Notícias

Humilhação e caos: "X Factor Brasil" é detonado por inscritos na internet


xfactor-audicoes-arenacorinthians.jpg
Reprodução

Caos. Essa é a palavra que pode resumir o que aconteceu durante o fim de semana nas audições do reality show musical "X Factor Brasil", co-produzido pela Band e Turner.

No último sábado (9), 40 mil pessoas estiveram na Arena Corinthians, em Itaquera, zona leste de São Paulo, para a primeira fase de audições. No domingo (10), os aprovados voltaram ao local para a segunda etapa, com direito às primeiras gravações. Mas para a maioria, que desabafou nas redes sociais, a experiência que tinha tudo para ser pelo menos divertida, foi uma imensa humilhação.

Inscritos estão desabafando na página do "X Factor" no Facebook e no Twitter, reclamando de desorganização nas filas, humilhação por partes dos produtores do programa e descaso de quem era responsável por organizar tudo.

Numa das mensagens, uma menina relatou que torceu o pé durante a espera para ser ouvida pelos jurados, e foi atendida pela ambulância do local. Porém, ao voltar para cantar, foi barrada, porque perdeu a hora. Outro relato foi o de gente que não comia desde o dia anterior porque veio de muito longe - lugares como Bahia, Piauí, Amazonas e até Acre -, e que a produção sequer deixava sair da fila para comprar comida - ou fazia o favor de comprar para estes que não se aguentavam em pé.

Outro post apontou uma contradição da própria produção. O "X Factor", no ato de inscrição, estimulava que familiares e amigos fossem ao estádio para que dessem apoio e ajudassem na missão. Entretanto, apenas pais de menores de idade entravam. O restante do pessoal ficou do lado de fora.

Vale lembrar que a primeira fase foi feita apenas em São Paulo, o que pode ajudar a explicar a superlotação.

Diferentemente do "Ídolos", produzido pelo SBT e Record entre 2006 e 2011, que viajava o Brasil para ouvir talentos nas suas regiões, a Band optou por centralizar tudo numa só cidade. Segundo apuração do NaTelinha, até havia um projeto para fazer igual ao "Ídolos", mas ele foi abortado por questões de custos.

É bom ressaltar que, em outros "X Factor", como o dos Estados Unidos e o britânico, havia seletivas em todo o país, o que certamente diminuiria o grande número de pessoas em São Paulo.

Cartas abertas e relatos chocantes

Não foram apenas candidatos reprovados que reclamaram de desumanidade e desorganização. Até mesmo quem passou nas audições está revoltado. No Facebook, um comentário de um candidato chamado Gustavo Avelino já possui mais de 1.500 curtidas. Ele descreve a experiência como "a maior humilhação que passei na vida de artista até o dia de hoje". Veja o relato:

"Você chega em plenas 6h10 da matina num frio de 4º em Itaquera no estacionamento do estádio. Com milhares de pessoas já acampadas na sua frente pois eu era o número 2261 na senha. As audições programadas para as 8h00 da manhã mudam de rumo e acontecem às 13h00. 40.000 pessoas na fila. 40.000 pessoas que dependiam de 6 IMUNDOS banheiros químicos! Minha audição aconteceu as 22h00.

Quase 20 horas de PÉ! Era impossível sentar no chão escaldante mas o engraçado era que a ARENA suportaria toda aquela galera nas arquibancadas! Depois do grande frio, veio o Sol. E com o Sol, sede! Com a sede, banheiro. Eu realmente não competiria outra fila para ir no banheiro. Passei horas apertado e com sede pois se bebesse água daria vontade de ir no banheiro.

No regulamento dizia: traga amigos e familiares. Minha mãe que chegou comigo, recebeu a notícia as 16horas que não poderia mais entrar acompanhantes com os candidatos, por superlotação do espaço abaixo do estádio onde seriam as audições. Ela me esperou desde as 16h até as 23h00 sozinha pois eu não encontrava ela em nenhum lugar!

Ambos sem bateria no celular. A encontrar depois foi milagre! Na audição tínhamos no regulamento alguns minutos para contarmos 3 músicas! Eu e mais 5 pessoas compartilhamos uma mesma sala e cada um tinha direito a 30 segundos! Exatamente 30 segundos! Uns passavam com um: 'você passou, esteja as 6h aqui amanhã'. Outros: 'sua voz é boa, mas não foi dessa vez!'. Com aquele descaso!

E eu digo uma coisa: A maior vitória não foi receber o 'SIM' você passou. Foi na verdade enfrentar esse inferno que foi frio, Sol, muito calor, sede, querer ir no banheiro, má acomodação dentro da arena, e mal tratamento por parte da produção e seguranças".

Outro desabafo que também choca foi o da blogueira Isa Bruder, que escreve para o site da revista Capricho. Em seu Facebook, Isa publicou uma carta aberta onde reforça relatos lidos pelo NaTelinha e novamente dá detalhes sobre o caos que ocorreu. Veja na íntegra:

"Querida BandTV e X Factor Brasil:

Foram, ao todo, mais de 12 horas em pé na fila completamente desorganizada fora da Arena Corinthians ontem. De manhã muito frio, depois o sol do meio dia chegou e ficou até o fim da tarde. Mais de 30 mil pessoas aglomeradas sem organização da produção, pois vocês não assistiram os vídeos das audições e todos que se inscreveram vieram. Passamos o dia esperando minha vez para cantar alguns segundos.

Quando chegou minha vez já era meia-noite, e quando a produtora me convidou a participar da próxima fase - sendo que seria no dia seguinte, mesmo lugar em menos de 7 horas - aceitei porque cantar é meu sonho. Dormi 3 horas, dirigimos até Itaquera de novo e esperamos lá - 9 graus às 7 da manhã. Não podiamos beber água porque depois teríamos que usar os banheiros químicos, tão sujos que eram inutilizáveis. Obviamente sem sono depois de um processo desgastante, estar desidratado prejudicou muitos candidatos. Tinha gente do Rio, de Chapada Diamantina na Bahia, do Piauí, que não comia desde o dia anterior e a produção não autorizou a saída para comprar comida.

Tinha uma moça que torceu o pé durante o processo, estava sendo atendida na ambulância e depois foi barrada de entrar porque perdeu a hora de entrada. Não sei se ela conseguiu entrar no final. Nada foi fornecido, só água no local de espera - onde eu e meu pai entramos somente depois das 9 da noite. Aguardamos no chão sujo para no fim nem entrar nas cabanas de audição - cantei para uma produtora ao ar livre no ponto de check in. Band, sua produtora que me ouviu cantar foi muito educada comigo. Valorize não somente os artistas mas seus produtores pois eles estavam cansados também, e ninguém teve o bom senso de deixar eles e nós descansarmos. Fomos tratados de jeito desumano. Enquanto esperava ainda fora do estádio (porque não podíamos esperar em um lugar fechado, com assentos, que estava bem na nossa frente) para cantar a noite, li um post da apresentadora agradecendo o primeiro dia de audições. Será que não ficou claro o desrespeito que aconteceu e segue acontecendo? Hoje fui embora da fila, depois de 5 horas embaixo do sol escaldante de novo. Quando fui embora, estavam escutando a senha 500. Eu era a senha 4111. Cheguei em casa com dor nas costas, com os olhos ardendo de sono e até com o rosto vermelho. Sua equipe de produção ameaçou atrasar o começo do processo de audições hoje porque não conseguiram filmar vídeos de nós animados, pulando e celebrando o X Factor. Por que será?

Eu passei na audição e escolhi ir embora.

A vida de um artista aspirante já é cheia de obstáculos, não é necessário que por desorganização absoluta isto seja elevado a um grau inaceitável. Havia mães na fila comigo, com bebês menores de seis meses. Tinha um senhor de uns 80 anos. Fomos instruídos a 'vestir para impressionar'. Fomos convidados a trazer amigos e família, mas depois eles foram proibidos de entrar se o participante não fosse menor de idade. Por que? Porque vocês sabem que sonho é sonho, e que ninguém vai reclamar ou ir embora. Me recuso a participar de um programa que não valoriza os participantes que o tornam possível. Mais respeito com seres humanos por favor. (P.S. Pai, eu te amo. Obrigada por me apoiar)".

"X Factor Brasil" tem previsão de estreia para depois das Olimpíadas.

O outro lado

Procurada pelo NaTelinha, a Turner disse que a Band iria responder também por ela neste caso.

Consultada, a emissora aberta paulista informou que emitirá um comunicado em breve caso julgue necessário.

A reportagem será atualizada se houver posicionamento da Band.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado