Colunas

Maiores êxitos da Record jamais seriam exibidos na Globo; e isso é ótimo

Território da TV


joquebebe-osdezmandamentos.jpg
Divulgação/TV Record

A Record vem arrasando quarteirões (especialmente os que ficam localizados próximos às casas de William Bonner e João Emanuel Carneiro) com o grande sucesso da novela "Os Dez Mandamentos". Mas esses meses de glória obviamente não abafam o fato de que a Globo é e deve continuar sendo por décadas ainda o grande polo da dramaturgia nacional.

A questão é que dificilmente veríamos a trama bíblica, mesmo após consagrada por público e crítica, na tela global ("dificilmente", já que hoje em dia falar em "impossível" sobre a Globo é um risco desnecessário diante de tantas surpresas). Simplesmente uma questão de perfil das emissoras.

O que lembra outra produção da Record que também atormentou a vida do autor João Emanuel Carneiro: "Os Mutantes". Igualmente exitosa, igualmente ousada, igualmente sob medida para a Record.

O canal até já fez folhetins mais clássicos, como "Chamas da Vida" e "Prova de Amor", que também frequentemente alcançaram a liderança de audiência e pelo qual passaria batido se fosse a marca d'água da plim-plim em vez da do canal paulista, mas suas duas novelas mais recentes que se caracterizam como fenômenos tem características bem peculiares, como a fantasia, o grandiosismo e os efeitos especiais. Seja numa São Paulo com dinossauros correndo pelas ruas, seja num Egito recheado de pragas, as tramas são tudo, menos banais.

A desconexão da realidade vira um trunfo em meio ao caos da vida real, algo que a própria Record explora bem, por exemplo, nas três horas e meia que antecedem a exibição do folhetim.

Essa personalidade própria também ajuda na construção da expertise que faz a evolução dos detalhes técnicos, como figurino e maquiagem, antes motivo de piada. É um caminho passo a passo em que o seguinte tende a ser sempre melhor.

O outro grande elemento dessa fórmula de sucesso também está relacionado com a continuidade do projeto bíblico da emissora, antes baseado em séries: a autoria de Vivian de Oliveira.

[galeria]
Seu texto consegue se manter na escala em que não descaracteriza as profecias originais mas muito menos se torna uma aula de tanto didatismo. As interpretações volta e meia podem não ajudar nessa impressão, mas as palavras na maior parte do momento fluem com absoluta naturalidade mesmo nos contextos mais insólitos.

É com esse mix de qualidade e uma, no melhor dos sentidos, cara de novela da Record, que "Os Dez Mandamentos" já cravou sua página na história da dramaturgia brasileira mesmo bem antes de chegar ao fim.
 

No NaTelinha, o colunista Lucas Félix mostra um panorama desse surpreendente território que é a TV brasileira.

Ele também edita o https://territoriodeideias.blogspot.com.br e está no Twitter (@lucasfelix)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado