Em crise, emissoras mantêm contratos de locações de horários com igrejas

R.R. Soares seguirá tranquilamente com seu horário na Band - Fotos: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 13/01/2015 às 11:03:39

O ano de 2015 já se mostra complicado para as emissoras de televisão, por conta da crise financeira que toma conta de anunciantes e investidores.

Ou seja, neste ano, é praticamente impossível jogar dinheiro fora. E muitos canais se rendem às igrejas evangélicas, que dispõem de muito dinheiro.

Segundo a revista Veja, nenhuma das emissoras que atualmente vendem horários para transmissões de cultos, cogitou cancelar o contrato, como normalmente ocorre nos fins de temporada televisiva. A Band, que volta e meia questiona se vale a pena continuar com o "Show da Fé", de R.R Soares, na faixa da noite, desta vez renovou o contrato por mais um ano e ainda fez um pequeno ajuste no horário em que ele vai ao ar.

Já a RedeTV!, mesmo evoluindo financeiramente, também não pensou em acabar com a parceria com o missionário e renovou seu vínculo, com um ajuste de 10% no valor pago mensalmente.

Já as menores, como CNT e Rede 21, nem sequer pensaram em rescindir ou renovar, mantendo os valores e tempo de contrato intactos. Ambas continuam com apenas duas horas de programação diária, apenas o mínimo para veicular o tempo de jornalismo diário pedido na Constituição Brasileira.

Segundo levantamento feito pelo NaTelinha, somando valores que foram divulgados pela imprensa, estima-se que, somente Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Internacional da Graça de Deus e Assembléia de Deus invistam todas, somadas, cerca de 750 milhões de reais por ano, somente em locações de horário em outras emissoras.


De olho na má saúde financeira da Igreja Mundial, do apóstolo Valdemiro Santiago, inimigo de Edir Macedo (foto/esquerda), várias ofertas têm sido feitas a canais de pequeno e médio porte para a ocupação dos mais diversos horários.

Até então, a IURD vem levando a melhor. Embora tenha perdido vários fiéis no decorrer dos últimos anos, a gestão administrativa da igreja de Edir é muito mais sólida, o que permite que os pagamentos dos horários sejam feitos pontualmente - o que não ocorre com Valdemiro, que tem atrasado até mesmo aluguéis de seus templos.

A inadimplência da Igreja Mundial, aliada às boas ofertas e à credibilidade da Igreja Universal para com os pagamentos dos contratos firmados, têm feito com que acertos com a primeira venham sendo rescindidos à medida que a segunda faz propostas.

Este foi o caso ocorrido na CNT, que chegou a ter 10 horas da grade do canal - em um contrato que permitia chegar até 20 - mas que não foi adiante por conta dos atrasos nos pagamentos e da proposta da Igreja Universal.

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS