De 'azarona' à fenômeno: conheça a Banda Vingadora, dona do hit do Carnaval

Fotos: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 24/01/2016 às 20:00:14

Um dos grandes baratos do Carnaval de Salvador é a capacidade que a festa tem de lançar músicas e talentos a cada ano. Você pode até discutir um pouco se são boas ou não, mas que todo mundo curte durante a festa, é indiscutível.

Até março de 2015, ninguém sabia quem era Tays Reis, natural de Ilhéus e que se mudou bem pequena para Itabuna, no interior da Bahia. A baiana de 21 anos começou sua carreira aos 13 anos, cantando com amigos e em pequenas bandas locais. Após, fez aulas de violão e outros instrumentos, e desde criança pensou em seguir como cantora.

Aos 15 anos, ela já cantava em uma banda de baile local e aos 17 anos foi vocalista de um grupo de forró em Vitória da Conquista, também na Bahia. Tays chegou a entrar na faculdade de jornalismo em uma importante instituição do interior do estado, porém sua vida começou a mudar em 2014, quando ela conheceu seu atual empresário, Aldo Rebouças. Juntos, Tays e Aldo montaram o projeto da Vingadora.

Em março de 2015, a banda se reuniu de vez e no mês seguinte já fazia shows na Bahia, virando rapidamente um fenômeno popular nos chamados "paredões" - onde jovens se reúnem com sons de carro para ouvir música e se divertir.

O primeiro EP foi lançado no meio do ano, e trouxe músicas como "A Minha Mãe Deixa”, “Vem Ni Mim”, “Tremidinha" e o maior sucesso delas: "Paredão Metralhadora". Logo após, foi gravado o primeiro DVD, na cidade de Ibicuí (BA), para um público de 20 mil pessoas, sendo lançado no início deste ano. Aliás, "Paredão Metralhadora" de fato levou o grupo para outro patamar.

Na internet, se popularizou graças a um vídeo feito pela academia Fit Dance, de Salvador, que tem no seu YouTube mais de 2 milhões de inscritos. Essa gravação tem mais de 4 milhões de visualizações e fez pessoas de outras cidades terem contato com a música pela primeira vez. Mas a grande virada aconteceu com o clipe da canção, que foi gravado em novembro e lançado em dezembro de 2015, com um orçamento avaliado em 200 mil reais - investimento alto para um clipe atualmente no Brasil. Com quase 10 milhões de visualizações em menos de um mês, o vídeo fez a banda virar sucesso na internet de uma vez por todas.

O estouro da banda impressionou a Sony Music, principal gravadora do Brasil. No último dia 15 de janeiro, a Banda Vingadora assinou contrato. Dentre os projetos, estão um álbum nas plataformas digitais que tem previsão de ser lançado no primeiro semestre deste ano. “Estou muito feliz. Essa parceria com a Sony será importante para solidificarmos nosso trabalho no Brasil. É a mesma gravadora de Chris Brown, da Beyoncé, do rei Roberto Carlos e do eterno Michael Jackson. Vamos ficar ainda mais profissionais”, comemorou Tays.

Mesmo tendo outras músicas no páreo, como "Pega-Pega", do Psirico, e "Bota a Cara no Sol", do É o Tchan, "Metralhadora" já foi praticamente escolhida pelo público. Em rádios de São Paulo, a música não para de tocar e só cresce nas paradas. Tays também já participou de programas da Globo, como o "Encontro" e o "Vídeo Show", para ensinar a coreografia do hit. Ela também já foi convidada para dividir palco com cantoras como Preta Gil, Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Sua canção, atualmente, já está sendo tocadas por grandes artistas conhecidos nacionalmente, como Aviões do Forró e Wesley Safadão. Até mesmo Anitta já entrou na onda da metralhadora.

O fato é que 2016 parece ser o ano da Vingadora. Mas o que quer dizer o nome? Tays explicou, em entrevista para o site Bahia Notícias, no ano passado: "Tem gente que acha que é algo relativo à vingança, né? Mas não é bem assim. Vingadora é um personagem forte, que a gente criou para representar todas as mulheres, na questão de que somos poderosas, podemos alcançar os mesmos objetivos que os homens, inclusive na questão musical".

Pois é, o Violino do Poder, como a mesma diz, pegou para o Carnaval. Se vai pegar durante todo o ano, só o tempo vai dizer.

No próximo domingo (31), o NaTelinha volta com o especial sobre o Carnaval. Fique ligado!

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS