Justiça

Autora de Harry Potter é denunciada à polícia por transfobia

Acusação foi feita por uma jornalista do Reino Unido


 J.K. Rowling segurando o livro do Harry Potter
Autora de Harry Potter envolvida em nova polêmica - Foto: Reprodução

J. K. Rowling, autora da série Harry Potter, encontra-se no centro de uma polêmica envolvendo acusações de transfobia feitas por India Willoughby, ex-participante do reality show Celebrity Big Brother, no Reino Unido. A disputa entre as duas personalidades chegou ao ponto de ser levada aos tribunais.

De acordo com informações do Deadline, India Willoughby concedeu uma entrevista para um canal de televisão onde relatou que J.K. Rowling insiste em se referir a ela pelo gênero masculino. Willoughby, que passou por uma cirurgia de redesignação de sexo em 2015 e se tornou a primeira repórter trans da televisão inglesa, expressou sua indignação com a situação.

+ Criadora de Harry Potter, J.K. Rowling não liga para fama de transfóbica e manda a real

+ J.K. Rowling nega série de Harry Potter: "Não há planos"

Recentemente, J.K. Rowling utilizou suas redes sociais para afirmar que Willoughby "não se tornou uma mulher". Em seu perfil no Twitter, a escritora declarou que India está "fantasiando uma imagem masculina misógina sobre o que é ser mulher". Além disso, Rowling fez ironias em relação ao canal de televisão onde a repórter trabalha, o que gerou uma resposta contundente por parte de India.

Em sua defesa, Willoughby afirmou que J.K. Rowling não pode mais se esquivar de suas declarações transfóbicas, pois a própria autora admitiu que a considera um homem. Diante disso, a repórter decidiu levar o caso à justiça, e Rowling enfrenta a possibilidade de ser processada por crime de ódio.

Entretanto, J.K. Rowling rejeitou as acusações, acusando Willoughby de obsessão e afirmando que a repórter ultrapassou os limites legais de assédio. Em suas redes sociais, a autora defendeu sua posição e desconsiderou o conselho de seus advogados, declarando que não se importaria em dar a India a publicidade que ela claramente deseja.

"Consciente de que mentir às autoridades é um crime, terei que explicar à polícia que, em minha opinião, India é um exemplo clássico do narcisista masculino que vive em constante raiva e não pode forçar as mulheres a aceitá-lo como tal", acrescentou Rowling.

J.K. Rowling e a transfobia

Este não é o primeiro confronto de J.K. Rowling com acusações de transfobia. A autora já foi alvo de críticas nas redes sociais, mas sempre se defendeu. Recentemente, ela citou uma decisão do tribunal de trabalho do Reino Unido que considerou as opiniões críticas de gênero da pesquisadora Maya Forstater como uma visão filosófica, reforçando sua posição sobre o assunto.

"Nenhuma lei obriga alguém a fingir acreditar que India é uma mulher", concluiu Rowling, sem demonstrar intenção de se desculpar por suas declarações controversas.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado