Exclusivo

Zezeh Barbosa volta às novelas como "biscate do bem" em Quanto Mais Vida Melhor

Atriz dá detalhes sobre Dona Tetê, sua personagem na próxima trama das 19h

Zezeh Barbosa será Dona Tetê, que faz de tudo para conquistar Osvaldo (Marcos Caruso) em Quanto Mais Vida Melhor, próxima novela das 19h - Foto: Reprodução/Instagram
Por Walter Felix

Publicado em 26/09/2021 às 07:39:00

Quanto Mais Vida Melhor, próxima novela inédita das 19h, marcará o retorno da atriz Zezeh Barbosa à TV – seu último papel fixo na Globo foi em I Love Paraisópolis (2015). A partir de novembro, ela poderá ser vista no ar como Dona Tetê, uma “biscate do bem”, como define a intérprete em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

Em Quanto Mais Vida Melhor – novela de Mauro Wilson com direção de Allan Fiterman –, Dona Tetê será apaixonada por Osvaldo (Marcos Caruso) e fará de tudo para tirá-lo de Nedda (Elizabeth Savalla). No passado, ela destruiu o casamento da rival com o malandro Edson (Stepan Nercessian), que agora se une à ex-amante para pôr fim ao romance do outro casal.

“Amo fazer drama, mas a comédia tem um lugar quentinho no meu coração. Essa é uma personagem muito diferente de mim. Eu brinco muito, mas sou super reservada, fiel e casada há mais de 20 anos. Já Dona Tetê adora um peguete. Ela gosta de homem casado”, revela Zezeh Barbosa.

VEJA TAMBÉM

Com Stepan, a atriz encarna uma dupla de criminosos cômicos. “Planejamos vinganças e planos mirabolantes para resgatar os amores de volta”, conta. Enquanto não conquista o coração do personagem de Marcos Caruso, a personagem “cisca” em outros terreiros. “Se Dona Tetê viu e gostou, vai lá e pesca! Ela gosta de homem que tem dona”, se diverte a atriz.

“Não posso falar que ela é uma ‘biscate’, porque adoro essa personagem. É uma ‘biscate do bem’, digamos assim, que vai só até à página sete, porque sabe que pode levar um tapa. Ela é ousada, mas quando percebe que vai sobrar para ela, escapa rapidinho. Se autoproclama a Rainha do Borogodó, por causa de uma dancinha que ela faz para seduzir os homens. Em todo lugar tem uma Dona Tetê. No fundo, é uma mulher carente e apaixonadíssima.”

Zezeh Barbosa

 

Com representatividade negra e trans, Quanto Mais Vida Melhor será “uma história leve para dias difíceis”, segundo Zezeh Barbosa

Quanto Mais Vida Melhor será “uma história leve para dias difíceis”, garante Zezeh Barbosa. “Estou triste com várias coisas, tenho perdido muitos amigos e parentes [por conta da Covid-19], mas essa novela tem me preenchido e me ajudado muito a atravessar este momento de pandemia”, afirma a artista de 58 anos.

“Vou para as gravações isolada do motorista, não posso conversar, fico sozinha no camarim… Mas, independentemente dos cuidados, é um privilégio poder atuar, exercer minha profissão e fazer o que eu amo nesta pandemia em que todo mundo está desempregado, com tanta tristeza à volta.”

Ela destaca a representatividade do elenco, com presença de atores negros - Akin Garragar, Cridemar Aquino, Mariana Nunes, Sérgio Menezes, Val Abrantes são alguns deles - e também atrizes trans, como as estreantes Carol Marra e Marcella Maia e a veterana Nany People. “É uma novela humana, que vai transitar por todos os lugares que são a cara do Brasil”, promete Zezeh.

Em Quanto Mais Vida Melhor, três personagens morrem em um acidente aéreo e chegam ao céu. Lá, descobrem que a morte foi um engano e eles são mandados de volta com a oportunidade de recomeçar, com uma única exceção: um deles deveria morrer de fato, portanto, a chance será a última. O elenco tem ainda Giovanna Antonelli, Mateus Solano, Vladimir Brichta e Valentina Herszage.

Zezeh Barbosa faz lives para promover boas ações e realizar antigo sonho: “Sempre quis ser uma Oprah”

O combate ao preconceito, aliás, é um dos motivos que fez Zezeh Barbosa a investir em lives nas redes sociais. Usar sua voz contra o racismo é uma necessidade da atriz. “Somos a maioria e ainda assim há o desrespeito, a falta de trabalho… Tudo aquilo que a gente já sabe, mas que ainda precisamos sempre repetir. É como se você falasse hoje e amanhã as pessoas esquecessem.”

“Acho que toda forma de preconceito é um lixo. Tenho usado esse espaço para falar sobre consciência e amor ao próximo. Pode ser brega, mas luto por isso”, afirma. O projeto Toda Gratidão, no Instagram, também busca dar visibilidade a boas ações pelo Brasil, como uma iniciativa de doação de comida a pessoas em situação de rua. “Chegou o momento dessas pessoas serem as estrelas principais”, defende Zezeh.

Atualmente, ela conta com mais de 100 mil seguidores. “Demorei muito para fazer um perfil na internet. Se eu tivesse entrado nesse espaço na época de outras personagens que deram muito certo, como a Latorya [de A Lua me Disse, novela de 2005], tenho certeza que o número de seguidores seria muito maior.”

De quebra, com as entrevistas na web, ela tem realizado um desejo de longa data. “Sempre quis ser uma Oprah. Além de ser atriz, adoraria apresentar um programa feminino. No fundo, esse é um sonho meu de antigamente que, de certa forma, tenho conseguido realizar agora”, revela.

Além da novela e das lives, Zezeh Barbosa é uma das juradas de um edital promovido por Fábio Porchat que vai selecionar espetáculos de comédia. Os selecionados receberão um incentivo de R$ 80 mil. Um dos requisitos é que metade do elenco e da equipe seja de profissionais negros. “É uma forma bem bacana de alcançar um teatro mais igualitário, o que me emociona muito. Seria ótimo se outras pessoas também tivessem essa preocupação”, elogia a atriz.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS