MIssão

Criado por Marcos Mion, Grupo Pró Autismo reúne autistas e familiares no Facebook


Marcos Mion
Marcos Mion se dedica a assuntos ligados ao Autismo - Divulgação

O apresentador Marcos Mion lidera, em parceria com o Facebook, um grupo para conversas sobre o autismo, causa que ele se envolve há anos por conta do seu filho Romeo, de 14 anos, que possui o espectro. Em seis meses de criação, a página já reúne mais de 167 mil pessoas que todos os dias compartilham histórias, dúvidas e experiências.

No grupo, as conversas acontecem entre familiares, pais, educadores, amigos e também com os próprios autistas, como um espaço de suporte, identificação e representatividade. Atualmente, à convite de Mion, a comunidade conta ainda com o acompanhamento da psicóloga Fátima de Kwant, que também é mãe de um filho autista. Ela responde e auxilia as milhares de pessoas que interagem no Grupo.

"A Comunidade Pró Autismo é um grande exemplo de como discussões relevantes que já aconteciam no perfil pessoal do Mion se transformaram em uma comunidade engajada e um espaço significativo de troca e compartilhamento", afirma a gerente de figuras públicas do Facebook no Brasil, Nathália Cabral.

Marcos Mion conta como surgiu a ideia do grupo: "A sugestão para que eu criasse um grupo veio totalmente de encontro com uma demanda imensa que eu tinha: responder às incontáveis mensagens, enviadas em todas as plataformas, de pessoas que buscavam informação, orientação, ajuda e acolhimento por estarem diante de um diagnóstico de autismo. Numa velocidade espantosa, em poucos dias já éramos milhares e, de forma muito natural, foi-se desenvolvendo intensa conexão e suporte entre os integrantes".

E completa: "Ali, a troca é real e horizontal. O próprio nome do Grupo foi alterado a pedido dos autistas, que, com razão, justificaram que Comunidade Autista, nome inicial, era uma denominação restrita aos autistas, o que excluiria pais, parentes cuidadores, médicos, amigos, interessados, etc. E veio de um deles a sugestão para se chamar, então, de Comunidade Pró Autismo".

Para divulgar ainda mais a comunidade, foram produzidos quatro vídeos que incluem as trajetórias de Mion e Romeo, além de Fátima e Michele Larocca Letta, ambas com filhos autistas e que fazem parte do Comunidade Pró Autismo no Facebook, a primeira como administradora, a segunda como integrante. Por meio das histórias de cada um dos personagens, os vídeos abordam temas como o momento do diagnóstico, o cotidiano com os filhos, os maiores desafios e as maiores vitórias relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Feita em parceria com o Facebook, a série tem como objetivo compartilhar as histórias de pessoas que se uniram na plataforma e encontraram, juntas, apoio e uma comunidade. Os vídeos serão postados semanalmente na página de Marcos Mion no Facebook e também em seu IGTV, no Instagram.

Confira o primeiro vídeo lançado por Marcos Mion:

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado