Opinião

Atuação da Semana: Marina Ruy Barbosa mostra talento e maturidade em Fuzuê

Atriz Marina Ruy Barbosa vem se consolidando como uma das maiores do país em seu trabalho em Fuzuê


Marina Ruy Barbosa em cena de Fuzuê
Marina Ruy Barbosa brilha como Preciosa - Foto: Reprodução/Globoplay

Marina Ruy Barbosa faz sua primeira vilã adulta desde que estreou na carreira, no início do século, quando ainda era uma criança. Em Fuzuê, a atriz dá vida a Preciosa, uma personagem bastante complexa e de difícil composição, mas que ela vem tirando de letra e segurando no carisma, mas também nos detalhes de interpretação que os mais atentos notam como maturidade e talento profissional.

Na semana em Fuzuê, Preciosa deu mostras de que é muito mais do que uma vilã simples para uma novela leve, mas que possui requintes de crueldade e uma personalidade abominável. Num papel deste tipo dentro de uma novela das sete, cuja proposta é ser uma bobagem divertida, as chances de rejeição são grandes. Isso porque, o público pode enxergar a antagonista como pesada demais  num contexto em que está procurando algo mais de entretenimento simples.

Marina percebeu a densidade de Preciosa e, principalmente nos capítulos mais recentes, subiu o tom e saiu da criação inicial, quando a personagem quase não demonstrava emoções. Agora, a vilã brinca entre o naturalismo extremo e pedaços de caricatura, com direito a caras e bocas em momentos importantes, tudo para manter as sequências no mesmo tom quase de fábula na história criada por Gustavo Reiz.

Reviravolta em Terra e Paixão: Nice será morta e Irene pode parar na cadeia

Luísa Sonza faz publicação intrigante após rumores de crise com namorado e preocupa fãs

A atriz é craque e muito experiente, embora ainda jovem. Despontou muito cedo e fez papéis marcantes, como em Belíssima (2005) e sua quase vilã adolescente em Morde e Assopra (2011). Por conta de polêmicas que nada têm a ver com seu talento, ela acabou marcada e, por vezes, perseguida, como foi em Deus Salve o Rei (2018) e O Sétimo Guardião (2018), quando problemas de bastidores da trama a colocaram no olho do furacão.

Marina soube se reinventar e retornou às novelas mostrando um talento nato para compor personagens. Ela, que já havia marcado no horário com uma mocinha irascível em Totalmente Demais (2015), criou uma Preciosa que consegue ser desumana e melodramática ao mesmo tempo, sem cair na armadilha do dramalhão ou mesmo da caricatura de personagens mexicanos, por exemplo.

Falta muito para Fuzuê acabar e, embora a trama ainda esteja patinando na audiência, a produção é bem construída e com uma história que é de fácil compreensão. Com personagens carismáticos, a novela tem tudo para encontrar espaço no gosto do público e muito disso será capitaneado por Preciosa, graças a interpretação contundente da artista.

Se, em todo caso, por essas situações do destino, Fuzuê não conseguir emplacar no gosto popular, a novela já terá servido para recolocar a carreira de Marina Ruy Barbosa nos eixos, mostrando a público e crítica que há uma grande atriz por trás dos cabelos ruivos imutáveis. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado