Coluna do Sandro

Novela de Manuela Dias marcará uma nova era na dramaturgia da Globo


manueladiasglobo_410aac847e1192f30d68f5605a76fdef463bdf2b.jpeg
Divulgação

Nos últimos anos, houve a discussão sobre a necessidade de buscar inovação na linguagem da telenovela sem perder o maniqueísmo natural que o formato necessita. Porém, a jovem autora Manuela Dias, com apenas duas minisséries escritas e já contando no currículo com uma indicação ao Emmy, parece ter encontrado a fórmula.

Umas das características de Manuela é o mergulho esmerado nos perfis dos personagens e a qualidade do seus textos, sempre afiados, profundos e com um requinte de acabamento que traz a sensação de frescor ao público de assistir algo inédito. Foi assim nas minisséries "Ligações Perigosas" e também em "Justiça", seu último trabalho no horário das 23h, em 2016.

Não por acaso, todas essas qualidades fizeram com que a Globo resolvesse deslocar a autora para o principal e mais caro produto da televisão brasileira: a novela das nove. Prestigiada, Manuela Dias é hoje a maior aposta da emissora na renovação do segmento telenovela em sua grade.

Quebrando uma fila formada há anos por veteranos autores, Dias escreverá sozinha uma história criada por ela para o horário das 21h, com 41 anos de idade.

Com produção a toque da caixa, como se fosse iniciar as gravações de forma imediata, a novela "Tróia", título provisório, marcará sua estreia na faixa. A direção artística será de José Luiz Villamarim, o mesmo profissional da minissérie "Justiça".

Dentro da emissora, o que está em jogo não é somente a audiência, é muito mais que isso. O êxito de "Tróia" pode ser um fator indicativo do caminho que percorrerá o segmento telenovela no futuro da Globo. Manuela, sem dúvidas, é o pontapé.

"Tróia" tem previsão de estreia para o início de 2019, após "O Sétimo Guardião", de Aguinaldo Silva, que está envolvida na Justiça por uma disputa de direitos autorais.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado