Homenagem

9 atores de Vale Tudo de 1988 que já morreram

Veja os nove atores da versão original que já faleceram e marcaram gerações

Beatriz Segall, Pedro Paulo Rangel e Sergio Mamberti estavam no elenco de Vale Tudo original - Foto: Montagem/NaTelinhga
Por Redação NT

Publicado em 06/10/2025 às 17:13:53,
atualizado em 06/10/2025 às 17:23:41

A Globo exibe nesta segunda-feira (06) um dos momentos mais icônicos da novela Vale Tudo: a morte de Odete Roitman (Débora Bloch). Na versão exibida em 1988, a responsável pelo assassinato da vilã foi Leila (Cassia Kiss). 37 anos após a cena ir ao ar, a trama continua marcando gerações e se destaca pela escalação de grandes nomes da teledramaturgia.

O NaTelinha preparou uma lista com nove atores da trama original de Vale Tudo que já morreram. Exibida na década de 1980, a novela contou com 204 capítulos e foi escrita por Gilberto Braga (1945 - 2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926 -2004).

Beatriz Segall

Beatriz Segall faleceu aos 92 anos, em 5 de setembro de 2018, em decorrência de problemas respiratórios e complicações do Alzheimer. Seu corpo foi velado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A cremação ocorreu em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Reconhecida por eternizar Odete Roitman em Vale Tudo em 1988. Seu último trabalho na TV foi em 2015, no seriado Os Experientes, como Yolanda, uma senhora presa em um banco durante um assalto. A atriz deixou três filhos: Sergio, Mario e Paulo, e oito netos.

Jairo Lourenço

O ator Jairo Lourenço, conhecido por interpretar Luciano em Vale Tudo, morreu aos 60 anos em 29 de novembro de 2021, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A morte ocorreu na UPA Afonso Pena e foi confirmada pela prefeitura dois dias depois.

Lourenço já havia sofrido outro AVC anos antes e enfrentava problemas de saúde. Com passagens por novelas como O Dono do Mundo (1991), Força de Um Desejo (1999) e Malhação, ele teve uma trajetória discreta na televisão. Na nova versão de Vale Tudo, o personagem Luciano será interpretado por Licínio Januário.

Cláudio Corrêa e Castro

O ator Cláudio Corrêa e Castro, conhecido pelo papel de Bartolomeu em Vale Tudo, morreu em 16 de agosto de 2005, aos 77 anos, após complicações de uma cirurgia cardíaca. A causa oficial foi falência múltipla dos órgãos.

Na época, ele vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro, onde buscava cuidados após enfrentar problemas de saúde e dificuldades financeiras. Em entrevista ao Jornal de Brasília em 2003, revelou ter enfrentado uma hérnia de disco que quase o deixou sem movimentos nas pernas e admitiu não ter administrado bem seus recursos ao longo da carreira.

Pai de três filhos — Gabriel, João Pedro e Guilherme — Cláudio teve uma trajetória marcante na televisão, com destaque em novelas como Sinhá Moça (1986), Tieta (1989), Rainha da Sucata (1990), A Viagem (1994), O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003). Seu último trabalho foi como Dr. Afonso em Senhora do Destino (2004).

No remake de Vale Tudo, previsto para 2025, o personagem Bartolomeu será interpretado por Luís Melo.

Lourdes Mayer

A atriz Lourdes Mayer morreu em 25 de julho de 1998, aos 78 anos, em decorrência de complicações causadas por um enfisema pulmonar. Na novela Vale Tudo, ela interpretou Dona Pequenina, avó de Íris, papel de Cristina Galvão. Seu último trabalho na televisão foi como Madre Superiora na primeira versão de Xica da Silva, exibida pela TV Manchete em 1996.

VEJA TAMBÉM

Com carreira iniciada no rádio, Lourdes também atuou em produções como Dancin' Days (1978) e Anos Rebeldes (1992). Ela foi casada com o ator Rodolfo Mayer até 1959 e teve dois filhos, Ricardo e Rodolfo.

A personagem Dona Pequenina não existiu na versão Vale Tudo escrito pro Manuela Dias.

Pedro Paulo Rangel

Pedro Paulo Rangel, intérprete de Audálio ou Poliana de Vale Tudo, morreu em 21 de dezembro de 2022, aos 74 anos, em decorrência de insuficiência respiratória. O ator tratava uma doença pulmonar obstrutiva crônica.

Discreto sobre sua vida pessoal, Rangel marcou a televisão ao interpretar Adamastor, um dos primeiros personagens abertamente gays da teledramaturgia brasileira, na novela Pedra sobre Pedra (1992).

Em Gabriela (1975), protagonizou o primeiro nu masculino da TV brasileira, em uma cena considerada histórica. Seu último papel em novelas foi como Zé da Carmem, em Amor Eterno Amor (2012).

No remake de Vale Tudo o personagem Poliana foi vivido por Matheus Nachtergaele.

Adriano Reys

O ator Adriano Reys, que deu vida ao diretor de revista Renato Filipelli em Vale Tudo, morreu em 2011, aos 78 anos, vítima de um câncer no fígado e no peritônio. A doença evoluiu para embolia pulmonar e parada cardíaca.

Ele estava internado no hospital Copa D’Or, em Copacabana, onde passou por sessões de quimioterapia. Antes disso, havia ficado hospitalizado por cerca de três meses e retornado para casa sob cuidados médicos.

Casado com Vivi Cantinho por 29 anos, o casal não teve filhos. Seu último papel na televisão foi como Tonho, na novela Mutantes: Promessa de Amor, da Record

No remake de Vale Tudo o personagem Renato foi interpretado por João Vicente de Castro.

Fábio Junqueira

O ator e diretor Fábio Junqueira morreu em 20 de novembro de 2008, aos 52 anos, vítima de um tumor cerebral. Internado em julho daquele ano no Rio de Janeiro, foi diagnosticado com um edema cerebral decorrente do câncer, mas não resistiu após meses de tratamento. Pai do também ator Caio Junqueira, que faleceu em 2019 após um acidente de carro, Fábio era casado com Maria Inez Torres, mãe do ator Jonas Torres, a quem incentivou na carreira artística.

Na televisão, seu último papel foi como Dr. Paulo na versão de A Escrava Isaura (2004), da Record.

Ele também atuou em novelas como Riacho Doce (1990), Meu Bem Meu Mal (1990), História de Amor (1995), Quatro por Quatro (1995), Por Amor (1998) e Mulheres Apaixonadas (2003).

O personagem Fred, vivido por Fábio em Vale Tudo, não retornou na versão de 2025.

Sérgio Mamberti

Sérgio Mamberti, conhecido por interpretar o mordomo Eugênio em Vale Tudo, morreu em 3 de setembro de 2021, aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos após ser internado com uma infecção pulmonar.

Em julho do mesmo ano, já havia sido hospitalizado para tratar uma pneumonia, passando pela UTI antes de receber alta.

Com uma carreira multifacetada, Mamberti foi ator, diretor, produtor, autor, artista plástico e ocupou cargos no Ministério da Cultura. Casou-se com Vivien Mahr em 1964, com quem teve três filhos: Duda, Fabrício e Carlos.

 Após a morte da esposa, viveu por 37 anos com Ednado Torquato, com quem adotou a filha Daniele. O artista falou abertamente sobre sua bissexualidade em sua autobiografia.

O velório foi realizado no Teatro Sesc Anchieta, em São Paulo, em cerimônia restrita a familiares e amigos, e o corpo foi enterrado no Cemitério da Consolação.

Na televisão, seu último papel em novelas foi como Dom Manfredo em Sol Nascente (2016). Fora das novelas, eternizou o personagem Dr. Victor no infantil Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.

Luís Salém deu vida ao mordomo Eugênio na nova versão de Vale Tudo

Sebastião Vasconcelos

Sebastião Vasconcelos, intérprete de Salvador - pai de Raquel em Vale Tudo - morreu em 15 de julho de 2013, aos 86 anos, vítima de choque séptico e parada cardiorrespiratória.

O ator estava internado desde o fim de junho no Hospital Israelita Albert Sabin, na Tijuca, Zona Norte do Rio, após ser diagnosticado com pneumonia. O corpo foi cremado no Cemitério do Caju, em cerimônia restrita a familiares e amigos.

Casado por 54 anos com Vilma Guisser Costa, Sebastião teve dois filhos. Ao longo da carreira, participou de novelas marcantes como Tieta (1989), Mulheres de Areia (1993), História de Amor (1995), O Clone (2001), A Casa das Sete Mulheres (2003) e Cabocla (2004), onde viveu Felício. Seu último trabalho em novelas foi como Mauro, em Caminhos do Coração (2007), da Record.

No remake de Vale Tudo, o personagem Salvador foi interpretado por Antônio Pitanga.

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler de Vale Tudo e de outras novelas.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MINI-ESPECIAIS
MAIS NOTÍCIAS