Enfoque NT

Horário ingrato e fator Band fizeram "O Aprendiz" não ultrapassar 1 ponto

"O Aprendiz" voltou após cinco de descanso: resultado no Ibope foi pífio


O Aprendiz
"O Aprendiz" ao lado de seus conselheiros, José Roberto Marques e Vivianne Brafmann - Reprodução/TV Bandeirantes

Um dos realities mais exitosos da Record na década passada, "O Aprendiz" regressou à televisão pela Band em março e talvez nem os mais pessimistas esperassem que o programa apresentado por Roberto Justus sequer ultrapassasse a marca de 1 ponto de audiência na Grande São Paulo. Sua final acontece na noite desta segunda-feira (1º).

Foram cinco anos de hiato, tempo suficiente para uma volta triunfal, se não fosse pelo horário ingrato e a limitação do reality estar na Band, onde seu carro-chefe ("MasterChef"), por exemplo, não ultrapassa os 4 pontos. Não há muito para onde crescer.

"O Aprendiz", que estreou em um tempo onde a Record estava "rumo à liderança", conseguia audiências de dois dígitos em seu auge e até mesmo o primeiro lugar em determinadas ocasiões. Desacreditado por não ter tanta a cara da TV aberta e ser um conteúdo mais cult, o programa surpreendeu. Não à toa teve 10 temporadas na Record em 10 anos.

Um audiência cativa e satisfatória aliada a um bom rendimento comercial é o tipo de atração perfeita. Na Band, não houve o primeiro item. Não passou perto.

Segunda-feira

Horário ingrato e fator Band fizeram \"O Aprendiz\" não ultrapassar 1 ponto

Colocado para concorrer com atrações consolidadas como o "Programa do Ratinho", no SBT, e "Tela Quente", da Globo, "O Aprendiz" não teve poder de fogo.

Apostando em 18 influenciadores digitais, o público desses participantes não se converteram em audiência, o que também era óbvio: seus fãs provavelmente viram o programa pela internet.

Roberto Justus teve a responsabilidade de retornar ao formato que o consagrou e ser tão duro quanto no tempo da Record. Não conseguiu. Lidando com personalidades que atraíam uma legião de seguidores, Justus teve espasmos que lembraram a época de ouro de "O Aprendiz", mas sua acidez diminuiu consideravelmente.

Sem poder empregar ninguém já que se aposentou do mundo corporativo, o principal objetivo do programa se perdeu. Restou apenas à produção tentar elaborar boas provas (conseguido com sucesso, diga-se) e ter conselheiros contundentes que pudessem agregar ao reality.

O conjunto da obra não foi suficiente para fazer "O Aprendiz" decolar e ele se estagnou.

A final vai ao ar nesta segunda-feira (1º) a partir das 22h30. Disputam o prêmio de R$ 1 milhão Gabi Lopes, Erasmo Viana e Gabriel Gasparini. O anúncio será feito durante sala de reunião ao vivo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado