Enfoque NT

Boa audiência de Flor do Caribe mostra que novela deveria ser primeira escolha da Globo

Flor do Caribe teve primeiros capítulos com melhor audiência que a antecessora


Henri Castelli e Grazi Massafera em cena de Flor do Caribe
Henri Castelli e Grazi Massafera em Flor do Caribe - Divulgação/TV Globo

A primeira semana de Flor do Caribe vem acompanhada de uma audiência mais empolgante que Novo Mundo. Nas quatro primeiras apresentações, a trama de Walther Negrão anotou 20,6 pontos contra 19,2 da antecessora.

O acréscimo pode parecer pouco, mas representa quase 8%, e as explicações não são poucas. É cedo para prever se Flor do Caribe terá ou não uma audiência satisfatória, até porque há muitas variáveis, mas embora muita gente torça o nariz pelo folhetim, é fato que vem se mostrando um acerto.

Primeiro pelas paisagens deslumbrantes. A direção de Jayme Monjardim é sempre cercada de cuidados com a fotografia e ele coleciona obras visuais incríveis como Pantanal (1990), Terra Nostra (1999) e A Vida da Gente (2011), por exemplo, dentre outras.

Em um momento como esse que estamos vivendo, onde as viagens por vezes se tornam inviáveis, Flor do Caribe se mostra uma excelente válvula de escape com tomadas do Rio Grande do Norte. Cá entre nós, ajuda.

Boa audiência de Flor do Caribe mostra que novela deveria ser primeira escolha da Globo

Certamente, isso não é bastante. As belas paisagens e a história que por enquanto anda com certa rapidez, logo dará lugar a outra que não sai do lugar e vive andando em círculos. Em 2013, Flor do Caribe foi muito criticada por isso. E com razão.

Desta vez, a Globo tem como arma a tesoura - ou serra elétrica - da edição, e pode fazer com que o ritmo dela seja outra daquela levada sete anos atrás. Porém, outra novela das seis teria que ficar "no jeito", já que isso demandaria um enxugamento de capítulos substancial.

A escolha por Novo Mundo

Boa audiência de Flor do Caribe mostra que novela deveria ser primeira escolha da Globo

A Globo colocou no ar uma reprise de Novo Mundo certamente porque acreditou que haveria tempo hábil para lançar Nos Tempos do Imperador, sua continuação direta. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está longe de terminar e a história de Dom Pedro fracassou.

A emissora carioca ainda correu outro risco: de saturar o telespectador com longos meses acompanhando o mesmo tipo de história. Com isso, além do fiasco de Novo Mundo, "queimaria" Nos Tempos do Imperador. De todo modo, certamente ela ainda não será a próxima novela das seis, e a Globo já deve começar a pensar nas sucessoras de Flor do Caribe.

Boas novelas ao longo desta década não faltaram, como as já longínquas A Vida da Gente (2011) e Sete Vidas (2015), ambas de Lícia Manzo.

Aguardemos.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado