Por onde anda?

30 anos de Jiraiya: Descubra o que aconteceu com o protagonista da série

Takumi Tsutsui tem trabalhado em produções de filmes e novelas


Takumi Tsutsui
Takumi Tsutsui, protagonista de Jiraiya - Foto: Montagem

Jiraiya: O Incrível Ninja foi um fenômeno na TV brasileira, sendo exibido na década de 1980 e 1990 na TV Manchete. O programa contabilizou 50 episódios e o super-herói japonês, interpretado por Takumi Tsutsui, conquistou milhares de fãs. Só que a atração deixou de ser produzido 1989 e a pergunta que fica no ar é: o que faz o ator do Jiraiya?

Takumi nasceu no dia 03 de julho de 1964 e estudou para conquistar seu espaço como ator, dublê e dublador. Seu múltiplo talento o fez ganhar o papel de Toha Yamaji, o principal de Jiraiya, mas ele trabalhou em outras produções, como Ultraseven e Kusanoran.

Sua popularidade é alta no Japão, tanto que ele sempre participa de produções norte-americanas gravadas na terra do Sol Nascente como dublador. Na frente das câmeras, é chamado para atuar em novelas de época, no qual costuma aceitar papéis de samurais, usando roupas parecidas com as da época de Jiraiya.

O que poucos sabem é que Takumi participou do episódio 20 de Winspector, chamado de o Soco Mortal. Ele interpretou Aizawa, um boxeador que testemunha um assalto a um banco e descobre que o ladrão é seu melhor amigo.

A história chamou atenção na época no Japão, porque o personagem faz de tudo para que seu amigo saísse do mundo do crime.

Sucesso do ator de Jiraiya fora do Japão

Mas o sucesso de Takumi não ficou restrito ao Japão e Estados Unidos. Ele já veio diversas vezes ao Brasil e admite que a recepção no país é outro. “A primeira vez que eu vim para o Brasil, o pessoal foi tão caloroso que eu não acreditava no que eu via. Fiquei um pouco assustado, é diferente de como as pessoas são no Japão. Todo mundo me abraça, todos têm o coração muito aberto. Agora eu que vou abraçar os fãs”, contou o artista ao Quem no ano passado.

Só que sua primeira vinda ao país tupiniquim não aconteceu por causa do Jirayia, mas pela família. “Tenho primos em São Paulo”, revelou. Na época da série, recebeu a notícia do sucesso da produção no Brasil através dos familiares. “Eles me contavam que o seriado estava passando na TV aqui e fazia sucesso. Eles gostavam muito. Pediam para mandar fotos e vídeos lá do Japão”.

Sua primeira vinda a trabalho no Brasil foi em 2004, quando participou do evento Ressaca Anime Friends junto de Hiroshi Watari. Em 2008, ele retornou ao país para eventos de anime, atendendo aos fãs e cantando a música da série.

Cinco anos depois, voltou ao Anime Friends e se surpreendeu por ser tão reconhecido no Brasil tantos anos depois, principalmente nas ruas da Liberdade, bairro de São Paulo. Em 2014, ele esteve no Comic Com, ficando ao lado de outras personalidades japonesas.

No ano de 2016, 2017 e 2018, Takumi se encontrou com os fãs e mostrou encantamento com o Brasil. “Queria entender por que Jiraya é tão famoso aqui. Tenho fãs pequenos, será que são os pais que mostram?”, questionou-se.

Ator de Jiraiya no Danilo Gentili

Takumi explicou que o Japão tinha poucos locais para gravar e eles eram levados para pedreiras, podendo ter maior privacidade. “O Japão é um país com área pequena e em poucos lugares podíamos usar explosivos”, explicou o ator.

Numa dessas explosões, Tsutsui se machucou e preocupou a produção. “Aconteceu de ter uma explosão, uma pedra caiu na minha perna e eu me queimei”, revelou, deixando Danilo Gentili chocado. O bate-papo aconteceu julho deste ano.

30 anos depois, o que o ator sente falta do Jiraiya?

Tantos anos longe da TV, ele foi questionado em conversa com a reportagem do portal da Globo o que sentia mais falta da época que protagonizava a série. Com bom humor, afirmou que gostaria de usar a armadura.

“Ou eu passava muito frio ou eu passava muito calor durante as gravações, mas sinto muitas saudades daquele tempo”, detalhou.

Ele também apoia um remake da produção, seja como filme ou série, podendo se distribuído em emissoras de televisão ou numa empresa de streaming. Se fosse convidado para participar da produção, o ator tem seu papel predileto: “Hoje, eu gostaria de ser o pai do Jiraiya”.

Sinopse de Jiraiya

30 anos de Jiraiya: Descubra o que aconteceu com o protagonista da série

A produção japonesa foi considerada revolucionária na época por trazer um super-herói que não tinha superpoderes. A intenção da série era valorizar a tradição japonesa dos ninjas.

O personagem usava sua Espada Olímpica para proteger o Tesouro Especial de Dell-Star, o vilão que viajou pelo espaço para poder roubar o tesouro.

Takumi Tsutsui acredita que o sucesso da série se deu justamente por ter um herói bem humano e falar das relações familiares.

Confira abertura do seriado em português:

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado