Tudo ou nada

Globo bebe na fonte de Mar do Sertão para resgatar público com No Rancho Fundo

Substituta de Elas por Elas tem estreia prevista para abril

José Loreto e Luisa Arraes estarão no elenco de No Rancho Fundo - Foto: Divulgação/Globo/Montagem NaTelinha
Por João Paulo Dell Santo

Publicado em 30/12/2023 às 08:00:00,
atualizado em 30/12/2023 às 09:29:26

Próxima novela das seis, No Rancho Fundo não furou a fila à toa. Ao recusar a sinopse de O País de Alice, de Lícia Manzo, a qual considerou muito elitista, a direção de Dramaturgia da Globo olhou para Mar do Sertão para definir a sucessora de Elas por Elas.

Escrita e dirigida pelos mesmos profissionais que tocaram o enredo de Candoca (Isadora Cruz), Mário Teixeira e Allan Fiterman, respectivamente, No Rancho Fundo tem como encomenda mergulhar no mesmo universo lúdico que marcou os 178 capítulos de Mar do Sertão.

+ Globo demite autores e entra em 2024 à procura de talentos para escrever novelas

Com a escolha, a Globo coloca suas fichas no que julga uma aposta segura, certa, em vez de ousar e dar mais um tiro no pé - a atual ocupante do horário tem oscilado entre 10 e 14 pontos, marca assombrosa para uma produção inédita.

Mais do que isso, a opção por Mário Teixeira e companhia, pouco mais de um ano após sair do ar, foi feita com base no que a emissora considera como uma novela ideal para agora, ou seja, tramas leves, empolgantes, com sotaques variados, diversidade racial e representatividade. Para a Globo, é importante que todas as regiões do Brasil se sintam representadas em suas telas.

VEJA TAMBÉM

Além disso, o grupo de discussão de Elas por Elas, que apontou que o folhetim não dialoga com o perfil da faixa, em um erro crasso de avaliação de José Luiz Villamarim e Amauri Soares, revelou que o telespectador desse horário se sente mais atraído por fábulas, romances e enredos de época.

A Globo, pelo menos neste momento, prefere não mais contrariar essa lógica, daí a escolha por uma proposta "adequada" à faixa. Inclusive, há encomendas feitas a Alessandra Poggi e Duca Rachid, que escreveram Além da Ilusão e Amor Perfeito, consideradas dois acertos recentes. A ideia é seguir essa sequência.

Mais do que entregar o que o público quer ver, a Globo também vai apelar para o sentimento de nostalgia. Com No Rancho Fundo, a intenção é resgatar o espectador que parou para ver Mar do Sertão de norte a sul do país. Assim como Vai na Fé às 19h, o folhetim é citado pela atual direção como um modelo a ser seguido.

Record anuncia demissões, gera temor e negocia para evitar greve

E é a partir dessa "operação resgate" que personagens da trama anterior serão recuperados. Deodora (Debora Bloch), Sabá Bodó (Welder Rodrigues), Nivalda (Titina Medeiros), Floro Borromeu (Leandro Daniel) e Cira (Suzy Lopes) ganharão novos contornos e funções na sucessora de Elas por Elas. 

A estratégia não é inédita, pelo contrário, já foi vista em Belíssima, com a volta de Jamanta (Cacá Carvalho), de Torre de Babel, e em Deus nos Acuda, com o retorno de Dona Armênia (Aracy Balabanian), de Rainha da Sucata. Tantos personagens de uma vez, porém, trazem um novo desafio. Não à toa, No Rancho Fundo foi chamada inicialmente de Mar do Sertão 2.

No Rancho Fundo quer fisgar dona de casa logo de cara

Com estreia prevista para 1° de abril, No Rancho Fundo é inspirada na peça A Capital Federal, de Artur Azevedo. O enredo gira em torno da protagonista Quinota, filha de Zefa e Tico Maciel, que vivem em Lasca Pedra, também na região do Cariri, assim como Canta Pedra (onde Mar do Sertão foi ambientada), um lugarejo sem eletricidade, água encanada e outros itens básicos. De origem humilde, ela se entrega a Marcelo, um rapaz da "cidade grande".

Ao ver a filha desonrada, Zefa Maciel sai à procura do "malfeitor". Nesse meio tempo, porém, Quinota conhece seu grande amor, Arthur. A partir aí, constitui-se uma velha e boa história de amor, com mocinhos, vilões, encontros, desencontros e toques de humor. 

+ SBT chega ao fim de 2023 se livrando de indenizações trabalhistas e com bolada para receber 

Além dos remanescentes de Mar do Sertão, o elenco de No Rancho Fundo conta, por enquanto, com Luisa Arraes e José Loreto, nos papéis de vilões do enredo, e Andréa Beltrão, Eduardo Moscovis e Alexandre Nero.

Larissa Bocchino fez testes para viver Quinota e agradou a direção da novela, segundo informou Duh Secco. A mineira de 24 anos vem sendo muito elogiada durante as gravações de Guerreiros do Sol, próxima trama original do Globoplay. Outro que foi bem avaliado foi Igor Jansen, lançado à fama pelo SBT em As Aventuras de Poliana. A Globo pretende fechar o elenco da produção ainda na primeira quinzena de janeiro.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS