No vídeo, os destaques da novela são as excelentes atuações de Jean Paulo Campo (que menino talentoso), Sheron Menezzes e José Loreto.
Sandro Nascimento
Publicado em 23/01/2023 às 15:45:00,
atualizado em 23/01/2023 às 17:02:19
Na divulgação da estreia de Vai na Fé, a Globo destacou que a novela escrita por Rosane Svartman tinha no seu casting 70% de atores negros. Fato que virou motivo de celebração visto que na indústria de dramaturgia esse percentual só era atingindo em histórias sobre a escravatura. Porém, ao assistir primeira semana da nova trama das 19h, a realidade me fez refletir se o avanço vendido não foi, na verdade, um passo atrás.
Vai na Fé é ambientada no bairro de Piedade, subúrbio do Rio, onde moram a maior parte dos personagens. O núcleo pobre, e seus inúmeros problemas financeiros, é dominante na história de Svartman e é neste núcleo onde está escalado a maior parte do elenco negro.
Sou defensor de uma televisão mais diversa e confesso que fiquei na expectativa de assistir - e ainda não foi dessa vez em Vai na Fé, infelizmente - um casting formado por negros atuando em personagens bem-sucedidos. Que não tenham sua luz cortada por falta de pagamento ou que estejam desempregados por um currículo sem formação acadêmica, como é contada na história.
Podemos questionar e devemos. Por que Sheron Menezzes precisava ser a vendedora de quentinhas e a loiríssima Carolina Dieckmann, a advogada bem-sucedida? Por que nas tramas paralelas fora do subúrbio o percentual de atores negros contratados são a minoria? A decisão artística da Globo retrata a realidade de uma sociedade desigual ou reforça estereótipos de que somente negros são os pobres e moradores das comunidades? Será que o subúrbio é o novo nicho de trabalho para atores negros?
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Por outro lado, Vai na Fé trata de assuntos belicosos no seu arco dramático, e que mereciam, já de um algum tempo, ganhar o protagonismo numa novela, como racismo estrutural, violência doméstica e o machismo. No entanto, a autora não vem conseguindo abordar esses temas, pelo menos na primeira semana, com textos mais profundos, e essa superficialidade nos diálogos atrapalha até na emoção de algumas cenas.
No vídeo, os destaques da novela são as excelentes atuações de Jean Paulo Campo (que menino talentoso), Sheron Menezzes e José Loreto.
Sandro Nascimento
Como produto da Globo, de tudo que foi exibido, Vai Na Fé vai desafiar a icônica frase de Joãozinho Trinta: “Pobre gosta de luxo; quem gosta de pobreza é intelectual”.
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