Exclusivo

Após internação, Babu vira ativista contra o diabetes: "Minha rotina mudou"

No Dia Mundial do Diabetes, ator e ex-BBB revela ao NaTelinha como cuida da saúde


Babu Santana grava vídeos sobre diabetes
Babu Santana grava vídeos sobre diabetes - Foto: Reprodução/Instagram/babusantana

Em junho, Babu Santana preocupou seus fãs ao ser internado no Rio de Janeiro, após passar mal em sua casa. Os médicos descartaram coronavírus, porém detectaram outro problema de saúde: diabetes. Desde que recebeu alta do hospital, o ator e ex-BBB se tornou ativista na conscientização do público sobre os cuidados com o corpo.

Neste sábado (14), Babu e outros famosos realizarão ações pelo Dia Mundial do Diabetes. A data homenageia o descobridor da insulina, hormônio que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Babu foi diagnosticado com diabetes tipo 2, que atinge 90% dos pacientes e está ligado a maus hábitos alimentares (o tipo 1 é mais comum em crianças e adolescentes). O ator perdeu mais de 10 quilos desde o diagnóstico.

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, Babu fala sobre as mudanças na rotina após o diagnóstico de diabetes e como ele se vê sendo uma voz importante para o combate à doença, que afeta mais de 13 milhões de brasileiros de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) e é fator de risco para a Covid-19.

Confira a entrevista com Babu Santana:

Após internação, Babu vira ativista contra o diabetes

NaTelinha: Babu, você foi internado com suspeita de coronavírus, mas o diagnóstico oficial foi diabetes. Você ficou aliviado por não ser Covid-19 ou preocupado por ser uma doença também grave?

Babu Santana: Na verdade, a gente sempre fica preocupado quando passa por uma situação assim, o que é natural, afinal somos seres humanos e as emoções estão ainda mais afloradas, sobretudo neste momento que o mundo enfrenta. Mas tudo ocorreu bem, com os cuidados necessários e rápidos. Isso foi bem importante naquele momento.

Alguém na sua família tem diabetes? Quais sintomas o levaram para o hospital? Lembra quanto estava sua glicemia? [índice de açúcar no sangue; entre 70 e 99 mg/dL é considerado saudável; Babu foi internado com 490 mg/dL]

Não lembro com precisão, mas o sintoma que mais me deixou ligado foi a vontade beber água toda hora. Isso estava muito forte em mim. No momento específico da minha ida ao hospital, sentia uma grande indisposição.

Como sua rotina mudou desde o diagnóstico de diabetes? Você se medica e mede a glicemia constantemente? Qual foi o hábito mais difícil de adotar?

Sim, sempre meço. No início é difícil cortar o doce, refrigerantes, e outras coisas. Mas é uma questão de adaptação para uma vida mais saudável. Hoje minha rotina inclui exercícios, esportes, alimentação diferenciada e dietas.

Como a família ajuda você a manter a saúde em dia?

Estão comigo sempre! Fazemos boxe juntos, corremos. E, em alguns momentos, cozinhamos juntos também.

No BBB20, você mostrou grande habilidade na cozinha. Já aprendeu a preparar receitas para controlar a glicemia? Precisou deixar de lado algum prato favorito?

Eu estou adorando cozinhar diferentes pratos usando legumes. A gente acha que não dá para fazer muita coisa, mas é possível, sim. Basta pesquisar, ver os ingredientes que mais curte e depois pôr a mão na massa.

Você abraçou a causa do diabetes e já estrelou campanhas para o público se conscientizar. Qual foi o maior aprendizado seu após o diagnóstico?

Um dos aprendizados é a percepção de que somos seres adaptáveis e que, também, mudanças de hábito fazem bem e transformam nossa vida a curto e longo prazo. Não devemos resistir tanto às transformações e aos sinais que a vida emite. Um processo evolutivo, na saúde emocional e física, requer renúncias, disposição e consciência. 

Você é mais um artista famoso que revelou publicamente ter diabetes. No Brasil, temos como exemplos as cantoras Ana Carolina e Paula Toller e os atores José Loreto e Osmar Prado. Fora daqui, Tom Hanks e Halle Berry compõem a lista. Acredita que sua visibilidade pode ajudar no combate à doença?

Sim, com certeza. Inclusive, esse mês estreei no meu canal uma programação especial sobre a conscientização do diabetes. Pois o dia 14 é o Dia Mundial do Diabetes, e vamos apresentar ao público diversos conteúdos. Queremos abordar sobre o que é diabetes, como viver com saúde, fatores que causam diabetes, como tratar e também sobre prevenção. Ao meu lado estarão diversos artistas que são diabéticos, em entrevistas exclusivas, leves e com muito conteúdo.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado