Em 1989, ESPN chegou ao Brasil como canal UHF e com esportes impopulares

"Eu Paguei Pra Ver" relembra histórias e curiosidades da TV paga brasileira

Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 25/04/2016 às 18:01:02

Em 1989, a TV paga brasileira ainda não era exatamente regulamentada. Na verdade, nem existia direito, já que a MTV só chegaria naquele ano e foi o canal que praticamente inaugurou a TV segmentada no Brasil.

Porém, nos Estados Unidos ela já existia, e com muita força. No fim dos anos 80, quase metade da população americana tinha TV a cabo e já estava totalmente implementada na Terra do Tio Sam. Só para se ter uma ideia, nos EUA de 1984 a 1992, foram investidos 15 bilhões de dólares para o cabeamento de ruas e mais bilhões para o desenvolvimento de programação, financiados pelas operadoras de televisão a cabo.

Aqui no Brasil, a coisa ainda engatinhava, e a ESPN ajudou a mudar isso. Em 1989, o Canal +, que faz sucesso na TV por assinatura europeia, chegou no país e inventou o primeiro conceito de TV por assinatura por aqui, retransmitindo a ESPN International em TV aberta.

Confira vídeo de lançamento do canal em 1989:

A ESPN era sintonizada através de dois canais: 29 UHF em São Paulo e 32 UHF no Rio de Janeiro. Quem tentou ver algo na época, jura que a qualidade era ruim, mas que nunca se esquece, pois aquela emissora foi pioneira em transmitir eventos e esportes totalmente impopulares no Brasil. E ao bem da verdade, impopulares até mesmo nos Estados Unidos.

Programas de fitness, pescaria e cricket (foto/acima) e ligas mais fracas como beisebol universitário faziam parte do portfólio da ESPN na época. Porém, não era só de "porcarias" que vivia o canal em 1989. Também foi graças à transmissão da emissora que tivemos as primeiras exibições de futebol americano, beisebol e hóquei em solo brasileiro - futebol americano que, hoje, é um dos campeões de audiência da ESPN Brasil.

A primeira equipe tinha nomes como André José Adler (foto/abaixo) - já falecido -, Marco Alfaro e Ivan Zimmermann. Os três ficaram no canal até 2005, quando a ESPN transferiu para o Brasil toda a operação dos canais no país - antes, a ESPN International ficava em Bristol e a Brasil, em São Paulo.

O fato é que essa ESPN em TV aberta ficou no ar até 1991, quando surgiu na TVA e virou um canal pago. Em 1995, foi criada a ESPN Brasil. Por isso, é válido dizer que a ESPN tem duas décadas e meia no país e inaugurou a TV paga por aqui. Mesmo que com programa fitness, que convenhamos, é bem questionável.

Gabriel Vaquer escreve sobre mídia e televisão há vários anos. No NaTelinha, é responsável por reportagens variadas e especiais. Na coluna "Antenado", fala sobre TV aberta quando a necessidade pedir. Já no "Eu Paguei Pra Ver", conta histórias curiosas sobre a TV por assinatura no Brasil. Converse com ele. E-mail: gabriel@natelinha.com.br / Twitter: @bielvaquer

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS