Notícias

Afiliada da Record faz matéria com tom de publicidade para novela do SBT

Reportagem chamou atenção e levantou polêmica


voceemdia-sergipe-cumplices-14102016.jpg
Reprodução

Afiliada da Record em Sergipe, a TV Atalaia chamou atenção nesta sexta-feira (14), ao exibir uma matéria especial dando amplo destaque à novela "Cúmplices de um Resgate", do concorrente SBT.

A reportagem foi ao ar no programa "Você em Dia", apresentado diariamente nas manhãs por Jaqueline Cruz, sendo uma espécie de "Hoje em Dia" local".

Nesta semana, o matinal fez um especial pelo Dia das Crianças, levando várias atrações. Tudo corria normalmente, até que nesta sexta o programa exibiu um material gravado na última quarta-feira (12), no Hotel Fazenda Boa Luz, localizado na Grande Aracaju - e que conta hoje, inclusive, com direção de Marlene Mattos, folclórica diretora dos programas de Xuxa nas décadas de 80 e 90.

Por lá, aconteceu um show especial com os atores da novela "Cúmplices de Um Resgate", do SBT, que é um inegável sucesso entre as crianças de todo o país.

A reportagem foi chamada pela apresentadora ao som da abertura de "Cúmplices de Um Resgate", ressaltando que os atores e a novela "fazem muito sucesso com a garotada".

Na matéria, feita pelo repórter Leonardo Dias, é mostrada toda a festa, ao som de praticamente toda a trilha sonora da trama. Faixas como "Oi, Psiu!", cantadas pela protagonista Larissa Manoela, foram executadas.

Além disso, também ocorreram entrevistas com os atores que foram se apresentar - Luckas Moura, que interpreta Omar, e Bia Jordão, que está no papel de Júlia -, que ainda conheceram uma fã sergipana graças ao programa.

No fim da reportagem, Jaqueline disse que "queria mais", por ter gostado do que viu. O fato estranho, já que Record e SBT brigam ferrenhamente por números de audiência no horário das 20h30.

Todo o tom da matéria, que foi praticamente uma promoção à trama da concorrente, tem sido criticado por fãs da Record nas redes sociais, que acham que o canal merecia uma punição.

De fato, a relação entre Record e TV Atalaia já foi melhor. Sua afiliada há 10 anos, a emissora ficou mais de 25 anos retransmitindo o SBT em Sergipe. Desde o início do ano, rede e canal local não se entendem, por causa da programação - a Atalaia alega que tem pouco tempo e não tem sido valorizada, emplacando poucas matérias em jornais e programas jornalísticos.

Na renovação do vínculo de afiliação, o rumor de que a Atalaia voltaria para o SBT foi bastante forte. Porém, o compromisso foi renovado. O problema é que, com esta reportagem, as relações podem ficar estremecidas novamente.

O NaTelinha consultou executivos e diretores de outras afiliadas da Record e SBT em estados como Bahia, Goiás e Rio de Janeiro.

De forma anônima, todos disseram a mesma coisa: se isso não está exatamente no contrato de afiliação, fere um código de ética de não promoção de produtos concorrentes - que se agrava ainda mais neste caso, quando se nota que "Cúmplices" é concorrente de "A Terra Prometida", principal produto da Record em Ibope por todo o Brasil.

Todos também são unânimes ao dizer que a TV Atalaia pode sofrer algum tipo de punição ou pelo menos uma "chamada" da rede.

Procurada pelo NaTelinha, a cabeça de rede da Record, em São Paulo, disse que não vai comentar o assunto.

O site também tenta falar com algum responsável na afiliada, mas até o momento não obteve resposta. Caso o façam, a matéria será atualizada.

Assista:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado