Conforto e praticidade em seu home office; confira dicas

Casa & Decoração

Fotos: Divulgação
Por Taty Bruzzi

Publicado em 23/07/2014 às 12:30:32

No mundo contemporâneo é cada vez mais comum trabalhar em home office. Empresas como a IBM, por exemplo, tem em seu quadro de funcionários cerca de 25% trabalhando de casa, representando uma economia de cerca de US$ 700 milhões.

Atuar em um home office tem suas vantagens. Além da flexibilidade de horários e do conforto, como o empregado ter controle sobre a sua rotina, o trabalho pode tornar-se mais produtivo e satisfatório para o empregador.

Entretanto, assim como em um escritório dentro de uma empresa, o espaço em casa também precisa ser agradável, confortável e funcional. Para isso, necessita-se de um bom planejamento.

A seguir, destacamos alguns pontos que devem ser levados em conta quando você for decorar ou redecorar o seu home office. Confira as nossas dicas, veja se elas se encaixam com as suas necessidades e torne o seu espaço de trabalho mais produtivo.

Como montar o seu home office

Espaço

O primeiro passo a ser dado quando for planejar o seu home office é analisar para o que aquele espaço será destinado. Ou seja, um escritório que serve apenas para escrever, ler ou armazenar documentos não tem a mesma funcionalidade de um no qual você vai passar horas trabalhando.

Como cada profissão requer demandas diferentes, você precisa saber quais são as suas. Por exemplo, se terá contato com clientes, fornecedores ou algum ajudante e quais equipamentos serão instalados no escritório.

Depois destas questões respondidas, é chegada a hora de estipular em que parte da casa o seu home office será instalado. É viável considerar um local onde você não seja interrompido por situações domésticas corriqueiras.    

Por fim, alie suas necessidades ao tamanho do espaço que você disponibiliza. Para isso, escolha móveis planejados e inteligentes, para que você tenha sempre à mão tudo o que precisar.

Iluminação

Atenção especial para a iluminação do seu home office. O ideal é que o escritório seja montado em um espaço com janelas amplas, assim evita-se desperdício de energia. Além disso, a iluminação deve ser homogênea e com foco intenso na mesa de trabalho ou onde mais houver necessidade.

Por outro lado, a luminosidade vinda da janela não deve atrapalhar a sua visibilidade. Principalmente, de quem trabalha direto com o computador. Neste caso, a dica é instalar o equipamento contra a janela.

Móveis  

Quando for escolher os móveis, lembre-se que cores claras ou nude dão ar sereno ao ambiente. Dê preferência aos móveis projetados para uso em escritório. Estes, são ergonômicos e práticos.

Por questões de saúde, tenha muita cautela na compra da cadeira, que deve ser confortável. Já as mesas em formato de L, além de fazer você aproveitar melhor o espaço, contribuem para que não haja a necessidade de se deslocar sempre que precisar pegar algo.     
       
Equipamentos


Nao há nada mais feio do que cabos e fios espalhados por todos os lados. Para evitar este desconforto, procure posicionar os móveis de forma que esconda as tomadas disponíveis.

Outra solução é usar bancadas e escrivaninhas com fundo falso, pois dá para escondê-los, ou ainda adquirir clipes e abraçadeiras especiais para cabos, mantendo-os longe do seu campo de visão.


Na hora de decorar, além dos itens necessários para o seu trabalho fluir bem como canetas, peso de papel, clipes e grampeador, entre outros, vale apostar na sua imaginação para transformar o ambiente em uma espaço que tenha a sua cara.

Então, aposte na mistura de peças vintages com contemporâneas, além de plantas, livros e objetos pessoais. Uma boa ideia é criar um painel, que pode ser de madeira, cortiça ou metal, onde dê para pregar recados e também fotos de familiares.

Assim, além de prático e funcional, o seu home office será também um ambiente aconchegante, no qual você se sinta em paz para realizar as suas tarefas.

Inspire-se em nossas dicas e bom trabalho. 

TAGS:
MAIS NOTÍCIAS