Confusão

Participante é expulso do Big Brother Portugal após fazer saudação nazista

Hélder Teixeira já tinha sido retirado do programa em 2020

Hélder foi expulso do programa - Foto: Reprodução/TVI
Por Redação NT

Publicado em 29/01/2021 às 14:41:31

Um participante foi expulso do Big Brother Portugal na última quinta-feira (28) após realizar declarações (veja vídeos abaixo)homofóbicas, sexistas e reproduzir, inúmeras vezes, a saudação nazista. Hélder Teixeira teve sua atenção chamada por colegas, mas insistiu em fazer o gesto e acabou sendo eliminado pela atração da TVI.

“Abaixe o braço. Não faça isso, que isso é péssimo”, afirmou Helena, outra concorrente da competição. Ele não deu muita importância e zombou do fato, marchando como as tropas de Hitler. “Não é grave nada. Faz parte da história do mundo”, disparou de forma debochada.

Vídeos viralizaram dele levantando os braços com a famosa saudação dos nazistas, que ganhou força ao longo da Segunda Guerra Mundial, sob o comando de Adolf Hitler. O nazismo foi responsável por exterminar milhões de pessoas, como judeus, ciganos, negros, homossexuais, entre outros.

VEJA TAMBÉM

“Há temas com os quais nunca podemos brincar, correndo o risco de os desvalorizar ou banalizar. O gesto que você fez simboliza milhões de mortos. Hélder sabe melhor que ninguém a importância das palavras e gestos no Big Brother, Por tudo isso, Hélder, deixou de ser bem-vindo na minha casa. Está expulso do Duplo Impacto. Pode se despedir dos seus companheiros e deixar a minha casa”, comunicou o “Big Boss” ao vivo.

“No Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, Hélder replicou uma conhecida saudação nazi depois de já o ter feito anteriormente e ter sido avisado por Quinaz e Helena quanto à gravidade do seu comportamento. O concorrente de Santa Maria da Feira parece não ter entendido a gravidade da situação e repetiu vários gestos inaceitáveis alusivos a esse marco tão negativo da história”, explicou a TVI em comunicado enviado para a imprensa.

Hélder participou do programa no ano passado e foi expulso por também fazer insultos homofóbicos e sexistas. “Não estava a espera de nada. De todo. Quando acontece uma situação desta somos avisados. Como eu sou de tal forma brincalhão e já fiz tantas vezes este gesto, não fazia a mínima ideia que isto ia ter esta proporção. Juro pela minha família”, declarou ao sair da casa nesta edição.

Confira os vídeos:

Polêmicas no Big Brother Portugal

A sexta temporada do Big Brother Portugal, chamada Big Brother - A Revolução, exibida pela TVI, acabou em dezembro, mas ainda repercute até hoje. Nesta semana, um vídeo de sexo explícito entre dois participantes da temporada vazou nas redes sociais do país e foi notícia em diversos sites. Os portugueses ficaram escandalizados com as imagens e foram para a internet comentar.

Na gravação aparecem os confinados Zena e André Abrantes mantendo relações sexuais no quarto enquanto as luzes estavam apagadas, mas a tecnologia da câmera do reality permitiu registrar as imagens da moça praticando sexo oral no músico. Na época em que aconteceu o episódio, não foi exibido o vídeo pelos participantes terem suas intimidades preservadas pela edição do programa.

Com a gravação misteriosamente vazada 20 dias após o fim da temporada, a Endemol, empresa que licencia o formato no mundo, cobrou responsabilidade sobre a divulgação das imagens. Em comunicado enviado para a imprensa local, a companhia repudiou o episódio e disse que tomará providências.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS