Sucesso

Descendentes do Sol na RedeTV!: Como os doramas se tornaram fenômeno mundial

A produção asiática estreará no canal paulistano nesta segunda (4)


Foto de divulgação do dorama Descendentes do Sol
Descendentes do Sol foi exportada para cerca de 27 países - Divulgação/RedeTV!

Nesta segunda-feira (4), a Sessão Dorama estreará na grade de programação da RedeTV! com Descendentes do Sol. A produção asiática é da Coreia do Sul, mas foi exportada para cerca de 27 países e é apenas uma das tramas do gênero que se tornaram um fenômeno mundial.

Dorama é uma espécie de série dramática com uma boa pitada de romance. O termo é uma adaptação da palavra "drama" no idioma japonês e, embora esse tipo de história seja popular, também existem as obras do estilo comédia romântica e, até mesmo, de aventuras históricas.

Faustão reforça que não voltará para a TV e expõe o motivo

TV Aparecida faz programação especial para comemorar os seus 18 anos

O que faz com que os doramas se pareçam ainda mais com as novelas e séries que conhecemos aqui desse lado do mundo é o fato de as tramas serem divididas em episódios. Antes, era comum que as histórias tivessem apenas uma temporada, mas com a popularização dessas obras no streaming, algumas delas já estão se estendendo.

Em outros aspectos, é notável a diferença entre os doramas e os folhetins brasileiros, por exemplo. Isso porque aqui é comum assistir produções repletas de personagens e conflitos que envolvem vários núcleos. Já lá, tudo é focado no núcleo central da história e o roteiro costuma girar em torno do protagonista.

Um dos principais motivos que tornam os doramas japoneses e sul-coreanos (também chamados de k-drama) um fenômeno é a qualidade das narrativas. As histórias são bem estruturadas e passeiam por temas como família, superação, romance e amizade, fazendo com que os espectadores se identifiquem e se conectem com os personagens, que por sua vez são retratados de forma bem realista.

A qualidade dos doramas também chama a atenção e não deixa nada a desejar para as séries de TV ocidentais. Os cenários são bem elaborados, a cinematografia impressiona e a trilha sonora também contribui para que o público seja cativado.

Com a popularidade dos serviços de streaming, o acesso aos doramas se tornou mais fácil no mundo inteiro, já que as legendas em vários idiomas permitem que pessoas de diferentes culturas desfrutem das tramas. Entre os doramas mais assistidos no Brasil, estão Pousando no Amor, Uma Advogada Extraordinária, A Lição, Pretendente Surpresa e As Três Irmãs.

Sessão Dorama estreia na RedeTV!

Com estreia marcada para às 18h desta segunda-feira (4), Descendentes do Sol será a primeira trama a ser exibida na Sessão Dorama, marcando o retorno da dramaturgia à grade de programação da RedeTV!.

A produção sul-coreana foi exportada para países como China, Japão, Inglaterra, França, Suécia, Espanha, Itália, Alemanha e Estados Unidos. Protagonizada por Song Joong Ki e Song Hye Kyo, ela conta a história de um militar das forças especiais e uma médica-cirurgiã que lutam para viver um romance inesperado no caos de um país em guerra. Aclamada pela crítica, a novela é dirigida por Lee Eung-Bok.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado