Comparativo

Com investimento de Bolsonaro, TV Brasil ultrapassa Cultura e cola na RedeTV!

Emissora pública apostou em novelas da Record e da Band e cresceu em audiência em todo o Brasil

Guilherme Winter e Camila Rodrigues em Os Dez Mandamentos; novela da Record ajudou a levantar audiência da TV Brasil - Foto: Reprodução/Record
Por Walter Felix , com Sandro Nascimento

Publicado em 02/06/2022 às 04:00:00,
atualizado em 02/06/2022 às 08:25:58

Em maio, a TV Brasil se manteve acima da TV Cultura e colocou na RedeTV! no comparativo entre a média de audiência das emissoras. Enquanto a primeira registrou 0,29 ponto no PNT (Painel Nacional de Televisão), as outras duas marcaram, respectivamente, 0,19 e 0,30 entre os dias 1º e 31 do último mês.

Os dados foram obtidos pelo NaTelinha mostram um panorama bem diferente do que acontecia em maio de 2021. Há um ano, a Cultura aparecia com 0,23 ponto, contra 0,21 da TV Brasil. A RedeTV! estava bem à frente, com 0,42, o que indica um forte declínio nos últimos 12 meses para o canal paulista.

Já a TV Brasil, que é a rede de televisão pública do Poder Executivo Brasileiro e pertence à Empresa Brasil de Comunicação, conglomerado de mídia do Governo Federal, cresceu em meio aos investimentos do presidente Jair Bolsonaro. Nos últimos meses, a emissora investiu principalmente em novelas, com aquisição de obras de outros canais.

Em abril do ano passado, após fechar acordo com a Record, a TV Brasil passou a exibir a novela Os Dez Mandamentos (2015), um dos maiores sucessos do canal de Edir Macedo. Em janeiro de 2022, entrou no ar A Escrava Isaura (2004), também da Record, seguida de Os Imigrantes (1982), da Band, reapresentada desde 9 de maio.

VEJA TAMBÉM

Em briga por audiência, TV de Bolsonaro ganha de João Dória

Enquanto a TV Brasil cresce em audiência pelo país, a TV Cultura, outra rede de televisão pública, sediada em São Paulo, mostra queda brusca mesmo com os investimentos de João Dória à frente do Governo do Estado. Em 2020, por exemplo, o repasse foi de R$ 99,9 milhões à Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora do canal.

Se a concorrente apostou nas novelas, o principal atrativo na programação da Cultura passou a ser o esporte, especialmente o futebol e o automobilismo. Desde o ano passado, a emissora transmite a Liga Europa da UEFA. Em fevereiro de 2021, o canal também abocanhou os direitos da Fórmula E. Em abril, fechou um acordo para exibir a Fórmula Indy.



Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS