UniConverter

7 dicas para fazer vídeos tão profissionais como as novelas da TV

Dicas simples para produzir conteúdos de vídeo que vão bombar na internet usando as ferramentas certas


Uma câmera gravando um rapaz tocando guitarra
Imagem de Kyle Loftus / Pexels

Não restam dúvidas: os vídeos tomaram conta das redes sociais e internet, de modo geral. Porém, não basta apenas sair gravando por aí, de forma amadora. Para que as pessoas assistam o seu conteúdo, é preciso aprender a fazer vídeos profissionais, como os que vemos pela televisão. E nem precisa tanto! Confira nossas dicas e tutoriais simples usando a ferramenta certa.

Ao gravar seus produtos, é fundamental ter o tema, objetivo e cuidar da ambientação. Mas, sobretudo, ter um bom programa de edição, como o Wondershare UniConverter. Ainda não conhece?

Então, siga com a gente e, além das dicas para fazer vídeos profissionais, tutoriais simples de algumas das funcionalidades do programa.

Dicas para fazer vídeos profissionais

1. Defina tema e objetivo

Antes de tudo, para o que e sobre o que será o seu vídeo? O primeiro passo para fazer vídeos profissionais é, sem dúvidas, definir o tema e, sobretudo, o objetivo. Ou seja, se será um produto para fins comerciais, informativos ou sociais, por exemplo.

A partir do momento em que você define o objetivo do vídeo, fica mais fácil escolher o tema. Preferencialmente, deve atender a algum anseio de quem vai assistir, isto é, resolver “alguma dor”.

2. Escreva o roteiro do seu vídeo

Definiu objetivo e tema? Então, o próximo passo é redigir o roteiro. Estruture o que será abordado no material, ordem dos tópicos e duração. Esse planejamento guia a produção e, futuramente, a própria edição do vídeo.

3. Ambientação é tudo

Outra das dicas fundamentais para fazer vídeos profissionais é cuidar do ambiente. Em outras palavras, preparar o cenário, mesmo que seja apenas um fundo branco. Ainda, prestar atenção na iluminação, preferencialmente com luz natural.

4. Aprenda a regra dos terços

Você já ouviu falar na regra dos terços? Trata-se de uma técnica para deixar vídeos ou fotos mais atraentes. Nela, a pessoa posiciona o objeto do vídeo na terça parte esquerda ou direita. Os outros dois terços, então, ficam abertos.

A dica é dividir a imagem em nove partes e, daí, traçar duas linhas verticais e duas horizontais imaginárias. O objeto, então, precisa ficar nos pontos de cruzamento para que a imagem tenha equilíbrio.

5. Tenha um suporte para o vídeo não sair tremido

Exceto se filmar uma volta na montanha-russa, a estabilidade do vídeo é crucial para ter aspecto profissional. Por isso, nada de confiar nas mãos, apenas, para sair gravando. Tenha sempre um suporte para não dar aquela impressão de vídeo caseiro. Serve tripé ou mesmo uma superfície plana.

6. Escolha um bom programa de edição

Chegamos à edição, sem dúvidas, uma das principais dicas para fazer vídeos profissionais. Primeiro, tenha sempre um bom programa para tratar as imagens brutas, ou seja, aquelas que você gravou. Priorize aqueles que tenham recursos simples, mas essenciais, por exemplo:

  • Adicionar ou remover texto
  • Um editor que remove marca d’água
  • Efeitos de transição
  • Recorte
  • Proporção
  • Biblioteca de sons e imagens

E, claro, seja fácil de usar, principalmente se for um iniciante.

7. Cuidado com o áudio

Seguindo com nossas dicas para fazer vídeos profissionais, preste MUITA atenção ao áudio. Tenha certeza de que, ainda que o produto tenha uma boa imagem, caso o som saia difuso ou sem nitidez, ninguém vai assistir.

Logo, tenha o tipo de microfone certo para cada filmagem, sobretudo se gravar em ambientes externos.

7 dicas para fazer vídeos tão profissionais como as novelas da TV

Por que usar o Wondershare Uniconverter

Vamos retomar um dos itens essenciais para fazer vídeos profissionais? Falamos da edição, certo? E, mais ainda, a escolha de um bom programa para isso. Um dos melhores do mercado é o Wondershare Uniconverter, há 17 anos na liderança em velocidade, formato e qualidade. Entre suas principais funcionalidade, podemos destacar:

  • Conversão em alta definição, sem perdas, de arquivos 4K/8K/HDR
  • Suporte a mais de 1000 formatos, por exemplo, MP4, MP3, WMV e MOV
  • Compressão de vídeo 8K, com taxas de até 90%
  • Edição e gravação
  • Conversão de imagens para criar GIFs e alterar vozes, por exemplo
  • Gravação de tela em alta velocidade
  • Remoção de áudio e fundo
  • Ferramentas de IA para corte, edição de legendas e criação de retratos

Com isso, você pode criar vídeos profissionais para conteúdos de marketing, jogos, materiais educativos, entre outros fins.

Como produzir um vídeo profissional com Wondershare Uniconverter

Inicialmente, trataremos de um guia rápido sobre como usar o Wondershare Uniconverter em Windows. Vamos lá?

  1. Baixe o pacote de instalação do Wondershare Uniconverter. Não deixe de escolher a versão que melhor atenda às suas necessidades reais;
  2. Instale na versão padrão ou personalizada, selecionando o idioma de preferência entre os 11 disponíveis;
  3. Após alguns segundos, a tela inicial do software já será aberta no seu computador.

Agora, lembra que, lá em cima, falamos na importância de ter um editor com capacidade para remover marca d’água? Por exemplo, a logo de um programa específico. Com o Uniconverter, você pode fazer isso. Basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: Inicie o editor

Em primeiro lugar, inicie o editor clicando na Caixa de Ferramentas. A seção fica logo na porção inferior, à esquerda. Em seguida, selecione a opção “Editor de Marca d’Água”

7 dicas para fazer vídeos tão profissionais como as novelas da TV

Passo 2: Faça o upload do arquivo desejado

Logo depois, clique em Remover Marca d’Água e, então, faça o upload do vídeo que deseja remover o texto. Se preferir, pode apenas clicar e arrastar para a área.

Passo 3: Selecione a área em que está a marca d’água

A próxima etapa é selecionar a área que deseja alterar, clicando em Selecionar Área. Isso vai abrir a ferramenta para que você, então, arraste a caixa até cobrir o texto ou logo que precisa remover.

7 dicas para fazer vídeos tão profissionais como as novelas da TV

Passo 4: Visualize o vídeo

Um dos recursos interessantes para remover marca d’água é visualizar como o vídeo vai ficar depois da alteração.

Faça isso após selecionar a área e reproduzir o vídeo. Depois, escolha uma pasta onde vai salvar para Localização do Arquivo e, em seguida, Remover Marca d’Água.

Recortar vídeo: essencial para o vídeo profissional

Por fim, entre os recursos do Uniconverter, temos sua funcionalidade para recortar vídeos. Para isso, basta abrir a ferramenta do Cortador Inteligente, escolhendo a opção de Remover Segmentos Silenciosos ou Retrato Específico.

Em seguida, editar o vídeo conforme as configurações recomendadas. Quando o processo terminar, exportar o vídeo para a pasta desejada.

Aqui, você tem acesso a guias e tutoriais sobre as diversas funcionalidades do Wondershare Converter.


O NaTelinha conversa com milhões de pessoas, amantes da comunicação, internet e televisão. Anuncie com a gente!

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado