- Emissora: Globo
- Estreia: 20/09/1999
- Gênero: Drama / Romance
- Classificação: 12 anos
- Autor: Benedito Ruy Barbosa
- Direção: Jayme Monjardim
Terra Nostra é uma novela produzida pela Globo e exibida na emissora entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000, em 221 capítulos. Foi escrita por Benedito Ruy Barbosa, com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, direção de Marcelo Travesso e Carlos Magalhães e direção geral de Jayme Monjardim.
A trama tem como pano de fundo a saga da imigração italiana no final do século XIX e seus efeitos na formação da sociedade brasileira nas décadas seguintes. Ambientada em São Paulo, a história narra essa história a partir do romance entre um jovem casal de italianos, Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda).
Em 1894, quando milhares de camponeses italianos fugiam da grave crise econômica que assolava a Europa para tentar a sorte em terras brasileiras. Entre os imigrantes está o casal Julio (Gianfrancesco Guarnieri) e Ana (Bete Mendes), acompanhados da filha, a romântica Giuliana.
A bordo do navio em que viajam, a jovem conhece Matteo, um empreendedor cheio de esperança na nova vida que o aguarda, e os dois se apaixonam perdidamente. Após a morte dos pais de Giuliana durante o trajeto, os dois se tornam o único apoio um do outro e decidem enfrentar juntos o futuro incerto, mas se perdem no desembarque, seguindo caminhos diferentes.
Matteo consegue emprego na colheita de café da fazenda de Gumercindo (Antônio Fagundes). Contrariando o coronel, o jovem se torna porta-voz dos trabalhadores rurais. Ele acaba se casando com uma das filhas do patrão, Rosana (Carolina Kasting), apesar de nunca ter esquecido seu grande amor.
Giuliana, por sua vez, é acolhida pela família de Francesco Maglianno (Raul Cortez), imigrante italiano amigo de seus pais, que prosperou no Brasil. O filho dele, o bon vivant Marco Antônio (Marcello Antony), se apaixona pela moça, tornando-a alvo da mãe do rapaz, Janete (Ângela Vieira).
Foi reprisada na Globo no Vale a Pena Ver de Novo, ente junho e novembro de 2004; no Canal Viva, entre fevereiro e agosto de 2019; e novamente na TV aberta, em Edição Especial, a partir de setembro de 2025.