Luto

Apresentadora Palmirinha Onofre morre aos 91 anos em SP

Comunicadora teve agravamento de problemas renais crônicos


Palmirinha
Palmirinha morreu neste domingo (7) - Reprodução
Por Daniel César

Publicado em 07/05/2023 às 13:03,
atualizado em 07/05/2023 às 13:17

A apresentadora Palmirinha, de 91 anos, morreu neste domingo (7)  em São Paulo. Ela teve agravamento de problemas renais crônicos. A informação foi dada pelos familiares da comunicadora através das redes sociais.

"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril", escreveu a família no perfil oficial da artista no Instagram.

Nascida em Bauru, em 1931, Palmirinha viu a vida mudar depois de se divorciar do marido, por conta de violência doméstica, e passou a vender doces e salgados para se sustentar e também às filhas. Para contar sua história e cozinhar, ela foi convidada para o programa de Silvia Poppovic, o que fez com que a apresentadora Ana Maria Braga ficasse curiosa sobre o talento da mulher.

A apresentadora, ainda no Note e Anote, da Record, convidou Palmirinha para participar e foi um sucesso imediato. Ela, então, virou cozinheira fixa do programa. A partir daí, a chef de cozinha esteve em programas na Gazeta, Record, Band e Bem Simples, da Fox. Ela passou a ser apresentadora de TV e teve suas próprias atrações.

Veja a íntegra da postagem confirmando a morte de Palmirinha Onofre.

A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril.
Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava.
Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida.
Estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria do programa da Silvia Popovic, na TV Bandeirantes, o que possibilitou a descoberta de seu talento por Ana Maria Braga que, na época, apresentava o Note e Anote na TV Record. Convidada para apresentar um Café da Manhã, permaneceu lá por cinco anos.
Posteriormente, em 1999, foi contratada pela TV Gazeta para apresentar o TV Culinária, ficando à frente do programa por mais de onze anos. Depois, teve oportunidade de apresentar o seu “Programa da Palmirinha” no canal fechado Bem Simples/FOX Life que ficou no ar até 2015.
Fora das telinhas, ainda fez sucesso nas telonas, em 2017, com uma participação especial no “Internet: O Filme”. Seu último trabalho na TV foi em 2019 como jurada no reality Chef ao Pé do Ouvido, da GNT. Palmirinha sempre foi convidada e teve importantes participações nos principais programas das emissoras nacionais, como Programa do Jô, Mais Você, Altas Horas, Domingão do Huck, Conversa com Bial, The Noite, entre outros.
Palmirinha deixa três filhas/genros, seis netos e seis bisnetos.

Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve.

Maiores informações em instantes

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado