Exclusivo

Reportagem reforça descoberta sobre primeiro beijo transmitido pela TV brasileira

O primeiro beijo na frente das câmeras foi dado pela atriz Aimée Lemos e o locutor Carlos Frias

Teste de transmissão da TV Tupi/ Foto: Revista O Cruzeiro
Por Sandro Nascimento

Publicado em 02/04/2020 às 10:25:39

Teve grande repercussão a revelação feita pelo NaTelinha da foto do primeiro beijo dado diante das câmeras de TV no Brasil. Até então, acreditava-se que Vida Alves e Walter Foster teriam sido os protagonistas da cena romântica, entretanto, ela aconteceu antes, com a atriz Aimée Lemos e o locutor Carlos Frias, durante as primeiras transmissões de televisão comercial no Rio de Janeiro, pela TV Tupi, em maio de 1950 com o patrocínio da marca General Eletric.

A foto do beijo entre Aimée e Carlos Frias foi publicada em uma matéria jornalística de três páginas de O Cruzeiro, revista de maior tiragem do Brasil na época. O texto e imagens são de Luciano Carneiro, um dos profissionais mais importantes da história da publicação, com título: "A Televisão Tupi vai para o ar".

"Esta reportagem não pretende satisfazer por completo à indisfarçável curiosidade dos metropolitanos - é bom esclarecer. A televisão já se tornou assunto corriqueiro de 'bate-papo' e os telefonemas à redação, solicitando notícias, não deixam margem a dúvidas. Mas outras reportagens esclarecerão melhor o leitor. O que importa fazer, no momento, é assegurar que tudo caminha às mil maravilhas", escreveu Luciano Carneiro na pagina 64 de O Cruzeiro do dia 27 de maio de 1950.

E continuou: "Disso acabam de ser testemunhas os principais artistas do teatro carioca. Convidados pelas Emissoras associadas, eles foram ter no estúdio privado da General Eletric - cuja fábricas aparelhavam a televisão Tupi - e tomaram parte na segunda experiência de transmissão. A primeira sucedera havia duas semanas e contara com a presença de autoridades entre as quais o Ministro da Educação".

O beijo polêmico

 
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS