Enfoque NT

Icônico e clássico, "Qual é a Música?" era ressuscitado por Silvio Santos há 20 anos

"Qual é a Música?" voltou diferente em 1999 e permaneceu até 2008

Silvio Santos apresentando o "Qual é a Música?" - Fotos: Divulgação/SBT
Por Thiago Forato

Publicado em 01/08/2019 às 05:19:58

Em 1º de agosto de 1999, Silvio Santos ressuscitava o icônico "Qual é a Música?" depois de oito anos descansando seu formato.

A competição musical é certamente um dos games mais lembradas pelo público e sempre há um certo clamor por sua volta, ao lado dos lendários "Show do Milhão" e "Casa dos Artistas".

Em um formato um pouco diferente daquele que ficou marcado entre 1976 e 1991, onde os artistas acumulavam participações a medida que venciam. Nessa volta, Silvio preferiu colocar personalidades diferentes a cada disputa. E deu certo.

Rapidamente o novo "Qual é a Música?" caiu no gosto popular e passou a bater a Globo com frequência, principalmente nas tardes de domingo, com vitórias frequentes sobre o "Planeta Xuxa".

Silvio, ao contrário do que fez com o "Show do Milhão" e a "Casa dos Artistas", descansava o formato com frequência. O game musical teve períodos de hiato em 2000 e entre 2003 e 2005. Voltou em 2007 para ser extinto em 2008.

Ou seja, nunca saiu do ar por baixa audiência. Estava sempre em rotatividade com outros programas apresentados pelo próprio dono do SBT.

VEJA TAMBÉM

Nostálgico

O "Qual é a Música?" é sinônimo de Silvio Santos e ficou na memória afetiva do público certamente porque foi um dos que o animador mais se sentia à vontade.

Íntimo dos artistas, sua interação com eles sempre foi um show à parte. Afinal, era mais comum Silvio lidar com anônimos e suas colegas de trabalho. Ver como o Homem do Baú se portava diante de outros artistas já valia o show.

O giro na plataforma a cada mudança de quadro, os dubladores com a cara pintada, as notas no piano e o trio que se revezava na cantoria das músicas era extremamente harmônico, o que ajudou a tornar o "Qual é a Música?" um grande clássico.

Sua volta, contudo, é uma possibilidade remota. Desde 2008 seu dominical de quatro horas é quem dá as caras. Está tudo concentrado ali. 

Dar o "Qual é a Música?" a outro apresentador ou até a uma de suas filhas também não seria uma boa ideia, como aconteceu com o "Topa ou Não Topa" e outros programas que Silvio passou o bastão, mas que tiveram menos notoriedade. 

Em 2012, Gugu Liberato chegou a apresentar o formato na Record após adquirir os direitos do original "Name That Tune". Mas, obviamente não foi a mesma coisa. Depois disso, o SBT não readquiriu o formato. Procurada, a emissora confirma a informação.

"Maestro Zezinho, 10 notas", "qual é a música?" e outros bordões clássicos deste game-show ficarão apenas na lembranças de quem viu. E claro, relembrados hoje no YouTube.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS