Mudança radical

Gustavo Mendes choca ao perder 48 kg após bariátrica; médico explica cirurgia

Humorista se submeteu ao procedimento no início do ano e vem chocando a web com resultado


Gustavo Mendes
Comediante perdeu 48 kg - reprodução/Instagram

Conhecido por satirizar a ex-Presidente Dilma Rousseff, Gustavo Mendes vem causando na web depois de postar fotos magérrimo. O humorista se submeteu a uma cirurgia bariátrica em janeiro deste ano e, desde então, já perdeu 48 kg.  

“A cirurgia bariátrica é indicada em pacientes com Índice de Massa Corpória (IMC) acima dos 35 com morbidade, em pacientes que estão há mais de cinco anos em tratamento de obesidade sem apresentar resultados e em portadores de doenças associadas como hipertensão arterial, diabetes tipo 2, refluxo, doenças articulares e demais doenças associadas à obesidade”, afirma ao NaTelinha o Dr. Guilherme Cotta, chefe do serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Badim, no Rio de Janeiro. 

Com 1,75 m de altura, Gustavo Mendes lutava contra a balança desde 2012 e chegou a pesar 118 kg. O comediante tentou diversos tratamentos sem sucesso e só decidiu operar depois de pensar muito a respeito, com medo do que pudesse acontecer 

O Dr. Guilherme Cotta explica que antes da operação o paciente passa por uma equipe multidisciplinar composta por cirurgião, nutricionista, endocrinologista, clínico, fisioterapeuta e psicólogo. 

Assim, ele é submetido a exames clínicos e laboratoriais pré-operatórios, além de acompanhamento psicológico para entender como acontece o procedimento e se o paciente irá suportar a operação devido ao impacto emocional.

“Tem o preparo nutricional, muito importante para estabelecer a alimentação em cada fase da cirurgia. Esse processo dura de dois a três meses”, explica o especialista, que chama a atenção para a importância deste acompanhamento psicológico a fim de avaliar distúrbios psiquiátricos prévios e até o uso de algum tipo de droga.

“Temos que ter garantias de que a pessoa vai suportar a carga emocional após a cirurgia sem entrar em um surto psiquiátrico, que podem acontecer devido a mudanças no padrão de obesidade em comparação com a do emagrecimento”, alerta. 

Compulsivo, Gustavo Mendes descontava sua ansiedade na comida e, com isso, estava prejudicando sua saúde. O humorista via a cirurgia bariátrica como uma tremenda bobagem, até passar pelo procedimento e se dar conta de que foi sua salvação. 

Afinal, uma vez obeso, o comediante sofria com outros sintomas como, por exemplo, apneia do sono, provocando roncos e falta de ar. E como ele tem casos de diabetes na família, estava propenso a ficar diabético no futuro.

Agora, alguns meses depois da cirurgia, Gustavo pode levar uma vida normal. O Dr. Cotta ressalta que como o paciente ainda está com o peso elevado, existem restrições que vão afunilando à medida que a pessoa vai regularizando a dieta, dando lugar para o que é permitido. 

“Fazer exercícios, esportes, alimentação correta. Isso significa o retorno para a vida natural, que geralmente acontece de seis meses a um ano após a realização do procedimento”, adianta. 

Durante o pós-operatório, é fundamental seguir com o acompanhamento médico e nutricional. Cabe ao Endocrinologista cuidar da alimentação do paciente, pois há o risco de ocorrer uma descompensação relacionada a perda de vitaminas. 

Segundo o médico, as visitas periódicas são para acompanhar a cicatrização, a evolução do emagrecimento e da cirurgia. “Temos a expectativa de o paciente perder nos seis primeiros meses após a cirurgia 20% do peso inicial”, analisa.            

Por outro lado, o profissional não descarta a possibilidade de o paciente voltar a ganhar peso em decorrência de dois fatores. “Condição psicológica no pós-operatório, por ele não suportar as mudanças que o emagrecimento provoca, e a outra pode ser por um defeito anatômico”, conclui.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado