Intolerância Religiosa

BBB21: Terreiro de Lumena se pronuncia após cenas zombando Xangô

Brothers ironizaram e fizeram comentários de mau gosto sobre o orixá


Lumena sentada pensando no BBB21
Sister causou polêmica com comentário no BBB21 - Reprodução/Globo

O Terreiro Roça do Ventura, do qual Lumena faz parte, se pronunciou nas redes sociais sobre as cenas em que a sister, Nego Di, Karol Conká e Projota aparecem fazendo trocadilhos com o orixá Xangô. "Lumena é neta da Roça do Ventura, vodunci de apenas um ano de jornada. Como todos aqui sabem, o vodunci comete muitos erros até chegar a sua maior idade, erros esse que dofona (Lumena) cometeu nessa infeliz conversa com outros participantes", iniciou Etemy Ogorensi Aline, filha da Roça Ventura.

A representante do espaço religioso, que fica localizado em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, seguiu pedindo compreensão: "Como mãe de santo tenho que ter paciência, assim como todos aqui têm com vodunci na idade em que ela se encontra, ainda tem muito que aprender. Lumena não é apenas de candomblé, ela já passou por muitos lugares, onde contribuíram com processo de maturidade, como também contribuiu para que ela tenha pensamentos que aqui em minha casa estão sendo cuidados com muita cautela e urgência. Ela não é apenas de candomblé, ela é DJ, psicóloga... enfim, já veio para casa com uma bagagem muito complicada. Quando chegou em nossa casa, já sofria ataques racistas, logo já veio com muitas marcas, marcas essa que após sua feitura estamos desconstruindo".

"Eu entendo o repúdio, entendo a complexidade, e entendo também que a proporção está maior por ela estar em um reality, onde posso dizer a vocês que estou de perto que tem muita coisa a ser explicada. Eu não concordo com que ela falou ontem, eu assiti, mas por uma questão de ética como mãe de Santo eu não posso virar as costas para um filho, eu só posso torcer para que ela saia, e que eu possa mostrar a ela tudo que ela cometeu de erro. Passei 6 meses orientando ela, toda minha família aqui abordando assuntos, pedindo para que ela tome cuidado com que fala, para que ela não entre na pressão, porque la é uma tortura psicológica e ela por ter pouca idade que tem não está sabendo conduzir, mas vocês sabem que mesmo nós como autoridades orientando eles acabam tendo livre arbítrio de fazer o que quer", lembrou.

"O filho ele escolhe o caminho que acha viável para ele, não é justo minha casa, nossa família responder por tão ato, existem outros filhos na casa, nossa casa sempre foi e sempre será idônea, portanto não temos que responder nada a ninguém. Ela não está no programa na condição de AUTORIDADE RELIGIOSA, nem tão pouco cumprido sua obrigação de VODUNCI, ela é uma participante de um programa", disse parte do comunicado.

A religiosa explicou, ainda, que o terreiro não pode responder pelos atos de Lumena. "O filho ele escolhe o caminho que acha viável para ele, não é justo minha casa, nossa família responder por tal ato, existem outros filhos na casa, nossa casa sempre foi e sempre será idônea, portanto não temos que responder nada a ninguém. Ela não está no programa na condição de AUTORIDADE RELIGIOSA, nem tão pouco cumprido sua obrigação de VODUNCI, ela é uma participante de um programa".

"Espero que todos entendam, por que poderia ser com qualquer filho, lidar com ser humano não é fácil, portanto todos sabem o quão é desafiador", finalizou.

Polícia instaura inquérito para apurar denúncias de intolerância religiosa no BBB21

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) instaurou um inquérito para apurar a denúncia de intolerância religiosa contra Nego Di, Karol Conká, Projota e Lumena. A acusação foi feita pelo deputado estadual Átila Nunes (MDB).

Durante uma conversa na área externa da casa do BBB21, eles riram e fizeram piadas de mau gosto envolvendo o orixá Xangô. "Eu xangôzei", começou Nego Di, arrancado gargalhadas dos brothers, incluindo Lumena, que segue o Candomblé. E ele continuou: "Cheguei a xangôzar no quarto, véi. Ave, Maria". Em seguida, aos risos, foi a vez de Conká fazer o deboche imitando o jeito de falar de Lumena: "Você falando é muito engraçado. ‘Eu chamei Xangô, véi".

E não parou por aí! Lumena ainda entrou na brincadeira e lembrou-se de uma conversa que teve com Lucas Penteado, que é adepto da Umbanda: “Eu xangozei. Eu estou pelo certo com meu orixá, você está pelo errado. Ele está te abandonando". A conversa do quarteto foi extremamente criticada nas redes sociais e gerou uma enorme repercussão.


Fique por dentro dos principais acontecimentos do Big Brother Brasil 21 acessando o canal exclusivo do NaTelinha sobre o reality.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado