Colunas

Figurino de "Escrava Mãe" foi feito pela mesma empresa de "Game of Thrones"

Autor Gustavo Reiz fala sobre a nova novela da Record; e mais


gustavoreiz-record.jpg
Gustavo Reiz é o autor de "Escrava Mãe" - Foto: Rodrigo Lopes

Chega nesta terça-feira (31) na tela da Record, sua maior aposta para o primeiro semestre, a novela "Escrava Mãe". A trama inaugura o novo horário de novelas da emissora e vai bater de frente com "Haja Coração", na Globo. A expectativa é que a história movimente a guerra de audiência na faixa.

"Escrava Mãe" é escrita por Gustavo Reiz e foi livremente inspirada na obra "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães. "A Record apostou bastante e a Casablanca buscou o que tinha de melhor no mercado para produzir esta novela. Equipe dedicada e talentosa, equipamentos de ponta, figurinos de um ateliê italiano (que trabalha com filmes e séries consagradas, como 'Game of Thrones'), um minucioso trabalho de pesquisa em todas as áreas", conta o autor.

Em entrevista exclusiva a este colunista do NaTelinha, Gustavo Reiz diz que o maior de desafio de "Escrava Mãe" será atrair o público de teledramaturgia para um horário que a Record tradicionalmente dedica ao jornalismo. "Justamente por isso, não há uma meta estipulada pela direção da emissora, mas é claro que temos boas expectativas, principalmente por causa da qualidade da novela", diz.

Mas nem estreou a trama e Gustavo já prepara seu oitavo trabalho para a Record. Ele foi escalado para escrever uma novela medieval que vai suceder "Escrava Mãe" - já com os trabalhos finalizados. "Posso adiantar é que teremos uma belíssima história de amor e redenção, com inspiração nos clássicos romances de cavalaria", conta o autor, que pretende acompanhar a estreia de "Escrava Mãe" pelo Twitter. Confira a entrevista completa:

Como encarou o desafio de contar o início de um romance clássico de Bernardo Guimarães? Como surgiu a ideia de "Escrava Mãe"?

Gustavo Reiz -
Nossa intenção era fazer uma novela para a família, um trabalho com todos os elementos das histórias clássicas, do novelão. "A Escrava Isaura" é uma das histórias mais conhecidas de nossa literatura e teledramaturgia. Escrever sobre personagens tão emblemáticos como Isaura e Leôncio é, sem dúvida, um prazer para qualquer autor.

Quando fui consultado pela emissora sobre a possibilidade de desenvolver uma novela sobre um breve trecho que há em "A escrava Isaura", explicando a história de Juliana, percebi que estava diante de uma grande oportunidade. Reli a obra várias vezes e mergulhei na pesquisa sobre a época que antecederia aquela trama, para criar uma novela original, nova, mas dentro daquele universo já conhecido por tantos telespectadores.

Optei por iniciar a novela na África, o verdadeiro berço de nossa história, até a trama se desenvolver no Brasil, no movimentado ano de 1808. Criei mais de 40 personagens, todos com suas tramas, para oferecer ao público mais possibilidades. O grande desafio é surpreender também aqueles que já conhecem a história.
 
Qual foi a maior dificuldade na busca do fio condutor da história?

Gustavo Reiz - Como a novela é inspirada no livro de Bernardo Guimarães (e não nas outras adaptações para TV), tive a preocupação de não inserir nenhuma informação que causasse estranheza no leitor do livro, sobre a história que vem a seguir. Ao terminar a novela, quem pegar a história de Isaura para ler não fará nenhuma confusão, pois não há nenhuma divergência nesta trama que a antecede.
 
"Escrava Mãe" é a primeira novela 4K no país. Ficou satisfeito com o resultado final da produção? O que mais te impressionou?

Gustavo Reiz -
Muito satisfeito e tenho certeza que o público também vai se surpreender bastante. A Record apostou bastante e a Casablanca buscou o que tinha de melhor no mercado para produzir esta novela.

Equipe dedicada e talentosa, equipamentos de ponta, figurinos de um ateliê italiano (que trabalha com filmes e séries consagradas, como "Game of Thrones"), um minucioso trabalho de pesquisa em todas as áreas. É uma novela extremamente caprichada, que merece a atenção do público.
 
Você costuma dar palpites na produção das suas tramas? Como foi em "Escrava Mãe?

Gustavo Reiz -
Sim, sempre. Novela é um trabalho em conjunto. E feita desta maneira, de forma fechada, a comunicação tem que ser ainda maior. Além do contato muito próximo com a direção, troquei muitas ideias com as equipes de cenografia, arte, figurino, trilha sonora...

Além de serem profissionais extremamente talentosos, todos amavam a novela e respeitavam muito o texto, queriam contribuir da melhor maneira para contar nossa história.

[galeria]
"Escrava Mãe" vai estrear inaugurando um novo horário de novelas da Record. Qual é a meta de audiência? Qual será o maior desafio para o horário?

Gustavo Reiz -
O maior desafio é atrair o público de teledramaturgia para um horário que até então era ocupado por jornalismo. Justamente por isso, não há uma meta estipulada pela direção da emissora, mas é claro que temos boas expectativas, principalmente por causa da qualidade da novela.

Temos total segurança que vamos apresentar um belo trabalho, uma novela feita com muito cuidado e dedicação. Percebemos que as chamadas causaram boa impressão e isso nos anima, já que elas mostram muito pouco de tanta história que temos para contar.

Quais serão os elementos que você está apostando para conquistar o público em "Escrava Mãe"?

Gustavo Reiz -
É uma novela para quem gosta de novela, com todos os elementos clássicos do folhetim. Temos uma história de amor arrebatadora, com referências a um dos maiores clássicos de nossa literatura e dramaturgia, que é "A Escrava Isaura". Temos grandes vilões, um contexto histórico que desperta interesse (Brasil colônia, 1808) e um tema mais que relevante, que é a escravidão.

Procuramos abordar o tema de forma sensível, valorizando os sentimentos e histórias daquelas pessoas que viviam como escravas, não deixando a novela pesada. Temos humor, aventuras amorosas, mistérios.

"Escrava Mãe" é uma novela para divertir e emocionar, além de levantar questões importantes sobre a construção de nossa identidade, de nossa história. Acredito que o público gostará dessa diversidade. Como noveleiro, eu gostaria muito de assistir essa novela!
 
Inicialmente, a novela iria substituir "Os Dez Mandamentos" no ano passado, mas sofreu vários adiamentos. Ficou muito ansioso para ver a receptividade do público com seu trabalho?

Gustavo Reiz -
Todo nosso trabalho é feito para o público, então fico realmente ansioso para ver a novela no ar. E agora falta pouco, a expectativa é ainda maior! Quero acompanhar os comentários pelo Twitter, que é um grande grupo de discussão.
 
Seu novo projeto na Record será uma novela medieval. A trama vem com inspirações em "Game of Thrones"? O que podemos aguardar?

Gustavo Reiz -
Todas as atenções estão voltadas para a estreia de "Escrava Mãe", mas o que posso adiantar é que teremos uma belíssima história de amor e redenção, com inspiração nos clássicos romances de cavalaria. É um projeto que já me instiga muito e que comprova o projeto da Record para este segundo horário, oferecendo outras possibilidades para o público de teledramaturgia. Isso é bom para o público e para o mercado. E que venha nossa "Escrava Mãe"!

*

Novidades Net

A Net anda preparando novos recursos para seus assinantes. Em breve chega o "Replay TV", onde o assinante poderá assistir a um programa exibido em até sete dias depois de ir ao ar. SporTV, Discovery, Multishow e TNT estão entre os canais que contarão com o serviço.

Números do "Domingo Legal" sem Magrão

Ainda é cedo para qualquer avaliação, mas no primeiro mês sem a direção do Roberto Manzoni (Magrão), o "Domingo Legal" fechou maio com média de 6,4 pontos de audiência na Grande São Paulo. Em abril, ainda sob o comando do diretor, o programa conquistou 6,8 de média, de acordo com o Ibope.

Mesmo fechando maio com números inferiores a abril, Celso Portiolli tem motivos para comemorar. O "Domingo Legal" vem tendo um bom crescimento nas últimas semanas.

No último domingo (29), atingiu 7 pontos de média mesmo pegando o horário em baixa com a entrega de "Mundo Disney".

Viviane Araújo estreia peça no Rio

Marcando a estreia de Viviane Araújo nos palcos cariocas, a peça "Até que o Casamentos nos Separe" chega ao Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (3), na sala Marília Pêra.

A montagem aborda com muito bom humor assuntos relacionados a qualquer casal. O texto é de Eduardo Martini e Cris Nicolotti. Horários: sextas e sábados às 21h e domingos às 18h.

Enquanto isso, Viviane Araujo já foi confirmada no elenco da novela das sete "Sonha Comigo", que substituirá "Haja Coração" no final do ano.
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado