Justiça

Filho de Renato Russo quer que TikTok remova vídeos bolsonaristas com música do pai

Giuliano Manfredini enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance


Filho de Renato Russo (à esquerda) e Renato Russos (à direita)
Filho de Renato Russo entrou com ação contra o TikTok - Foto: Montagem
Por Naian Lucas

Publicado em 11/01/2024 às 15:43,
atualizado em 11/01/2024 às 15:51

Giuliano Manfredini, filho do cantor Renato Russo, enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, empresa responsável pelo TikTok, solicitando a retirada de vídeos bolsonaristas que utilizam a música Que País É Este como trilha sonora.

Segundo a colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Giuliano alega que as postagens possuem caráter político e ideológico contrários às convicções do artista.

+ Fabíula Nascimento deixa a Globo após 14 anos

The Masked Singer Brasil tem fantasias reveladas para nova temporada

No documento, Giuliano Manfredini afirma que os vídeos, que contêm mensagens favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro e críticas à política brasileira, são contrários aos princípios defendidos por Renato Russo ao longo de sua vida.

O produtor cultural destaca que seu pai sempre combateu ativamente ideias políticas e ideológicas que não condiziam com seus valores.

A notificação menciona sete perfis responsáveis pelos vídeos e solicita à ByteDance a disponibilização dos dados cadastrais e registros de IPs desses usuários.

Giuliano expressa seu desejo de evitar que a música da Legião Urbana seja associada a posicionamentos políticos de direita, especialmente aqueles que apoiam o governo Bolsonaro.

O advogado Henrique Ventureli, representante de Giuliano Manfredini, ressalta que não se busca restringir o uso da canção, mas evitar que ela se torne um símbolo do bolsonarismo, ao qual Giuliano não compactua.

"A gente espera que o TikTok atenda ao nosso pedido. Se não surtir nenhum efeito, obviamente vamos optar pela via judicial", declarou Ventureli, que não descarta processar também os usuários responsáveis pelos vídeos.

Até o momento, o TikTok não se pronunciou sobre a notificação extrajudicial.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado