contra o câncer, cerca de seis anos após atuar na trama.
Em Terra Nostra, ambientada no fim do século 20, Francesco é um imigrante italiano que vive há vários anos no Brasil, onde fez fortuna. É casado com Janete (Ângela Vieira) e pai de Marco Antônio (Marcello Antony).
Grande amigo dos pais de Giuliana (Ana Paula Arósio), Francesco protege a jovem contra tudo e todos em nome dessa amizade. Ao longo da trama, ele se apaixona pela italiana Paola (Maria Fernanda Cândido).
Raul Cortez fez vários papéis de sucesso na TV

Antes de ingressar na vida artística, Raul Cortez chegou a estudar para ser advogado. Aos 22 anos, entretanto, optou pela carreira de ator. A primeira novela foi Ninguém Crê em Mim (1966), na Excelsior, quando já estava consolidado por papéis no cinema e no teatro.
+ Globo corta falas violentas em cenas de escravidão em Terra Nostra
+ Qual o final de Terra Nostra? Saiba tudo o que acontece na novela da Globo
Entre os anos 1960 e 1970, ele participou de diversas novelas na Band e na Tupi. O primeiro papel na Globo foi como o milionário Miguel Fragonard, um dos personagens principais de Água Viva (1980), misteriosamente assassinado na reta final da história.
Foram vários papéis de destaque na TV: o misterioso Quim de Baila Comigo (1981); o bicheiro Célio Cruz de Partido Alto (1984); o safado Herbert Alvaray, que tinha duas mulheres em Brega & Chique (1987); e o vilão Virgílio de Mulheres de Areia (1993).

Fez ainda uma “trilogia de italianos” em novelas do autor Benedito Ruy Barbosa. Além do Francesco de Terra Nostra, fez o cafeicultor Geremias Berdinazzi de O Rei do Gado (1996) e o pianista Genaro de Esperança (2002).
Seu último trabalho em novelas foi como o Barão de Bonsucesso, outro tipo marcante, em Senhora do Destino (2004). Ele ainda deu vida ao político Antônio Carlos Ribeiro de Andrade na minissérie JK (2006).
A morte de Raul Cortez aos 73 anos
Raul Cortez morreu em 18 de julho de 2006, aos 73 anos. Dois anos antes, ele havia retirado um tumor na região do pâncreas e do intestino delgado, seguindo ainda com um tratamento com quimioterapia.
Foi casado com a atriz Célia Helena, de 1959 a 1961, e com a atriz e promotora de eventos Tânia Caldas, de 1971 a 1974 e novamente de 1977 a 1987. Do primeiro casamento, nasceu a primeira filha, a também atriz Ligia Cortez. Do segundo casamento, nasceu a colunista de moda Maria Cortez.
Exibida originalmente entre 1999 e 2000, Terra Nostra foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa. Teve direção geral de Jayme Monjardim e direção de Marcelo Travesso e Carlos Magalhães.
O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Terra Nostra. Confira!
- Igor Cotrim
- Suely Franco
- Nando Reis
- Nina Tomsic
- Leo Bittencourt
- Renée de Vielmond
- Juliana Silveira
- Diogo Nogueira
- Paula Amorim
- Rodrigo Constantino
- Eduardo Lago
- Bruna Griphao
- Raquele
- Letícia Colin
- Márcia Fu
- Elizabeth Savala
- Jesuela Moro
- Evaldo Macarrão
- André Luiz Frambach
- Pedro Vasconcelos
- Marcos Pasquim
- Quitéria Kelly
- Amanda Meirelles
- Lilia Cabral
- Tiago Ramos
- Anne Lottermann
- Claudia Raia
- Justin Timberlake
- Pedro Novaes
- Luisa Perissé
- Marcelo Bimbi
- Bia Santana
- Tom Cavalcante
- Sandra Echeverría
- Pedro Scooby
- Arlete Salles
- Miguel Ângelo
- Alan Severiano
- Guilherme Cabral
- Silvio Cerceau