Exclusivo

Cleber Machado revela primeiras impressões do SBT e expectativa com o esporte na emissora

Profissional fará sua estreia na emissora à frente de Fortaleza e Corinthians na próxima terça (26)


Cleber Machado com a camisa do SBT e televisões ao fundo no switcher
Cleber Machado estreia pela Copa Sul-Americana e rechaça nervosismo - Fotos: Divulgação/SBT

Cleber Machado estreia no SBT na próxima terça-feira (26), no primeiro confronto das semifinais da Copa Sul-Americana entre Fortaleza e Corinthians. O narrador volta à competição depois de cinco anos. Da última, deu sorte para um time brasileiro: narrou o título do Athletico-PR sobre o Junior Barranquilla em 2018.

Às vésperas de iniciar sua trajetória no canal de Silvio Santos, ele garante que está tranquilo. "Nunca fui de ficar nervoso", disse ele em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

Com cortes, Globo deve antecipar fim de Mulheres de Areia em dois meses

Antes de A Fazenda 2023, André Gonçalves limpou imagem na Casa dos Artistas após surto em avião

Desde que saiu da Globo após 35 anos, em março, Cleber Machado narrou as finais do Campeonato Paulista pela Record e fechou com o Prime Video para a Copa do Brasil. 

Contratado do SBT no início deste mês, o profissional já participou do Programa do Ratinho e gravou o Programa Silvio Santos. Uma das próximas atrações será o Domingo Legal, no quadro Passa ou Repassa, comandado por Celso Portiolli. O narrador mira fugir das tortadas e sair como cara limpa. "Essa é a intenção", diverte-se.

Confira a entrevista e ao final, a íntegra em vídeo:

imagem-texto

NaTelinha - Vamos ver se sua memória está afiada: qual foi a última partida que você fez da Copa Sul-Americana?

Cleber Machado - Eu sei que eu fiz São Paulo e Tigre, meio jogo, que foi campeão em 2012, mas acho que não foi o último, não.

NaTelinha - Você deu sorte para um time brasileiro... Você narrou Athletico e Junior Barranquilla, na Copa Sul-Americana 2018.

Cleber Machado - Pode crer! Fizemos eu e o Caio. Primeiro estúdio fizemos no estúdio da TV lá no Paraná e o segundo na Arena da Baixada. Exatamente, o Tiago Nunes era o técnico, pode crer.

NaTelinha - Como você vê a evolução do torneio nesse tempo? A competição ficou mais valorizada?

Cleber Machado - A minha opinião eu vou dar não e não tem nada ver com eu estar aqui. Desde sempre, o futebol sul-americano ou europeu tem pelo menos dois torneios interclubes. Na Europa tem um terceiro já. É óbvio que a Libertadores tem os principais times da América do Sul classificados pelos campeonatos nacionais. Se você classifica os dois primeiros do Campeonato Argentino e os dois do Brasileiro, eu sei que são mais, obviamente que você vai ter o campeão e o vice, como era antigamente. Mesma coisa na Europa, você tem lá quatro vagas na Inglaterra, os quatro primeiros vão participar da Liga dos Campeões. Os times que participam da Copa Sul-Americana não foram tão bem quanto os que participam da Copa Libertadores, isso é óbvio.

Agora, nós temos há muitos anos aqui especialmente, e nós da imprensa, a gente tem o hábito de desvalorizar as coisas. Já que você testou a minha memória, vou testar seu gosto pelo futebol inglês. Quais os 3 maiores times da Inglaterra?

NaTelinha - Liverpool...

Cleber Machado - Não precisa falar mais nenhum. Qual campeonato europeu o Liverpool está esse ano?

NaTelinha - Europa League...

Cleber Machado - Porque ele ficou em quinto no Campeonato Inglês. O Corinthians foi pra Libertadores e veio pra Copa Sul-Americana. O São Paulo estava na Copa Sul-Americana. O Fortaleza, que é uma das boas performances do futebol brasileiro nos últimos anos, está na Copa Sul-Americana.

NaTelinha - Não atrapalha o fato de não ser rebaixado no Campeonato Brasileiro já consegue uma vaga na Sula?

Cleber Machado - Já é uma questão nossa, não da Copa Sul-Americana. é uma outra discussão. O que quero dizer, seguinte, se for fazer uma graduação, a Libertadores está na frente da Copa Sul-Americana, a Liga dos Campeões está na frente da Europa League, agora você dizer que o título da Copa Sul-Americana não vale nada? Porque até anteontem a Copa do Brasil não valia nada. Lá atrás ganhar o campeonato estadual garantia o sucesso de um time na temporada. Hoje a gente diz que não é nada. Os campeonatos vão tendo outra importância em relação ao passado.

A Copa Sul-Americana se eu não estiver enganado está no Paramount+, ESPN e no SBT. Ele é um campeonato que conforme que os times estiverem jogando, vai ser um campeonato legal. Título é o seguinte: mais um exemplo, o São Paulo foi jogar a final da Sul-Americana, perdeu feio pro Del Valle e todo mundo malhou o São Paulo. Se é um 'campeonatinho' que não vale nada... Todo campeonato é legal! A Copa do Mundo é mais importante que Olimpíada, mas pô, campeonato é campeonato.

imagem-texto

NaTelinha - Você já fez jogo na Record, SBT, Prime Video. Teve que fazer alguma adaptação no streaming ou 'vou fazer como se estivesse pra TV aberta'. Você seguiu a mesma linha?

Cleber Machado - Fundamentalmente eu segui a mesma linha, não pensei em transmissão diferente, o que era na Globo, Record, Prime Video ou será no SBT. A transmissão é a transmissão é o meu jeito de fazer transmissão. O que foi acontecendo ao longo do tempo é nós todos, mudarmos um pouquinho o tipo de abordagem, comportamento mais informal, mais solto, mais leve. Não é porque sou eu ou fulano, foi uma exigência do público, da maneira se de comunicar, entendeu?

Não preciso falar uma palavra diferente, uma palavra que falo na aberta, preciso falar diferente no streaming. Ainda não sei qual é o público do streaming, em relação à TV aberta, sei que é um número diferente, quando você faz Palmeiras e São Paulo como o Prime Video faz, você tem um público muito maior. Igual às TVs, é uma diferença óbvia, essa é a diferença e contar pras pessoas onde tá o evento, mas no jeito de transmitir, conscientemente, nada de diferente.

NaTelinha - O que o SBT tem de diferente? Já foi no Ratinho, gravou o Programa Silvio Santos, só falta levar tortada no Passa ou Repassa.

Cleber Machado - Já teve uma sondagem... Não casou ainda a data, até por causa das duas finais...

NaTelinha - Então uma hora vai dar certo.

Cleber Machado - Pois é! Podemos escapar da torta.

NaTelinha - Queremos vê-lo levando torta. Ao não ser que você saia como cara limpa...

Cleber Machado - Exatamente! Essa é a intenção!

Eu tô conhecendo [o SBT], se a gente for pensar, vim aqui uma, tirando do Ratinho que não tinha nem contrato ou nada. Eu vim aqui a primeira vez jogar bola. Tem um campo lindo, espetacular. Vim duas vezes. Então vim no Ratinho, gravar outro programa, tive uma conversa, hoje deve ser quinta ou sexta vez que venho aqui. Não sei nem andar direito.

NaTelinha - Nas fotos de divulgação do SBT, você parecia um homem muito bem à vontade. Que você talvez sempre fosse do SBT...

Foi nessa sala aqui. Aquilo faz parte do show. É o seguinte, sempre ouvi dizer que a casa é muito gostosa de trabalhar, e o pessoal fica aqui por décadas. E acho que tem isso, esse espírito. Mas é isso, tô conhecendo: lugar perfeito não existe. Tem lugar que é perfeito durante vários anos e tem dia que não é. Adoro sol, mas o dia que estiver chovendo vou dizer que o mundo não presta? A impressão de um relacionamento muito legal, uma leveza, uma atmosfera como você falou muito boa. E uma televisão que quando eu era jovem , a televisão surgiu, como TVS, depois SBT, é a história daquele grande jogador que você viu ser lançado, como o Ronaldo no Cruzeiro e encerrando a carreira no Corinthians? E agora a gente vai jogar junto.

Cleber Machado

NaTelinha - E o que o SBT usou pra te seduzir? Que plano eles te apresentaram? Porque com a Record, foi só uma ficada, um affair...

Cleber Machado - Com a Record, não sei se foi só uma ficada, a Record foi uma sacada boa, que pra mim foi legal naquele momento. Foi legal pra todo mundo. Havia uma perspectiva que a gente fizesse um contrato, que a gente continuasse. Havia expectativa, conversas e tal. Aqui a primeira conversa que eu tive foi há muito tempo, mas bem superficial.

Pô, você saiu, 'tá bem?' 'Tô bem, seu nome fez um barulho'. Mas isso lá atrás, há cinco ou seis meses. Logo quando saí. Mas nada oficial. Sondagem mesmo. Aí com o tempo veio uma proposta. O mais sedutor da proposta, além de tudo que a gente falou, é você perceber que há uma intenção boa de continuar apostando no Esporte na programação. O Esporte passa a fazer parte da programação e isso é muito bom. Pra todos nós. Quanto mais tiver, mais trabalho tem.

NaTelinha - E quando você fala em Esporte, você diz não só futebol, pode ser que haja outras modalidades?

Cleber Machado - Tô falando assim, não sei...

NaTelinha - Você não sabe?

Cleber Machado - Não! Não sei... Eu não me sinto confortável e à vontade de perguntar 'o que vocês estão comprando?'...

NaTelinha - Você não perguntou no "namoro", você tá vindo pra narrar a Champions, Sul-Americana, estão pensando em algo futuramente?

Cleber Machado - Claro, a pergunta é se vocês tão comprando tal coisa. A pergunta é: vocês estão afim de ter Esporte na programação? A rede está convencida que o Esporte faz parte da programação? Tem a Copa Sul-Americana até 2026, a Liga dos Campeões até o ano que vem, com possibilidade de ter mais um ciclo, claro que isso é legal. Agora, se vai ter mais coisas, mais campeonato, outras modalidades...

Se a gente estiver conversando um dia aqui, como diria um técnico de futebol, isso são assuntos internos. Pô, tá rolando a possibilidade de tal coisa, é legal... Isso aí a gente vai conversar, porque agora você tá num time e tem que jogar dentro do time. Quanto mais tiver, mais legal pra gente.

Pra gente profissional, a televisão, a estratégia da empresa, programação, planejamento, isso não é com a gente. Só se a gente perguntar.

Cleber Machado revela primeiras impressões do SBT e expectativa com o esporte na emissora

NaTelinha - Ao contrário da Record, onde seu compromisso era pontual, mas agora no SBT, isso muda em relação à estreia? Tem algum nervosismo pra administrar? Te faz sentir mais frio na barriga? Como você está? Está com borboletas no estômago?

Cleber Machado - Tranquilo, tranquilo. Borboletas no estômago é só molho forte que dá. Não, tranquilo... Nunca fui de ficar nervoso. Sempre tive na minha cabeça o seguinte: quando você vai fazer alguma coisa, você tem que se preparar legal pra fazer aquela coisa. Claro que é muito simplista esse raciocínio porque cada um é cada um. Tem cara que fica nervoso quando vai conversar com o zelador. Nunca fui de ficar perdendo sono, vou pensando mais ou menos o que tá acontecendo, me informando sobre o evento. Nada muito programado. Conforme o tempo vai chegando, vai checando e olhando pro relógio: está chegando a hora.

NaTelinha - Grande chance desse confronto bater a Globo no Ibope. O Corinthians sempre consegue altos índices de audiência. É uma preocupação sua?

Cleber Machado - Não é nem questão de ser uma preocupação. A gente trabalha pensando no melhor resultado. É uma boa repercussão comercial, uma transmissão artisticamente bem feita, um entrosamento legal com os colegas de transmissão e evidentemente que é a audiência. Porque você no dia seguinte, provavelmente vai divulgar a audiência. Você vai ficar preocupado, você vai perceber se deu bem ou se deu mal.

Você vai fazer Palmeiras e São Paulo exclusivo no Prime Video, vai dar um número provavelmente muito bom, satisfatório pra empresa. A final do Campeonato Paulista foi de vitória pra Record. Se a gente conseguir fazer jogo aqui e der primeiro lugar, é lindo. Se não der e mantiver o padrão de audiência, se aumentar, é lindo também.

Sabe o cara que pratica atletismo ou Fórmula 1 e aí ele tem um carro que vai dar pra ele o 10º lugar no grid. E ele fez a volta em 1:22, se ele fizer a volta em 1:21, mesmo que continue em 10º, fez uma volta legal. O cara que corre 800 metros em 45 segundos, se correr em 44, 44 e meio... É isso. A gente quer que dê audiência, resultado comercial, artístico, mas assim, nem ao extremo... nem a extrema empolgação e nem a extrema pressão se não der.

NaTelinha - Cleber, o que você consome na televisão. Que tipo de conteúdo você assiste sobretudo na aberta?

Cleber Machado - Eu consumo tudo. Meu critério, minha rotina de televisão, eu ligo, e aí ou vou pro último canal ou pego no primeiro canal. E vou indo de canal em canal pra ver o que tá passando.

NaTelinha - Aberta e fechada?

Cleber Machado - Tudo! Vou vendo o que tá passando. Alguns canais são meio referência. Tô afim de ver documentário, boto no History 2 e venho baixando até chegar no canal dos leões caçando.

NaTelinha - Tá passando muita coisa velha nesse History 2, hein?

Cleber Machado - É antigo, mas aconteceu! Aí, ou então boto no último canal de filmes e vou descendo pra ver se tá passando algum filme bom. E a mesma coisa da aberta. Tem operadora que começa com a Globo, outra na Cultura. Se você tá no horário que sabe o que tem, aí procura alguma coisa. Se eu estiver zapeando, vou procurar de tudo. Aí posso ir pro streaming, Paramount, Netflix, Prime Video, sei lá, Star+, Disney, o que quer que seja.

Tem dia que fico vendo A Escolinha do Professor Raimundo, volto no Viva e vou de segunda a sexta vendo dois episódios por dia.

NaTelinha - Tem gente que fica zapeando no streaming, fica zapeando, não escolheu nada e vai dormir.

Cleber Machado - E ainda fica falando: não tem nada nessa televisão! É a mesma coisa de canal de esporte, eles são meio separados na operadora que eu tenho, tem os três SporTVs aqui e os outros estão um pouquinho diferentes. O que está passando? Eu vou procurando um pouquinho de cada coisa, vai depender do que estou afim.

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado