Memoráveis

Os quadros de Gugu que sacudiram a TV e deram o que falar

Da Banheira ao Táxi, trajetória do apresentador foi marcada por irreverência e popularidade


Banheira do Gugu, Táxi do Gugu e Acordando Famosos
Nos anos 1990, Banheira do Gugu, Táxi do Gugu e Acordando Famosos garantiram primeiro lugar de audiência ao SBT (Foto: Montagem NT)

Morto aos 60 anos, vítima de um acidente doméstico na última quarta-feira (20), em Orlando, nos EUA, Gugu Liberato fez história na TV. Nas três décadas em que esteve no SBT, foi campeão de audiência com os programas Viva a Noite e Domingo Legal. De tanto sucesso, alguns dos quadros que marcaram sua trajetória na emissora acompanharam o apresentador quando ele migrou para a Record, em 2009.

Atrações irreverentes, lançadas sob o comando e a batuta de Gugu, incomodaram a Globo, inspiraram diversos programas de TV e seguem no imaginário popular brasileiro.

Relembre alguns quadros memoráveis:

Banheira do Gugu

Símbolo do despudor que tomava conta da TV brasileira nos anos 1990, a Banheira do Gugu foi, por vezes, um dos principais trunfos do apresentador na guerra pela audiência aos domingos.

Celebridades da época participam de uma inusitada competição de homens x mulheres: deveriam pegar sabonetes dentro de uma piscina, ao passo que o(a) adversário(a) tentaria atrapalhar na captura. Com frequência, os trajes menores usados pelos participantes acabavam saindo do lugar e, por isso, cenas rápidas de nudez não eram raras.

O quadro recebeu nomes como Alexandre Pires, Tiririca, membros dos grupos É o Tchan e Mamonas Assassinas, e até Jô Soares, então contratado do SBT. Além disso, a atração foi responsável por popularizar beldades da época, como Luiza Ambiel, Nana Gouvêa e Solange Gomes. A Banheira ficou no ar até agosto de 2000.

Táxi do Gugu

Disfarçado e na direção de um táxi, Gugu saía pelas ruas de São Paulo para pregar peças nos passageiros. A caracterização do apresentador, que às vezes ficava realmente irreconhecível, era uma diversão à parte.

Em uma das ocasiões, enquanto transportava duas velhinhas, Gugu fingia que soltava pum dentro do carro, causando a revolta das senhoras. Outra pegadinha consistia no transporte de uma caixa misteriosa ao lado do passageiro - o objeto abrigava um monstro fálico, que se revelava ao longo da viagem.

Acordando Famosos

Ser famoso nos anos 1990 trazia alguns percalços. Em qualquer manhã, Otávio Mesquita poderia aparecer no seu quarto, interrompendo seu sono e pronto para fazer uma entrevista para o Domingo Legal. Quando não era ele, davam as caras os inconfundíveis ET & Rodolfo - dupla humorística que, inclusive, fez sucesso impulsionada pelo programa de TV, chegando a lançar um álbum.

Para muitos, a graça do Acordando Famosos era saber como dormiam seus ídolos. Em seus tempos áureos, a atração comandada por Gugu invadiu os quartos de Leandro, da dupla com Leonardo, Sheila Mello e Scheila Carvalho, o grupo Dominó, entre outros ícones dos anos 1990.

Gugu na Minha Casa

Também voltado para o interesse do público na vida íntima dos famosos, Gugu na Minha Casa apresentava o lar das personalidades mais queridas da audiência. Clodovil, Mara Maravilha e Netinho foram alguns dos participantes.

O auge ocorreu em 1995, quando o apresentador do SBT conseguiu uma entrevista exclusiva com Xuxa, então estrela absoluta na Globo, direto da mansão da Rainha dos Baixinhos.

Sonho Maluco

Fãs tinham a chance de realizar seus desejos mais secretos no Sonho Maluco, atração que recebeu até mesmo o astro internacional Ricky Martin, ainda no início da carreira. Alguns pedidos eram ousados: uma moça da plateia desejou tomar banho com Alexandre Frota, enquanto outro alucinado quis se banhar com Rita Cadillac em uma piscina de chocolate.

O quadro nasceu no Viva a Noite, nos anos 1980, e prosseguiu fazendo sucesso na década seguinte, integrando o Domingo Legal.

Construindo um Sonho e De Volta para a Minha Terra

O assistencialismo também era marca do Domingo Legal sob o comando de Gugu. No De Volta para a Minha Terra, famílias que tentaram a vida em centros urbanos e acabaram enfrentando dificuldades tinham a chance de um recomeço. Já o Construindo um Sonho mostrava a reforma de casas de pessoas carentes.

Pioneiros, os quadros fizeram escola e, ainda hoje, é possível assistir a atrações de TV com propostas parecidas.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado