Publicado em 25/06/2022 às 09:25:00
Humorado, divertido e sem preocupações, Bussunda (1962-2006) nunca tinha mostrado para os amigos e colegas de trabalho sua faceta ansiosa. Isso, no entanto, aconteceu pela primeira vez na cobertura do Carnaval do Rio de Janeiro, em 1990. Na ocasião, o craque do Flamengo, Zico, participava da folia e foi um dos convidados para ser entrevistado pelo grupo de humor. Porém, o comediante se negou a fazer tal bate-papo: ele era flamenguista doente e, por isso, "amarelou" na hora de conversar com o ídolo.
Essas e outras revelações estão na minissérie Meu Amigo Bussunda (2020), disponível no Globoplay. Dirigido por Claudio Manoel, integrante do grupo de humor e amigo de infância do comediante, o título visita a vida do carioca com depoimentos de amigos, colegas, familiares e participações em programas de televisão, como: TV Pirata (1988-1992), Dóris para Maiores (1991) e Casseta & Planeta Urgente (1992-2010).
"Um dos entrevistados foi o Zico, aí todo mundo falou: Bussunda, você vai entrevistá-lo. E ele, que nunca amarelou com ninguém, amarelou com seu maior ídolo", contou Beto Silva, no segundo episódio do documentário. No lugar do comediante, Claudio Manoel topou falar com o craque do Flamengo. O próprio ex-jogador de futebol também foi entrevistado no título e deu um depoimento sobre sua impressão do fã: "Ele era um gênio do humor, um cara fora do comum que conseguia pegar vários traços e que conseguia transformar aquilo numa alegria. Ele tinha uma empatia muito grande", disse.
Oito anos depois, Zico ficou chateado com uma opinião de Bussunda. Na época, o humorista era cronista esportivo e escreveu em um artigo que o ex-jogador foi o responsável pelo corte de Romário à Copa do Mundo de 1998. "Ele escreveu uma coisa e Zico o chamou na xinxa. O Bussunda ficou muito mal porque ele era muito fã dele", contou Claudio Manoel.
"Ele tinha ficado puto porque o Romário foi cortado [da Seleção] e, ao mesmo tempo, tinha ficado puto porque o Zico tinha sido responsável. Ele depois reclamou", relembrou Hubert Aranha, outro integrante do Casseta & Planeta.
"Fiquei muito chateado. Só fiquei porque ser quem ele era e o relacionamento que a gente tinha. Mas depois dali, acabou [a briga]", explicou o ex-Flamengo, no documentário. Mesmo assim, Claudio Manoel assegurou que Bussunda ficou bastante chateado com a conversa. "Quando ele foi embora, parecia que ele tinha três anos de idade. Ficou tão pequenino", finalizou o diretor.
Apesar do susto, Bussunda não se intimidou com a história por muito tempo. Ele, inclusive, aproveitou a mesma copa do mundo para engatar uma nova zoeira. O humorista fez questão de parodiar a convulsão de Ronaldo Fenômeno na final do campeonato em uma esquete.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Dia 29
Viverá gêmeos
Poppa's House
De volta
Novidades
No ponto
Urnas da TV
Nova temporada
Entrevista exclusiva
Clássico
Dezembro
Tô Nessa!
Mais de 20 anos depois
Após 4 anos
Vem aí
Exclusivo
Em 4 episódios
Marco na TV
Após 24 anos
De volta na Record